1. Sala de Notícias
  2. História Completa
  3. Estímulo ao Empreendedorismo - Parte II
  • Estímulo ao Empreendedorismo - Parte II

    junho 05, 2017

    Estímulo ao Empreendedorismo

    Parte II

    Na lição anterior, “Estímulo ao Empreendedorismo”, mostramos alguns fatores que catalisam a inovação.
    Mas ainda há muito assunto a explorar.
    Agora, vamos apresentar outros elementos que ajudam a incentivar o empreendedorismo, a criatividade e a inovação nas empresas.

    O efeito da inovação pode vir de uma série de estímulos, e agora você vai descobrir como estimular sua equipe para o empreendedorismo.

    Diversidade: visões e perfis distintos são fundamentais para quem quer inovar.

    É essencial que os líderes e os departamentos de RH preparem-se para trabalhar com a diversidade, ao compor grupos de trabalho e ao recrutar novos recursos. Um bom exemplo de manifestação da diversidade acontece quando a empresa estrutura grupos multidisciplinares de trabalho, caracterizados pela pluralidade de perfis, visões e desenvolvimentos.

    Por outro lado, é natural que um ambiente de trabalho se torne repetitivo, monótono ou previsível quando as pessoas que fazem parte deste contexto têm experiências similares, repertórios parecidos, comportamentos próximos, prioridades semelhantes ou juízos de valor iguais.

    Pense nisso

    Se você acha que lidar com as diferenças é complicado, saiba que é justamente através da diferença que os projetos tornam-se mais completos e abrangentes.A familiaridade pode até ser mais confortável para os grupos sociais, entretanto, a longo prazo, nada é mais prejudicial para a inovação do que um cenário em que os membros do time rezam pela mesma cartilha e têm o mesmo ponto de vista na hora de analisar oportunidades e conceber ideias.

    Na hora de buscar soluções para problemas complexos, experimente trazer para a sua equipe habilidades e conhecimentos complementares.
    A pluralidade produzirá melhores resultados do que os esforços individuais.

    Job Rotation

    Um novo ponto de vista pode melhorar a perspectiva dos negócios.

    O job rotation é outra prática interessante para favorecer a aprendizagem nas organizações, na medida em que contribui para ampliar as experiências, os relacionamentos e o conhecimento dos funcionários.

    Em empresas muito diversificadas como Dupont, GE e 3M, os funcionários podem se candidatar para funções em outras divisões. Desta forma, eles podem explorar novos universos de conhecimento, estabelecer novos contatos, absorver conceitos e maneiras diferentes de realizar o trabalho. Em contrapartida, eles carregam consigo seu repertório e suas experiências que também vão influenciar sua nova área de trabalho, produzindo um blend com potencial inovador.

    Teoria dos 15%

    Parte do tempo dos colaboradores dedicada à inovação

    A Teoria dos 15% é uma filosofia que estimula a inovação cedendo 15% do tempo do expediente dos colaboradores para projetos de inovação, empreendedorismo e criatividade, desde que estes projetos sejam relacionados ao negócio da empresa, à área de atuação do colaborador ou a sua função. Esta prática permite que as pessoas experimentem tecnologias inusitadas, envolvam-se em novos projetos e explorem mercados diferentes.

    Na 3M, esta prática é tão natural que não existe uma medição exata do tempo e a prática não requer a aprovação da administração. Esta teoria é vista como uma nova maneira dos colaboradores exercerem a inovação e a liderança, possibilitando a especialização em uma atividade específica ou diversificação do repertório profissional.

     
    15% 8 horas
     
     
     
     
     

    Tolerância ao Erro.

    Uma prática essencial para fomentar a inovação nas empresas.

    Um bom líder deve delegar responsabilidades e encorajar iniciativas. Quem empreende, ousa ou atreve-se a buscar caminhos que levam a maiores resultados, muitas vezes pode não acertar. São os riscos que as empresas inovadoras assumem, pois os erros são inerentes ao processo de inovação. Por isso, é vital que a organização ampare esses fracassos e estimule as equipes para um recomeço.

    Criatividade vem da liberdade e não do controle
    Se o erro não for tolerado, não é possível ter inovação.
    Uma empresa como esta nunca terá um ambiente propício à inovação.

    Reconhecimento.

    O aval das empresas para a inovação contínua.

    Quem não gosta de ser reconhecido por tomar uma iniciativa ou encabeçar um projeto? Se a sua empresa deseja inovar, é essencial estabelecer mecanismos de reconhecimento com critérios meritocráticos que sejam valorizados pelos funcionários. O prêmio, a forma de premiação, a cerimônia de celebração e todos os outros detalhes devem estar conectados com a personalidade e os valores da empresa, e isso varia de uma organização para a outra.

    PROCURA PESSOAS COM PERFIS DIFERENTES PARA FORMAR GRUPOS DE TRABALHO?

    JÁ PERMITIU QUE SEUS FUNCIONÁRIOS TIREM UMA PARTE DO TEMPO PARA PENSAR EM NOVOS PROJETOS?

    COSTUMA TOLERAR ERROS COMETIDOS A PARTIR DE BOAS INTENÇÕES?

    RECONHECE AS PESSOAS QUE TOMAM INICIATIVAS E ESTIMULAM A INOVAÇÃO?

    REFLITA SOBRE ESTAS QUESTÕES, ALGUMAS ATITUDES POR PARTE DAS LIDERANÇAS PODEM AJUDAR A INCENTIVAR A CRIATIVIDADE E O EMPREENDEDORISMO NAS EMPRESAS E FAZER TODA A DIFERENÇA NOS RESULTADOS.