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  • O carro que conquistou a França

    maio 13, 2016
    By Kevin Hoffman/3M Storyteller
    The Bluecar, on display by Bolloré as part of the popular Autolib program. The Bluecar, on display by Bolloré as part of the popular Autolib program. The Bluecar, on display by Bolloré as part of the popular Autolib program.

    O carro que
    conquistou a França

    À medida que os planejadores urbanos cada vez mais buscam não utilizar carros, eles podem querer olhar para Paris, onde o Bluecar capturou o mercado de compartilhamento de automóveis. A Bolloré começou a distribuir o Bluecar em 2011 como parte do popular programa Autolib e agora mantém uma frota de mais de 2.000 dos veículos totalmente elétricos. O carro tipo hatch de três portas tem uma autonomia de aproximadamente 250 km na cidade. Um segredo de seu sucesso é uma bateria de Lítio-Metal-Polímero (LMP) localizada sob o banco do passageiro. “A tecnologia da bateria LMP proporciona até quatro vezes a densidade de energia de baterias de chumbo-ácido usadas normalmente na indústria automotiva”, explica Abel Ebongue, um especialista em serviço técnico da 3M da França. Não é de admirar que o Bluecar, que custa US$ 25.000, foi o carro elétrico com capacidade de andar em rodovias mais vendido na França em 2012. E não é apenas a Europa que está ficando verde, a próxima parada para o programa de compartilhamento de carros é Indianápolis, nos EUA.

    O carro que conquistou a França

    À medida que os planejadores urbanos cada vez mais buscam não utilizar carros, eles podem querer olhar para Paris, onde o Bluecar capturou o mercado de compartilhamento de automóveis. A Bolloré começou a distribuir o Bluecar em 2011 como parte do popular programa Autolib e agora mantém uma frota de mais de 2.000 dos veículos totalmente elétricos. O carro tipo hatch de três portas tem uma autonomia de aproximadamente 250 km na cidade. Um segredo de seu sucesso é uma bateria de Lítio-Metal-Polímero (LMP) localizada sob o banco do passageiro. “A tecnologia da bateria LMP proporciona até quatro vezes a densidade de energia de baterias de chumbo-ácido usadas normalmente na indústria automotiva”, explica Abel Ebongue, um especialista em serviço técnico da 3M da França. Não é de admirar que o Bluecar, que custa US$ 25.000, foi o carro elétrico com capacidade de andar em rodovias mais vendido na França em 2012. E não é apenas a Europa que está ficando verde, a próxima parada para o programa de compartilhamento de carros é Indianápolis, nos EUA.

    Bolloré (Site em inglês) Crédito da imagem (Site em inglês)