Por 25 anos, Klaus Hintzer trabalhou com fluoropolímeros, um ingrediente essencial para plásticos usados em revestimentos de tubulações e em mangueiras de combustível para automóveis. O material é valorizado por sua alta resistência ao calor e a agentes químicos, mas essas mesmas características dificultam sua destruição e reciclagem.
Hintzer, que é cientista na 3M, imaginou uma maneira de tornar fluoropolímeros mais sustentáveis. O processo de upcycling usa decomposição termoquímica para destruir as estruturas moleculares de fluoropolímeros e dividi-los para a recriação das partes que os formam, os monômeros.
Por 25 anos, Klaus Hintzer trabalhou com fluoropolímeros, um ingrediente essencial para plásticos usados em revestimentos de tubulações e em mangueiras de combustível para automóveis. O material é valorizado por sua alta resistência ao calor e a agentes químicos, mas essas mesmas características dificultam sua destruição e reciclagem. Hintzer, que é cientista na 3M, imaginou uma maneira de tornar fluoropolímeros mais sustentáveis. O processo de upcycling usa decomposição termoquímica para destruir as estruturas moleculares de fluoropolímeros e dividi-los para a recriação das partes que os formam, os monômeros.
O sonho de Hintzer levou a 3M a criar a Dyneon, a primeira usina do mundo de upcycling de resíduos de fluropolímeros em Burgkirchen, na Alemanha. A usina pode transformar 500 toneladas anuais de resíduos de fluropolímeros em plásticos de alta qualidade.
"As instalações e o processo de upcycling trarão uma mudança inéditas na indústria", disse Hintzer.
O uso de upcycling em fluoropolímeros gera um volume substancialmente menor de emissões, comparada com o descarte dos resíduos em aterros sanitários ou incineradores. O processo de upcycling também produz fluorita, um valioso recurso natural utilizado na produção de fluidos para sistemas de ar-condicionado.
O sonho de Hintzer levou a 3M a criar a Dyneon, a primeira usina do mundo de upcycling de resíduos de fluropolímeros em Burgkirchen, na Alemanha. A usina pode transformar 500 toneladas anuais de resíduos de fluropolímeros em plásticos de alta qualidade. "As instalações e o processo de upcycling trarão uma mudança inéditas na indústria", disse Hintzer. O uso de upcycling em fluoropolímeros gera um volume substancialmente menor de emissões, comparada com o descarte dos resíduos em aterros sanitários ou incineradores. O processo de upcycling também produz fluorita, um valioso recurso natural utilizado na produção de fluidos para sistemas de ar-condicionado.
Fluoropolímeros Dyneon