1. Instituto 3M
webLoaded = "false" Loadclientside=No
webLoaded = "false"
  •  

    No Instituto 3M cuidamos de vidas

     

    Em 2006 foi criado o Instituto 3M, que tem como visão contribuir para a transformação social, promovendo o empreendedorismo das futuras gerações, fundamentado em valores éticos, de cidadania e de sustentabilidade.

    Sua missão é atuar na descoberta de tecnologias sociais e no desenvolvimento de programas próprios e em parcerias com foco na formação de nossas futuras gerações para empreendedorismo, nas áreas de ciências e tecnologia, prioritariamente nas comunidades onde a 3M atua.

    Contabilizando todos os nossos projetos, atualmente atendemos 2.200 crianças até 12 anos, 5.900 adolescentes com até 18 anos e mais 650 jovens maiores de idade – um total de 8.750 vidas que desfrutam do cuidado do Instituto. 


Desenvolvimento Social

Além dos projetos que são diretamente desenvolvidos pelo Instituto 3M, também apoiamos diversas iniciativas de responsabilidade social e atendimento a crianças e jovens. Atualmente, são 17 associações parceiras, localizadas nas regiões das fábricas da 3M no Brasil. Dessa forma, garantimos, também por meio do pilar de Desenvolvimento Social, que centenas de pessoas sejam beneficiadas com nossas ações e auxílios financeiros. Além disso, os funcionários da empresa podem envolver-se diretamente com os projetos, já que cada uma das instituições atendidas conta com um voluntário que a apadrinha, representando a 3M e sendo o responsável pelas ações que realizamos nesses locais.

Um exemplo desse trabalho é a parceria com a Cidade dos Meninos de Campinas (SP), que cuida de diversos adolescentes em situação de risco, promovendo inclusão social, educação e capacitação para o mercado de trabalho. Desde 1995, o Instituto desenvolve com esses jovens a Escola de Funilaria 3M, um curso profissionalizante de funilaria e pintura que atende 40 adolescentes por ano. Nossa companhia fornece produtos para reparação automotiva, além de um aporte financeiro, contando ainda com parcerias para a capacitação dos professores das oficinas de funilaria e para a estruturação dos cursos. Além de contribuir para a inclusão social, o projeto oferece oportunidades para formação pessoal e profissional dos jovens. Dezenas de alunos formados por esse curso são contratados pelo mercado de trabalho, e com o apoio da 3M, que atua neste setor.

    Além da Cidade dos Meninos, as outras associações parceiras são creches ou instituições que fazem atendimento no contraturno escolar para crianças e jovens. Estas são as 17 associações localizadas nas regiões das fábricas de nossa empresa que são atendidas pelo Instituto 3M:

  • Abrigo o Coração do Pai Manaus – Manaus (SP).
  • Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) – Campinas (SP);
  • Associação Franciscana de Assistência Social Coração de Maria (AFASCOM) – Campinas (SP);
  • Associação Recanto Tia Cecília – Sumaré (SP);
  • Centro Assistencial Vedruna – Campinas (SP);
  • Centro de Promoção para um Mundo Melhor (CEPROMM) – Campinas (SP);
  • Centro Educacional Rebouças (CER) – Sumaré (SP);
  • Cidade dos Meninos – Campinas (SP);
  • Creche Bento Quirino – Campinas (SP);
  • Creche Lar Pequeno Paraíso – Campinas (SP);
  • Filhos do Céu – Comunidade de Aliança – Nova Odessa (SP);
  • Fundação Irmã Ruth de Maria Camargo Sampaio (Firmacasa) – Campinas (SP);
  • Grupo Primavera – Campinas (SP);
  • Instituto Educacional Construindo o Saber (IECOS) – Campinas (SP);
  • Instituto Educacional Francisco de Assis (IEFA) – São José do Rio Preto (SP);
  • Instituto Geração Unidades Produtivas – Itapetininga (SP);
  • Obreiros do Bem – Ribeirão Preto (SP);

Por meio da participação direta dos voluntários padrinhos e todos os outros funcionários da empresa, o Instituto 3M desenvolve diversas campanhas para arrecadação de verbas para o trabalho nesses locais. Em 2017, em uma das campanhas realizadas na empresa, o Instituto 3M distribuiu sacolinhas de Natal para 966 crianças e jovens de 2 a 17 anos das nossas associações parceiras. Os padrinhos de cada uma das instituições foram incentivados a participar da entrega dos presentes.

Essa campanha, e todas as outras ações realizadas pelo Instituto 3M, são mais uma oportunidade de reforçar a nossa missão de melhorar o dia a dia de uma comunidade, região ou grupo de pessoas. E acreditamos que, auxiliando essas instituições, contribuímos com o progresso de crianças e adolescentes que tanto necessitam de ajuda. Assim, nossa empresa como um todo entende que o trabalho voluntário é muito mais do que assistencialismo: é criar e divulgar uma cultura de cidadania, com o desenvolvimento social dos nossos funcionários e das comunidades ao nosso redor.

Educação

O Instituto 3M reafirma, ano após ano, o seu compromisso social em capacitar jovens para o mercado de trabalho. É assim que trabalhamos em nosso pilar de Educação: oferecendo conhecimento que gera mudanças na realidade de muitas pessoas em desvantagem social e econômica.

Para cumprir com este objetivo, o Instituto 3M, em parceria com a Siemens, realiza o Formare, projeto da Fundação Iochpe que oferece cursos de educação profissional para jovens de famílias de baixa renda com idades entre 16 e 18 anos. Os cursos oferecem a oportunidade de formação inicial para o mercado de trabalho e têm duração de aproximadamente um ano. De 2012 a 2019, o programa realizado pelo Instituto 3M já formou mais de 300 alunos. A maioria deles está inserida no mercado de trabalho e um percentual significativo está trabalhando na própria 3M, que abre as suas portas para os recém-formados sempre que possível.

As aulas do projeto são ministradas pelos funcionários da 3M. Eles se voluntariam a dar diversas disciplinas – desde as mais básicas, como comunicação, matemática e inglês até as mais específicas, como desenho técnico. A parte mais avançada do curso, a prática profissional, é feita nas próprias manufaturas da companhia, com a supervisão dos operadores.

Os estudantes aprovados para o curso recebem bolsa auxílio de meio salário mínimo, além de benefícios com alimentação, transporte, seguro de vida, assistência médica e odontológica, uniforme e material escolar para uso durante as aulas. Em 2019, são mais 80 alunos divididos em quatro turmas: 20 no curso de Assistente de Produção Química e Elétrica, realizado em Manaus, e 60 nas aulas de Assistente de Manufatura Industrial, em Sumaré, Itapetininga, Ribeirão Preto e Manaus.

Mais do que melhorar a realidade dos alunos, o Formare também transforma a vida dos voluntários, que são inspirados com suas histórias e dedicação para alçar voos maiores no começo de suas carreiras profissionais. Atualmente, contamos com 84 educadores voluntários que, dia após dia, decidem separar parte de seu tempo para ensinar aos jovens do programa. Com brilho nos olhos e grande desejo de repassar seus conhecimentos àqueles que estão iniciando suas trajetórias no mercado de trabalho, esses voluntários da 3M são os grandes responsáveis por fazer o Formare acontecer.

Com o projeto Formare, o Instituto 3M proporciona aos jovens a oportunidade de desenvolverem suas potencialidades e os ajuda a se inserir no mercado de trabalho. E este é o foco do nosso pilar de Educação: o conhecimento não generalista, aquele que capacita os jovens do País para suas primeiras experiências como profissionais. E, naturalmente, tudo isso com o auxílio fundamental de nossos voluntários, que aprendem um pouco mais todos os dias nessa troca de vivências com os alunos.

Com o intuito de conscientizar os jovens para a importância da preservação do Planeta Terra, o Instituto 3M e a Junior Achievement São Paulo desenvolvem o projeto “Nosso Planeta, Nossa Casa” para alunos do ensino fundamental de Sumaré, Itapetininga Hortolândia e Ribeirão Preto.

O objetivo do projeto em sala de aula é minimizar o impacto de nossas ações sobre o meio ambiente. Além disso, o programa busca formar verdadeiros multiplicadores da cultura do uso sustentável dos recursos naturais.

O Competências para a Vida é um programa de capacitação de jovens e adolescentes em situação de vulnerabilidade social que foca em aprendizagens relevantes e conectadas aos desafios da contemporaneidade. Estruturado em módulos e missões, ele trabalha temas como autoconhecimento, ampliação do repertório sociocultural, qualificação e geração de oportunidades para inserção na vida produtiva. O objetivo é fazer com que os jovens se sintam mais seguros para ingressar no mercado de trabalho.

Tecnologia Social

Estímulo ao desenvolvimento tecnológico e busca por respostas aos problemas da sociedade. É dessa forma que o Instituto 3M define Tecnologia Social, cujo foco é trabalhar para gerar soluções simples, replicáveis e de baixo custo para inclusão social e melhoria da qualidade de vida das comunidades. Para que isso ocorra, essas tecnologias devem ser efetivamente aplicáveis ao nosso cotidiano, contribuindo para o desenvolvimento sustentável.

O grande programa na área da Tecnologia Social é o Prêmio Instituto 3M para Estudantes Universitários, realizado em parceria com a Associação AlfaSol, que já reconheceu sete iniciativas desenvolvidas para melhorar as condições de vida de uma comunidade de forma simples e inovadora. Além disso, trata-se de uma oportunidade para colaborar com a expansão dos trabalhos dos alunos também fora do ambiente da faculdade, estimulando o empreendedorismo dos jovens..

Diferente de outros concursos da área, o Prêmio do Instituto 3M não se encerra na premiação. Afinal, o aluno, ao ser escolhido como vencedor, recebe o valor de R$ 50 mil para implementar o projeto, que precisa apresentar a viabilidade técnico-financeira para plano de execução em 12 meses. Outro destaque é que, ao contrário das outras iniciativas do Instituto, que normalmente são focadas nas comunidades próximas às plantas da 3M, o prêmio é aberto a alunos de todo o país – a cada ano, são centenas de inscrições de todas as regiões do Brasil.

Por meio do concurso, o Instituto 3M vem investindo em ideias transformadoras que geram soluções criativas para a construção de uma sociedade mais justa e equilibrada. E um dos grandes exemplos dessa iniciativa é a Massa do Bem, vencedora da 1ª edição do prêmio, em 2006. O projeto, criado na época por alunos de Relações Públicas da Faculdade Metrocamp de Campinas, consiste em uma receita de uma cumbuca de pão nutritiva e saudável que garante a alimentação de uma pessoa por um dia inteiro e possui custo de produção de apenas 50 centavos.

A cumbuca de pão é distribuída junto com uma sopa, produzida por voluntários de associações parceiras, a pessoas em situação de rua. Atualmente, o projeto é executado com o auxílio de três instituições diferentes: a APAE, em Campinas, o IEFA, em São José do Rio Preto, e os Obreiros do Bem, em Ribeirão Preto. Na APAE, por exemplo, os pães são feitos por alunos com deficiências intelectuais da instituição, o que também os ajuda na inserção no mercado de trabalho. Para realização do projeto, portanto, é necessária toda uma rede de voluntários nas cidades para que as cumbucas cheguem aos que dela precisam.

    Além da Massa do Bem, o Prêmio Instituto 3M para Estudantes Universitários já reconheceu outras seis tecnologias sociais inovadoras voltadas para a promoção da educação, meio ambiente e geração de renda. Confira os ganhadores:

  • 1ª edição – Massa do Bem;
  • Supervisor para Trabalhos em Altura;
  • 2ª edição – Surdos e a Televisão: estudo sobre a democratização da informação;
  • 3ª edição – Transformação Social pela Educação Ambiental;
  • 4ª edição – Design de Móveis em bambu;
  • 5ª edição – Casa PET;
  • 6ª edição – Telhado Verde;
  • 7ª edição – Reaproveitamento de materiais vítreos obtidos a partir de resíduos de vidraçarias comerciais para a produção de compósitos vidro-cimento e menção honrosa para o projeto Sistema de Empréstimo de Equipamentos Básicos de Saúde.

O Instituto 3M acredita que boas ideias colocadas em prática podem promover a transformação do país. É assim que trabalhamos na área de Tecnologia Social com o Prêmio Instituto 3M para Estudantes Universitários, descobrindo e aplicando soluções que promovam o desenvolvimento do Brasil.

Ciência e Tecnologia

Criada com o propósito de incentivar o espírito científico e a criatividade de jovens estudantes da educação básica e técnica, a Mostra de Ciências e Tecnologia integra o Desafio de Inovação Instituto 3M. Este é o principal projeto desenvolvido na área de Ciência e Tecnologia, garantindo não só uma melhor educação das novas gerações, mas também investindo naqueles que são o futuro de nosso País.

Tudo começa ainda no início do ano letivo, com o Desafio de Inovação. Este programa é um curso de formação de professores em Metodologia de Pesquisa Científica, preparando-os para a prática de ciências e para a orientação de projetos investigativos realizados por estudantes da educação básica. Desde 2014, 270 professores de escolas públicas de 35 cidades das macrorregiões de Campinas e Ribeirão Preto já foram certificados.

Ao todo, são seis encontros presenciais, nove discussões no Facebook e 30 horas de curso online, que é uma plataforma aberta a todos; e por conta do poder de multiplicação dos professores, que divulgam o curso para outros educadores e alunos, 7.685 usuários completaram o curso online. O Desafio de Inovação é oferecido por professores da Universidade de São Paulo (USP) e é homologado pela Secretaria de Educação, contribuindo para a progressão da carreira dos educadores como qualquer outro curso formador.

Um dos objetivos do curso é capacitar professores para preparar seus alunos para a Mostra de Ciências e Tecnologia do Instituto 3M que, em 2018, reuniu 102 projetos finalistas de 273 alunos de 45 escolas públicas e particulares da região de Campinas e Ribeirão Preto. Os trabalhos dos estudantes são divididos em sete categorias diferentes e os três melhores projetos em cada uma são premiados – o vencedor de cada categoria recebe R$ 1.100,00. Além do valor, três projetos da Mostra são selecionados por professores olheiros da USP para participar da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (FEBRACE), a mais importante do ramo no país.

Além de premiar os alunos, a Mostra de Ciências e Tecnologia também reconhece os professores que se destacam na orientação dos projetos com o Prêmio Professor Mobilizador. Três educadores são escolhidos para ganhar um certificado, e o Professor Destaque recebe um curso de inglês.

webLoaded = "false"

Causamos impacto positivo em quatro áreas

  • Ciência e Tecnologia

    Investimos no reconhecimento e capacitação de diversos alunos e professores, com o foco em ciência e tecnologias que transformam vidas.

     

    Saiba Mais

  • Tecnologia Social

    Incentivamos projetos e ações que beneficiem comunidades e atendam ao tripé da sustentabilidade.

     

    Saiba Mais

  • Educação

    Incentivamos a educação voltada ao mercado de trabalho. Transformamos a vida de jovens, capacitando-os para buscarem melhores condições de vida.

     

    Saiba Mais

  • Desenvolvimento Social

    São 17 instituições atendidas pelo Instituto 3M. Realizamos ações e levantamos recursos para o trabalho nesses locais.

     

    Saiba Mais


webLoaded = "false"

Projetos Realizados

  • Prêmio Instituto 3M para Estudantes Universitários

     

    Dec 1, 1901
  • Prêmio Instituto 3M para Estudantes Universitários

     

    Dec 1, 1901
  • Dia Global do Voluntário 3M

     

    Dec 1, 1901
  • Mostra de Ciências e Tecnologia do Instituto 3M

     

    Dec 1, 1901
  • Mostra de Ciências e Tecnologia do Instituto 3M

     

    Dec 1, 1901
  • Mostra de Ciências e Tecnologia do Instituto 3M

     

    Dec 1, 1901
  • Mostra de Ciências e Tecnologia do Instituto 3M

     

    Dec 1, 1901
  • 3M Impact Local
    Dec 1, 1901
  • 3M Impact Local
    Dec 1, 1901
  • 3M Impact Local
    Dec 1, 1901
  • 3M Impact Local
    Dec 1, 1901
  • Dia Global do Voluntário – Park T-REX
    Dec 1, 1901
  • Dia Global do Voluntário – Park T-REX
    Dec 1, 1901
  • Dia Global do Voluntário – Park T-REX
    Dec 1, 1901
  • Dia Global do Voluntário – Park T-REX
    Dec 1, 1901
  • Dia Global do Voluntário – Park T-RE
    Dec 1, 1901
  • Campanha de Natal
    Dec 1, 1901
  • Campanha de Natal
    Dec 1, 1901
  • Projeto Competências para a Vida
    Dec 1, 1901
webLoaded = "false"
  • Projeto Competências para a Vida
    Dec 1, 1901
  • Projeto Nosso Planeta, Nossa Casa
    Dec 1, 1901
  • Projeto Nosso Planeta, Nossa Casa
    Dec 1, 1901
  • Curso de Formação dos Professores
    Dec 1, 1901
  • Curso de Formação dos Professores
    Dec 1, 1901
  • Mostra de Ciências e Tecnologia do Instituto 3M
    Dec 1, 1901
  • Mostra de Ciências e Tecnologia do Instituto 3M
    Dec 1, 1901
  • Mostra de Ciências e Tecnologia do Instituto 3M
    Dec 1, 1901
  • Prêmio Instituto 3M para Estudantes Universitários
    Dec 1, 1901
  • Formare – Turma Manaus
    Dec 1, 1901
  • Formare – Turma Itapetininga
    Dec 1, 1901
  • Formare – Turma Ribeirão Preto
    Dec 1, 1901
  • Formare – Turma Sumaré
    Dec 1, 1901
  • Instituto de Promoção do Menor de Sumaré
    Dec 1, 1901

webLoaded = "false"
  • Entre em contato com o Instituto 3M pelo e-mail: instituto3m@mmm.com

    Horário de atendimento:

    De segunda a sexta, das 8h às 17h.

Outros Sites 3M
Onde Comprar
Siga-nos
As marcas listadas acima são marcas comerciais da 3M.
Mudar localização
Brasil - Português