1. Curiosidade
View Video
Celebrando a faísca que leva a descoberta

O que é Curiosidade?

É aquela faisquinha. É a vontade de aprender. De saber. É o que pode mudar alguma coisa. Ou tudo.

O questionamento ousa sonhar. Inovar. É a curiosidade que acaba resolvendo um problema. O primeiro ingrediente para um resultado expressivo. Esse é o mesmo questionamento feito por todos os funcionários da 3M, pois nosso trabalho é aplicar ciência para melhorar a vida das pessoas.

Sabemos que o questionamento pode ser grande, sem dúvida. E o impacto é gigante: inovações que chegam para mudar tudo e melhorar a humanidade. Mas também valorizamos o questionamento em suas menores formas. Às vezes é só uma pergunta tão básica como "E se...?" – pergunta que acaba trazendo soluções para o dia a dia com impacto significativo sobre a vida das pessoas.

Aqui estão apenas algumas.

  • exploration made possible

    Quarenta anos de descobertas. Zero paradas para reabastecimento.

    Este ano marca o 40º aniversário do lançamento das espaçonaves mais viajadas do mundo, as Voyagers 1 e 2 da NASA. Cada sonda viajou mais de 16 bilhões de quilômetros sem parar para reabastecer. Como isso é possível? Há 40 anos, a NASA apresentou à 3M exatamente esse desafio: construir uma bateria para ajudar a explorar o espaço sideral.

    É aí que entra Bob Elm, engenheiro da 3M e "cientista maluco", nas palavras do próprio. Naquela época, Bob trabalhava com um material da 3M chamado telluride e se questionou se isso resolveria o problema. E assim nascia a bateria atômica, conhecida como SNAP III (do inglês "Sistemas para Energia Nuclear Auxiliar"). Isso rendeu ao Bob uma viagem para conhecer o então presidente dos EUA, Dwight Eisenhower, e abriu as portas para a exploração do nosso sistema solar – e além.

    Desde então, a tecnologia foi usada em 23 sistemas espaciais, como os experimentos em superfície lunar da missão Apollo, o ALSEP; Pioneers 10 e 11; Viking Landers 1 e 2; Voyagers 1 e 2; Galileo; Ulysses; e Cassini. É um currículo e tanto. O que isso ajudará a descobrir agora?

  • uniform microscopic shapes

    O que seu smartphone deve ao antigo retroprojetor?

    Você já pensou no que celulares, vacinas e placas de rua têm em comum? O retroprojetor. Sim, ele mesmo: aquele aparelho que embalava o seu sono na aula de matemática.

    Bem, tecnicamente é a lente que fica dentro do projetor. Ela se chama lente de Fresnel e foi inventada pela 3M usando uma tecnologia que chamamos de "microrreplicação". É uma maneira inteligente de replicar milhares de formas microscópicas em cada centímetro quadrado de uma superfície, com uniformidade interminável. Essa mesma tecnologia ajudou no avanço das telas dos celulares, na refletividade das placas de trânsito e até melhorou a forma de administrar as vacinas. Bacana, não é? Também achamos. E, na 3M, continuamos a nos questionar para que podemos usá-la agora.

  • microscopic adhesive

    Tudo junto: Cinco maneiras incríveis como a ciência protege nosso mundo

    Você deve nos conhecer como "aquele pessoal lá que faz o Durex®". Tudo bem, nós admitimos: adoramos uma boa fita adesiva, mas é porque vimos e sentimos tudo de incrível que ela pode fazer: ajuda a deixar a vida mais segura, mais bonita e até mais divertida. Os adesivos não servem só para unir dois objetos, mas sim têm o poder para ajudar as pessoas a imaginarem e criarem – deixando a curiosidade se transformar em realidade. E achamos isso o máximo. Aqui estão cinco problemas que só mesmo um bom adesivo poderia resolver:

     

    1. Eliminar a necessidade de parafusos dentro do seu smartphone, o que o deixa mais robusto, mais leve e mais durável.
    2. Prender várias peças diferentes de aviões, automóveis e até mesmo trens.
    3. Prender curativos médicos suaves o suficiente para a pele humana e que, ao mesmo tempo, vedam contra água, sujeira e germes.
    4. Colar restaurações dentárias à estrutura natural do dente, para manter o sorriso sempre brilhante.
    5. Colar painéis de 65 quilos no espetacular Walt Disney Concert Hall, em vez de usar soldas, parafusos ou rebites.

     


Questionamento, propósito e otimismo que levam à inovação

  • A 3M celebra a curiosidade no Festival de Inovação 2017 da Fast Company

    Líderes de todo o mundo com paixão por inovação e criatividade se reúnem para divulgar juntos o futuro dos negócios e da cultura. Estamos ansiosos para participar da conversa, especialmente sobre como usar questionamento + propósito para causar um impacto expressivo hoje e no futuro. Participe da conversa no #TBD.


Apoiando o questionamento e seu impacto agora e no futuro

Nós celebramos e apoiamos o questionamento na próxima geração de cientistas, em outras empresas e em parceiros que inspiram outros a exercer um impacto.

  • A display of fresh vegetables alongside an Evaptainer

    Pensando fora da caixa (de gelo) para combater a fome global

    Sem eletricidade, você não pode ter refrigeração ... certo?

    Uma stratup social assumiu esse desafio para reduzir o desperdício de alimentos. Ao aproveitar o poder da evaporação e a parceria com 3M em uma solução de design, o resultado foi o Evaptainer - um dispositivo de refrigeração sem eletricidade que mantém os legumes mais frescos nos países em desenvolvimento.

  • Discovery Education 3M Young Scientist Challenge

    Em que eles pensarão agora?

    Dizem as más línguas que a juventude é desperdiçada nos jovens, mas essa garotada está colocando toda a energia que tem para trabalhar, fazendo as perguntas certas e trazendo inovações que vão do fitness às ciências da saúde e à energia.

    Se você estiver buscando inspiração na curiosidade da próxima geração, conhecemos um pessoal que a tem de sobra.


Mais questionamentos da 3M

Você vê que já questionamos como? o quê? e será que podemos? há mais de 100 anos. Os resultados podem ser encontrados em alimentos mais seguros. Estradas mais seguras. Cidades mais limpas. Hospitais mais limpos. Ar mais limpo, energia mais limpa, e muito mais. E estamos ansiosos para ver o que está por vir.

  • curious, passionate problem solvers applying science to life

    Sempre nos perguntando "E se...?"

    Na 3M, são 91.000 pessoas curiosas cheias de questionamento, trabalhando para aplicar a ciência à vida, promovendo cada empresa, melhorando cada casa e impulsionando cada vida.

  • childlike curiosity

    Como uma criança faria.

    Nascemos com uma capacidade de questionamento incrível. Cutucamos, dobramos, desmontamos e imaginamos as coisas de milhões de jeitos diferentes. "Não" não existe quando você é curioso como uma criança. Somente possibilidades.

  • 3M in your everyday life

    3M no seu dia a dia

    Nosso questionamento não acaba em um Post-it®. Ele permeia praticamente toda a nossa vida. Os resultados podem ser encontrados em alimentos mais seguros. Estradas mais seguras. Cidades mais limpas. Hospitais mais limpos. Ar mais limpo, energia mais limpa, e muito mais.

Outros Sites 3M
Onde Comprar
Siga-nos
As marcas listadas acima são marcas comerciais da 3M.