Two girls in a school workroom smile at the camera.

Desenvolvendo autoconfiança na próxima geração de líderes STEM

Como as iniciativas em educação STEM da 3M estão preparando os estudantes para o futuro

A girl student working on a machine in a classroom.

“Eu tinha interesse em ciência, mas não fazia a menor ideia sobre engenharia ou projetos, por exemplo."

Conheça Samantha

A 3M entrou em contato com Samantha, estudante do ensino médio, para contar a história de sua jornada com a STEM. “É como resolver um quebra-cabeça. Por isso gosto tanto da experiência”. A equipe de robótica de sua escola, The Puddle Jumpers, é sediada em Vancouver e é a primeira equipe feminina com diversidade de gênero na British Columbia.

Após tentar fazer parte de outra equipe de robótica, no nono ano, Samantha sentiu que ainda não estava pronta para explorar a STEM. “Esse processo envolve muitas coisas. Muita robótica. A gente se sente insegura”. E ela não é a única a se sentir assim.

62% of women/girls are more discouraged from pursuing engineering than other science fields.

De acordo com o 3M Índice de Estado da Ciência, 62% das mulheres/meninas são mais desencorajadas a estudar engenharia do que outros ramos da ciência, sendo que a maioria das estudantes se “autoexcluem” de possíveis carreiras voltadas para as ciências durante os ensinos fundamental II e médio. Mas, depois de conhecer a equipe de robótica The Puddle Jumpers, Samantha soube que tinha encontrado seu lugar.

Students at a robotics meet.

“Quando eu soube de uma equipe feminina de robótica, pensei: Uau, tenho que entrar, já.”

O poder da Mentoria

Durante a temporada de competição, a The Puddle Jumpers recebeu acesso a mentores profissionais que ajudaram a aumentar a confiança e as habilidades da equipe. Por meio da iniciativa da 3M em prol da educação STEM, profissionais do mercado trabalham junto com equipes como a The Puddle Jumpers para compartilhar conhecimento e para ajudar a criar uma maior valorização e paixão pelas áreas STEM e por seu potencial de contribuir na solução de alguns dos maiores desafios do mundo. Através de subsídios estudantis, programas de treinamento e oportunidades de tutoria, sempre focando na ampliação da igualdade de acesso a programas STEM, a Ciência 3M pode ajudar estudantes como Samantha e suas colegas. “Quando alguém me mostra algo e, tipo, me dá a responsabilidade, aprendo muito mais rápido e bem melhor do que em outras áreas”, afirma Samantha. “Se eu for encarar o mundo para valer, sei que vou conseguir aprender as coisas sozinha. Estou um pouco mais autoconfiante do que eu seria sem a mentoria”.

Girl student working in a school workroom.

“Ser desafiada é a única forma de você enfrentar seus limites e ficar confortável com o que é novo.”

O compromisso da 3M

Como estamos apoiando uma safra diversa de talentos STEM? A 3M se comprometeu com uma educação STEM que busque investir na criação de cinco milhões de experiências de aprendizagem em STEM, além da formação técnica, para indivíduos sub-representados – tudo até o final de 2025. Ao trabalhar com escolas, universidades e outras organizações comunitárias mundo afora, a Ciência 3M está ajudando as populações sub-representadas a obter igualdade de acesso à educação STEM. Para estudantes como Samantha, isso significa dar a eles a confiança de que precisam para ajudar a resolver alguns dos maiores desafios do mundo. “Ser desafiada é a única forma de você enfrentar seus limites e ficar confortável com o que é novo”, afirma Samantha sobre a nova mentalidade de sua equipe. “Sempre gostamos de desafios. Não importa o que seja, estamos prontas para enfrentá-los”.