Para a remoção desses revestimentos, são utilizados removedores químicos, escovas de arame e jateamento de areia, técnicas que representam um perigo potencial. Nessas indústrias, as áreas de Segurança Ocupacional têm indicadores internos de incidentes e/ou acidentes que ocorrem em colaboradores diretos e indiretos dessas operações.
Os removedores químicos geram vapores que podem ser inalados pelo operador e/ou pessoal não envolvido na operação de limpeza. Se não for usado o equipamento de proteção pessoal correto, o operador é exposto a irritação da pele e dos olhos e a problemas respiratórios.
Devido à alta vibração e ao maior peso da lixadeira/esmerilhadeira angular, rodas/rebolos/escovas de arame criam fadiga, problemas musculares e, quando os filamentos metálicos quebram, podem facilmente atingir os olhos do operador ou outra parte do corpo.
Nos trabalhos de jateamento com areia, os operadores estão sujeitos a vários riscos potenciais, alguns deles diretamente relacionados à própria tarefa (poluição, rebote do abrasivo na peça a ser jateada e o jateamento direto do abrasivo) e outros relacionados com os trabalhos realizados no local ou em processos industriais (altos níveis de ruído, pancadas etc).
Comprometida com a segurança das pessoas, nossa companhia desenvolveu uma solução através dos produtos abrasivos não-tecidos Scotch Brite para que este trabalho possa ser realizado de forma eficaz, segura e em conformidade com a norma americana para preparação de superfícies SSPC (Steel Structures Painting Council) nas categorias SSPC-SP 3 e SSPC-SP 11.
Para mais informações sobre nossos produtos recomendados para estas aplicações, clique aquí.