1. Do modelo T aos carros híbridos
  • share

    Do modelo T aos carros híbridos

    03 novembro 2016
    share
     
    • Os carros tornaram-se parte das nossas vidas - acompanhe-nos em uma viagem pelo tempo.

      Vamos dirigir ... Os carros percorreram um longo caminho desde que os primeiros veículos movidos a vapor percorreram estradas de terra esburacadas, há quase dois séculos. Com grandes e pequenas inovações, as contribuições da 3M, suas ideias, tecnologias e soluções, ajudaram a indústria automobilística a progredir ao longo do último século e impulsioná-la para o futuro!

    • 3M™ sandpaper

      Mais suave, mais depressa

      Na virada do século, levava semanas para que uma equipe de trabalhadores lixasse a carroceria de um carro antes que estivesse pronta para a linha de montagem, um tempo muito longo para atender as expectativas dos compradores de veículos ao redor do mundo.

      O problema era a poeira, muita poeira. O lixamento das estruturas do veículo criava nuvens de poeira em suspensão no ar. Ao mesmo tempo em que alguns defendiam o uso de água ou de abrasão a seco, para diminuir os níveis de poeira, as lixas disponíveis simplesmente se desfaziam quando molhadas ou saturadas de água.

      Surge, então, Francis G. Okie, um inventor excêntrico com um sonho. Depois que Okie desenvolveu a primeira lixa à prova de água, ele escreveu à 3M procurando outros minerais que pudesse utilizar em seu produto. A 3M vislumbrou a oportunidade de uma parceria produtiva e em 1921 começou a comercializar um produto que se tornou icônico, a lixa D’agua 3M. A lixa, foi um sucesso tanto nas fábricas de automóveis como nas oficinas de reparação, melhorando as condições de trabalho dos trabalhadores e ajudando a eliminar o perigo da poeira.

    • Scotch® masking tape

      Uma pintura perfeita

      Logo após o lançamento da lixa D’agua 3M™, a 3M introduziu outra inovação automotiva. O jovem tocador de banjo e interessado em ciência, Richard Drew, não parecia um sujeito destinado a mudar a história. Mas, depois de responder a um anúncio local da 3M procurando por um assistente de laboratório jovem e ambicioso, ele assim fez.

      Como parte de seu trabalho, Richard visitou um fabricante de automóveis para lhe entregar amostras da nova lixa. Durante uma de suas visitas, ele ouviu diversos pintores reclamando sobre a dificuldade de pintar veículos com duas cores. Naquele tempo, utilizava-se jornal e cola comum, que frequentemente aderia estragando a pintura.

      Drew voltou, então, ao laboratório com uma ideia. Depois de experimentar diversas resinas, óleos, gomas e outros substratos ele chegou a uma solução em 1925: o início do produto que ficou conhecido como Fita Crepe Scotch.

    • 3M™ adhesives

      Muitas peças se movem

      A 3M ainda não trabalhava na parte externa dos veículos. Em meados dos anos 1930, quando surgiram os carros totalmente em aço, os adesivos eram usados para fixar de tudo: do estofamento e painéis de acabamento a amortecedores de ruído.

      Como os carros possuem muitas peças móveis que podem vibrar e chacoalhar cada vez mais conforme a velocidade aumenta, esses materiais eram essenciais para suavizar o ruído e criar uma experiência mais agradável ao dirigir. Atualmente, materiais avançados de absorção acústica proporcionam soluções ainda melhores, utilizando ciência e tecnologia para uma geração de veículos ainda mais silenciosos e seguros.

    • Um futuro mais leve

      Para diminuir o peso dos carros e torná-los mais eficientes quanto ao consumo de combustível, os fabricantes de carros utilizam tecnologia avançada como bolhas ocas de vidro, que reduz até 15% do peso das peças plásticas.

      A 3M desenvolveu microesferas de vidro especiais nos inícios dos anos 1960. Essas bolhas de vidro são feitas de um vidro soda cal borossilicato resistente à água e estável a produtos químicos. Elas são utilizadas em tudo, de termoplásticos e componentes de moldagem ao revestimento do chassi e espumas estruturais. Essas pequenas esferas de vidro permitem que os fabricantes dos veículos reduzam o peso de um componente plástico para que seus projetistas possam incluir essas reduções de peso entre as características que os clientes desejam para melhorar seu passeio.

    • Alimentando o futuro

      Dos anos 1990 até hoje, as baterias de íon de lítio alimentam a revolução elétrica dos carros híbridos. Atualmente a 3M está utilizando materiais inovadores - nanotecnologia, adesivos, revestimentos de precisão, materiais fluorados e mais - para nos levar à próxima geração de veículos inteligentes.

      Ninguém sabe o que vem por aí, mas há algo que você pode ter certeza: a 3M estará a seu lado.