1. O que é mais barulhento: uma britadeira ou um avião?
  • share

    O que é mais barulhento: uma britadeira ou um avião?

    07 novembro 2016
    share
     
    • Que nível de barulho é muito alto? Qual ruído do dia a dia é seguro e qual precisa de proteção auditiva?

      Cortadores de grama. Sirenes. Ferramentas elétricas Buzinas. Nossos ouvidos são antenas poderosas, capazes de captar ruídos do ambiente e traduzi-los em qualquer coisa, do riso de um bebê a uma linda canção. Este processo é possível graças a milhares de células finas como um fio de cabelo, que vivem em nosso ouvido interno e são responsáveis por captar as ondas sonoras e transmiti-las ao cérebro.

      Em geral não é preciso preocupar-se. Mas quando o ruído aumenta e chega próximo de 85 decibéis (dB), essas pequenas células podem sofrer lesões. Se tiver que ficar próximo de fontes de ruído forte, proteja sua audição com protetores auriculares.

      Usando proteção adequada é possível reduzir os níveis de ruído de 24 a 32 decibéis, o que diminui o risco de longo prazo de perda da audição.

    • No quintal

      Pássaros cantando e chuva caindo no final do dia. Todos nós gostamos dos lindos sons da natureza. Mas quando temos que realizar um trabalho, as vezes pode ser necessário um pouco de força. Qualquer pessoa que opere uma motosserra (120 dB), um soprador de folhas (110 dB) ou um cortador de grama (85 dB) será beneficiada através do uso de proteção auditiva adequada.

    • Pela casa

      Não é prático nem necessário usar proteção auditiva ao fazer a maioria das tarefas domésticas. Mas se estiver exposto ao ruído ao efetuar tarefas por tempo prolongado ou repetitivas, tais como martelar pregos (120 dB), usar uma parafusadeira elétrica (95 dB) ou aspirador de pó (85dB), será desejável que você utilize proteção auditiva para evitar o risco de longo prazo de perda da audição.

    • Na rua

      Se você caminha com energia para trabalhar na cidade ou passeia em um parque local, os ruídos que ouve têm provavelmente um nível normal. Mas se você vai ficar próximo do ruído de uma construção pesada com britadeiras (130 dB) ou ficar parado no trânsito próximo de buzinas barulhentas (120 dB) por quanto tempo for, pode ser benéfico usar earplugs ou protetores tipo concha para proteger sua audição.

    • No trabalho

      De trabalhadores da construção a estrelas do rock. De paisagistas a controladores de trânsito. A detecção dos níveis de ruído no trabalho é a primeira coisa a fazer para garantir sua proteção.

      De acordo com a OSHA (Administração de Saúde e Segurança Ocupacional nos EUA), aproximadamente 30 milhões de pessoas nos EUA estão expostos a níveis potencialmente perigosos de ruído no local de trabalho. Em apenas um ano, o Bureau of Labor Statistics (Escritório de Estatísticas Trabalhistas) relatou mais de 21.000 casos de perda auditiva que poderiam ser prevenidas. Em muitos ambientes de trabalho é obrigatório o uso de proteção auditiva para garantir que você não venha a enfrentar lesões auditivas permanentes.

      Seja no quintal, em casa ou no trabalho, deixe algum tempo para pensar na proteção auditiva e considerar que soluções de proteção podem ser as mais adequadas para você. Explore e interaja com nosso guia do nível de decibéis no link abaixo.