1. 4 Dicas de Segurança para Projetos do tipo “Faça você mesmo”
  • share

    4 Dicas de Segurança para Projetos do tipo “Faça você mesmo”

    09 setembro 2016
    share
     
    • Em sua casa ou no quintal sempre existe um trabalho, ou dois, para serem feitos: mantenha-se em segurança enquanto trabalha.

      Ter uma casa muitas vezes significa enfrentar tarefas de fim de semana, seja na área interna, seja do lado de fora. Cortar a grama ou aparar os arbustos, por exemplo. Ou mesmo reparar e remover manchas do piso. E até pintar um quarto! Principalmente quando se tratam de projetos em torno da casa e no quintal, a segurança deve ser prioridade. Para isso, existem dicas básicas de segurança, como: leia as instruções, nunca deixe as ferramentas elétricas fora de vigilância, tenha sempre um kit de primeiros socorros à mão. Mas o que você pode fazer, além disso, para garantir sua segurança?

      Confira quatro medidas de segurança que você pode adotar e que ajudam a prevenir lesões durante essa jornada.

    • 1. Proteger sua preciosa visão

      Trabalhar no quintal pode ser muito mais do que apenas plantar flores no jardim ou varrer as folhas. A manutenção do quintal muitas vezes requer o uso de máquinas ou ferramentas que podem colocar seus olhos em risco.

      Quase metade das lesões relacionadas aos olhos ocorre dentro ou nas proximidades da casa. Quando se está aparando uma cerca viva, construindo um galpão ou, simplesmente, limpando as calhas, você pode espalhar sujeira e partículas de entulho no ar. Ajude a proteger sua visão utilizando equipamentos de segurança para os olhos, tais como óculos de proteção ou óculos de segurança da 3M, adequados para o trabalho.

    • 2. Respirar fundo

      Nossos pulmões são órgãos poderosos. De fato, eles aspiram quase 3.000 galões de ar todos os dias. Para ajudar a proteger as vias respiratórias do pó, da névoa alergênica e de esporos de mofo utilize um respirador quando estiver trabalhando nas proximidades da casa ou no quintal. Um respirador da 3M é usado sobre seu nariz e boca e ajuda a filtrar as partículas esparsas pelo ar. Alguns modelos possuem uma camada de carbono para ajudar a filtrar o odor associado a tintas e manchas.

    • 3. Ouça

      Nossos ouvidos são instrumentos sensíveis. Você sabia, por exemplo, que os níveis de decibéis de um soprador de folhas ou uma motosserra podem ser suficientes para causar a perda permanente da audição? Os níveis perigosos começam em apenas 85 decibéis, o nível da maioria das máquinas de cortar grama. Mas os níveis de ruído abaixo de 85 decibéis ainda podem ser perigosos, caso você esteja exposto a eles durante um longo período de tempo.

      A boa notícia é que existem maneiras de usar essas ferramentas de forma segura! A Proteção auditiva ajuda a reduzir o nível do som dos ruídos perigosos. Com um conjunto de protetores auditivos de espuma, ou protetores de ouvido, você pode reduzir o ruído em 21 a 30 decibéis, ajudando a diminuir o risco de danos em sua audição a longo prazo.

    • 4. Tome cuidado

      Sempre que você estiver trabalhando ao ar livre, esteja visível. Se você estiver cortando grama ao lado de avenida, ou até mesmo, passeando com o cachorro, pense em usar colete refletivo ou camisa refletiva, que ajudam você a estar visível, especialmente em condições de baixa luminosidade, como ao amanhecer ou anoitecer. Torne o mundo mais seguro.

      Muitos de nós temos tarefas de fim de semana para realizar em casa ou no quintal. Cuide de sua saúde e esteja em segurança enquanto as realiza. Dos óculos de segurança ao uso de coletes refletivos: mantenha-se protegido fora e dentro de casa!