1. Repense o que você sabe sobre materiais compostos
  • share

    Repense o que você sabe sobre materiais compostos

    03 novembro 2016
    share
    • Mais forte, mais leve, mais resistente - é exatamente isso que você consegue.

      Muitas vezes os engenheiros se veem diante de escolhas difíceis - resistência ou leveza, flexibilidade ou durabilidade, resistência térmica ou resistência física - que resultam das limitações dos materiais com que trabalham. Mas a equipe de engenheiros da 3M enfrentou esses desafios, criando materiais compostos avançados capazes de atender os padrões mais exigentes.

    • Qual é a ciência?

      Enquanto o setor de materiais compostos se concentra na redução do custo da fibra de carbono, os cientistas da 3M adotaram uma abordagem alternativa, se concentrando na resina termofixa para criar materiais mais resistentes com menos fibra. Através da modificação da nanopartícula, a 3M rompeu a relação entre tenacidade e temperatura superficial e abriu campo para a criação de resinas com módulo mais elevado para melhorar as propriedades de tração e compressão dos laminados plásticos reforçados por fibra. No desenvolvimento do portfólio de resinas avançadas da 3M, nossos cientistas deram atenção à usabilidade dessas resinas nos processos de fabricação atuais de materiais compostos. O resultado é um portfólio completo que pode ser diretamente utilizado em grande variedade de operações de fabricação que inclui tudo desde o enrolamento de filamento ao molde de transferência de resina.

    • De bikes a fuselagens

      Veja, por exemplo, os compostos de fibra de carbono, um material cuja resistência e baixo peso revolucionaram desde quadros de bicicletas a fuselagens de avião. Nossa tecnologia de resina de matriz ajudou a melhorar as propriedades dos materiais compostos de fibra de carbono aprimorando as propriedades da resina. Isso melhorou a resistência, rigidez e tenacidade do laminado permitindo aos engenheiros reduzir a fibra de carbono necessária para produzir peças mais leves e de custo menor.

      Imagine fabricar peças mais compridas, mais resistentes, mais rígidas, mais leves e duráveis de material composto sem modificar os processos existentes e, ao mesmo tempo, reduzir os custos totais de fabricação. É dessa forma que estamos reescrevendo as regras.