O Pacote Teste 3M™ Comply™ Bowie & Dick 1301 é um método usado para testar a eficácia do sistema de vácuo da autoclave. Sua folha de fácil leitura identifica claramente as falhas e pode ser arquivada para manutenção de registros. Indicado para detectar a presença de ar residual, avaliar a penetração de vapor e detectar falhas no funcionamento da bomba de vácuo. Não se aplica em autoclaves gravitacionais.
Os pacotes consistem em um invólucro de papel cartão, com informações de identificação, e um indicador químico de processo que muda da cor azul para rosa, quando exposto ao vapor, para diferenciar os pacotes processados dos não processados. Não é fabricado com adição intencional de chumbo. No interior desse invólucro encontram-se: folhas de material poroso, dispostos em camadas, e um cartão para registro dos dados do usuário.
Cada pacote contém, em seu interior:
Uma folha teste disposta próxima ao centro geométrico do pacote, impressa com indicador químico sensível ao vapor, na cor azul, que vai apresentar mudança de coloração rosa uniforme, exceto quando houver falhas na remoção do ar. Não é fabricada com adição intencional de chumbo. Benefícios do pacote
Ele é de pronto uso, o que permite uma resposta estável e consistente pela padronização do desafio, conferindo praticidade. É pequeno em relação ao pacote manual, otimizando os espaços da carga na câmara, ou seja, pode representar um menor custo para o CME. Reduz o consumo de água (pois os campos de algodão, de um pacote manual, precisam ser lavados a cada esterilização); dá maior tempo ao profissional para se dedicar a outras atividades; e não requer gerenciamento da quantidade, da vida útil e do número de lavagens dos campos do pacote manual. As folhas de material poroso podem ser recicladas ou recriadas (se aplicável), seguindo-se as instruções de uso do produto e as práticas sustentáveis.
O Pacote de Teste Tipo Bowie Dick 3M™ Comply™ 1301 é um indicador químico para aplicações especiais tipo 2, exemplo Bowie-Dick (categoria s2), conforme categorização da ISO 11140-1, 2014 e cumpre com os requisitos de desempenho conforme a ISO 11140-5, 2007, respaldadas pela certificação Kitemark™ do British Standards Institution (BSI)**.
A RDC 15, de 2012, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), determina que é obrigatório a realização do teste para avaliar o desempenho do sistema de remoção de ar (Bowie & Dick) da autoclave assistida por bomba de vácuo, no primeiro ciclo do dia.
Sabe-se que, na presença de ar residual, não é possível ocorrer esterilização, uma vez que o vapor precisa ter contato com a superfície do artigo que será esterilizado e o ar pode impedir essa aproximação. O teste detecta de forma reproduzível o ar residual na câmara do esterilizador, proveniente de vazamentos ou falhas de remoção de ar, vácuo inadequado ou vapor com a presença de gases não condensáveis. O pacote deve ser posicionado no ponto de maior desafio ao processo de esterilização, definido durante os estudos térmicos na qualificação, em câmara vazia e a 134 °C, por 3,5 a 4 minutos.
Apresentação
Cada caixa possui dados de identificação, lote, data de fabricação, prazo de validade e instruções de uso. No Brasil, os IB e IQ não são considerados produtos para a saúde, não sendo necessário seu registro junto à ANVISA. Prazo de validade: 3 anos (consulte as condições de armazenamento).
*pré vácuo e Steam Flush Pressure Pulse (SFPP – pulsos de pressão).
**O Kitemark™ é uma marca de certificação registrada, operada pelo BSI, acreditada pelo Serviço de Acreditação do Reino Unido (National Accreditation Body for the United Kingdom – UKAS) – um dos símbolos de qualidade e segurança mais reconhecidos no mundo, com respaldo independente, o que oferece um verdadeiro valor adicional aos clientes e às empresas. O fato de disponibilizar a certificação Kitemark™ do BSI, associada a um produto ou serviço, confirma que este cumpre com os requisitos de uma norma concreta e apoiada nas especificações técnicas.