O Pacote Teste Desafio Rápido para Vapor 3M™ Attest™ 1296 é designado para monitoramento de rotina e qualificação do processo de esterilização a vapor saturado, em ciclos a vapor por remoção de ar gravitacional em temperatura de 121 ° C > 40 minutos e por pré-vácuo em temperatura de 132 °C > 4 minutos. O pacote equivale ao dispositivo desafio de processo têxtil de 16 campos conforme AAMI ST79, indicado para autoclaves maiores que 2 pés cúbicos (56 litros). Contém 25 pacotes e 25 ampolas do Indicador Biológico de Leitura Rápida para Vapor 3M™ Attest™ 1292 controle e avulsas, do mesmo lote.
Os pacotes consistem em um invólucro de não tecido descartável, fechado por uma etiqueta de identificação, e um indicador químico de processo que muda da cor amarela para marrom-claro (ou mais escuro) quando exposto ao vapor, para diferenciar os pacotes processados dos não processados. Não é fabricado com adição intencional de chumbo. No interior desse invólucro encontram-se: cartões-papéis porosos laminados, não laminados e um cartão para registro dos dados do usuário.
Cada pacote contém, em seu interior:
Um Indicador Biológico de Leitura Rápida para Vapor 1292 3M™ Attest™ do tipo autocontido, com tempo de resposta super rápida final negativa em 3 horas, por método de fluorescência. Para leitura do IB, ele deve ser utilizado em conjunto com a Auto Leitora para Vapor 3M™ Attest™ 390. Benefícios do pacote
Ele é de pronto uso, o que permite uma resposta estável e consistente pela padronização do desafio, conferindo praticidade. É pequeno em relação ao pacote manual, otimizando os espaços da carga na câmara, ou seja, pode representar um menor custo para o CME. Reduz o consumo de água (pois os campos de algodão, de um pacote manual, precisam ser lavados a cada esterilização); dá maior tempo ao profissional para se dedicar a outras atividades; e não requer gerenciamento da quantidade, da vida útil e do número de lavagens dos campos do pacote manual. Os cartões-papéis não laminados podem ser reciclados ou recriados (se aplicável), seguindo-se as instruções de uso do produto e as práticas sustentáveis.
A RDC 15, de 2012, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), determina que o monitoramento do processo de esterilização com IB seja realizado diariamente, em pacote desafio, nas cargas com implantes e nas qualificações. Deve-se identificar cada carga em espera (quarentena) e não liberá-la sem o resultado final negativo – mandatório para implantes.
Apresentação
Cada caixa possui dados de identificação, lote, data de fabricação, prazo de validade e instruções de uso. No Brasil, os IB e IQ não são considerados produtos para a saúde, não sendo necessário seu registro junto à ANVISA. Prazo de validade: 2 anos (consulte as condições de armazenamento).