A Fita Indicadora Química para Peróxido de Hidrogênio Vaporizado 3M™ Comply™ 1228 é indicada para uso no monitoramento dos esterilizadores por peróxido de hidrogênio vaporizado. Deve ser usada em conjunto com os Indicadores Biológicos de Leitura Rápida 3M™ Attest™ 1295. Ela ajuda você a distinguir os pacotes processados dos não processados e fechar sistemas de barreira estéril descartáveis de não tecido.
O Indicador Químico para VH2O2 3M™ Attest™ 1228 (tipo 1) pode ser utilizado com os seguintes sistemas: Sistemas STERRAD@ 100; STERRAD@ 100S, STERRAD@ NX@ (ciclos padrão e avançado), STERRAD@ NX@ com Tecnologia AllClear™ (ciclos padrão e avançado), STERRAD@ 100NX@ (ciclos padrão, flexível, expresso e Duo), STERRAD@ 100NX@ com Tecnologia AllClear™ (ciclos padrão, flexível, expresso e Duo); Sistema de esterilização a baixa temperatura STERIS@ V-PRO@ 1 (ciclo de lúmen), 1 Plus (ciclos de lúmen e não lúmen), maX (ciclos de lúmen, não lúmen e flexível), 60 (ciclos de lúmen, não lúmen e flexível), maX 2 (ciclos de lúmen, não lúmen, flexível e rápido não lúmen), s2 (ciclos rápidos, lúmen, não lúmen e flexível); e STERIZONE VP4 Sterilizer (ciclo 1).
O Indicador Químico para VH2O2 3M™ Attest™ 1228 (tipo 1) consiste em uma fita de plástico não-celulósico, em rolo de 19 mm x 55 m, com corte facilitado. Possui uma face adesiva sensível à pressão e na outra face possui listras diagonais com indicadores químicos de processo de cor azul, que após a exposição ao VH2O2 mudam para a cor rosa. Não é fabricado com adição intencional de chumbo ou látex de borracha natural.
Estes indicadores químicos de processo são liberados pela agência reguladora norte-americana Food and Drug Administration (FDA). São indicadores químicos tipo 1, de exposição ou de processo (categoria e1), permitindo diferenciar entre os pacotes não processados dos processados e/ou indicar falhas grosseiras do processo de esterilização, cumprindo com os requisitos de desempenho conforme a ISO 11140-1, 2014.
O Instituto Nacional Americano de Padronizações (American National Standards Institute – ANSI) e a Associação para o Avanço da Instrumentação Médica (Association for the Advancement of Medical Instrumentation – AAMI) na ANSI/AAMI ST58, 2013 recomendam que antes da abertura do pacote contendo dispositivos médicos, em sala cirúrgica, os indicadores químicos externos devem ser inspecionados quanto ao resultado apropriado à exposição ao processo.
Apresentação
Cada caixa possui dados de identificação, lote, data de fabricação, prazo de validade e instruções de uso. No Brasil, os IB e IQ não são considerados produtos para a saúde, não sendo necessário seu registro junto à ANVISA. Prazo de validade: 18 meses (consulte as condições de armazenamento).