1. Brasil
  2. Todos os produtos da 3M
  3. Médicos
  4. Esterilização e Monitoramento
  5. Indicadores Biológicos
  6. Indicador Biológico 3M™ Attest™ de Leitura Rápida com Peróxido de Hidrogênio Vaporizado 1295, 30/Pacote, 4 Pacote/Caixa

Indicador Biológico 3M™ Attest™ de Leitura Rápida com Peróxido de Hidrogênio Vaporizado 1295, 30/Pacote, 4 Pacote/Caixa

  • 3M ID HB004480982

Caixa com 30 ampolas

Possui tempo de resposta super rápida final negativa em 24 minutos, por método de fluorescência

Consiste em uma ampola polimérica de policarbonato transparente, que confere alta resistência mecânica

Ver mais detalhes
Recursos visualizados com frequência
Ficha de Dados de Segurança (PDF, 0B)
  • Guia de Referência Rápida do Sistema* da 3M™ Attest Auto-Reader 490 (M)

Preparação e uso do IB VH2O2

  • 1
    Inspeccione

    Retire o IB da embalagem e sele-a novamente. Verifique se a ampola do meio de cultura está intacta e se as listras indicadoras na tampa estão azuis.

  • 2
    Embalagem

    Coloque o IB e o indicador químico (IQ) no sistema de barreira estéril (SBE) indicado para uso nos processos de esterilização por peróxido de hidrogênio vaporizado (VH2O2).

  • 3
    Processo

    Sele o SBE e coloque-o no esterilizador (no local indicado pelo fabricante) com o lado branco voltado para cima. Processe a carga conforme recomendado pelo fabricante do esterilizador.

  • 4
    Identifique

    Após a conclusão do ciclo, inspecione e verifique se a ampola do meio de cultura está intacta e se as listras indicadoras na tampa do IB ficaram na cor rosa. Identifique o IB anotando na etiqueta.

Preparação e uso do IB VH2O2

  • 1
    Quebre

    Posicione o IB no quebrador de ampolas, aperte o ativador para fechar a tampa do IB e quebrar a ampola com o meio de cultura.

  • 2
    Agite

    Remova o IB e agite para garantir que o meio de cultura desça para a câmara de crescimento.

  • 3
    Inspecione

    Verifique se o meio de cultura foi transferido para a câmara de crescimento do IB no fundo da ampola.

  • 4
    Identifique

    Posicione o IB ativado em qualquer poço. O painel frontal mostra os minutos restantes de incubação ou os resultados do teste.
    NÃO REMOVA O IB até que o símbolo (+) ou (-) indique que o teste foi concluído.

3M™ Attest Auto-Reader 490 (M)

  • IB para controle positivo (ou piloto)
    Tanto no caso de vapor quanto no de VH2O2, todos os dias que um IB processado for incubado, ative e incube um IB não processado como controle positivo (piloto). O IB de controle deve ser do mesmo lote do IB processado.
    Resultados após a incubação
    • IB de controle: Positivo (+) Aprovado
    • IB processado: Negativo (-) Esterilização aprovada
    • IB processado: Positivo (+) Esterilização falhou
    Minutos restantes de incubação
    • OBSERVAÇÕES:

    • Ative e incube o IB 1295 em até 1 hora após a conclusão do ciclo de esterilização por VH2O2.
    • É recomendável o uso de luvas ao ativar o IB 1295.
    • Os IBs 1491 e 1492V devem esfriar por 10 minutos antes da ativação.

Detalhes

Destaques
  • Caixa com 30 ampolas
  • Possui tempo de resposta super rápida final negativa em 24 minutos, por método de fluorescência
  • Consiste em uma ampola polimérica de policarbonato transparente, que confere alta resistência mecânica
  • Fechado por uma tampa rosa com aberturas laterais cobertas por uma etiqueta-filtro hidrofóbica, permeável ao agente esterilizante e que evita a contaminação do meio externo para o meio interno

O Indicador Biológico de Leitura Super Rápida para VH2O2 3M™ Attest™ 1295 é designado para monitoramento de rotina e qualificação do processo de esterilização por Peróxido de Hidrogênio Vaporizado (VH2O2) dos esterilizadores e ciclos de esterilização conforme indicados abaixo (atualizado em agosto de 2022). Possui tempo de resposta super rápida final negativa em 24 minutos, por método de fluorescência. Para leitura do IB, deve ser utilizado em conjunto com a Auto Leitora para Vapor e VH2O2 3M™ Attest™ 490DR, com a versão de software 4.0.0 ou superior, ou com a Mini Auto Leitora para Vapor e VH2O2 3M™ Attest™ 490 (M). Cada caixa contém 30 ampolas.

O Indicador Biológico de Leitura Super Rápida para VH2O2 3M™ Attest™ 1295 pode ser utilizado com os seguintes sistemas: Sistemas STERRAD@ 100S, STERRAD@ NX@ (ciclos padrão e avançado), STERRAD@ NX@ com Tecnologia AllClear™ (ciclos padrão e avançado), STERRAD@ 100NX@ (ciclos padrão, flexível, expresso e Duo), STERRAD@ 100NX@ com Tecnologia AllClear™ (ciclos padrão, flexível, expresso e Duo); Sistema de esterilização a baixa temperatura STERIS@ V-PRO@ 1 (ciclo de lúmen), 1 Plus (ciclos de lúmen e não lúmen), maX (ciclos de lúmen, não lúmen e flexível), 60 (ciclos de lúmen, não lúmen e flexível), maX 2 (ciclos de lúmen, não lúmen, flexível e rápido não lúmen), s2 (ciclos rápidos, lúmen, não lúmen e flexível); STERIZONE VP4 Sterilizer (ciclo 1); MATACHANA@ 50HPO, 130HPO-1 e 130HPO-2; e Baumer (PHB 105 Litros).

O Indicador Biológico de Leitura Super Rápida para VH2O2 3M™ Attest™ 1295, do tipo autocontido, consiste em uma ampola polimérica de policarbonato transparente, que confere alta resistência mecânica, fechada por uma tampa rosa com aberturas laterais cobertas por uma etiqueta-filtro hidrofóbica, permeável ao agente esterilizante e que evita a contaminação do meio externo para o meio interno. Possui etiqueta de identificação e, na parte superior da tampa, há um indicador químico de processo com faixas de cor azul, que após a exposição ao VH2O2, muda para a cor rosa, para diferenciar as ampolas processadas das não processadas. Não é fabricado com adição intencional de chumbo.

Internamente a essa ampola plástica, há uma ampola de vidro lacrada, com caldo nutriente, uma câmara de crescimento, contendo uma película plana de material não tecido, com uma população microbiana mínima de 1.000.000 milhões (106) de esporos secos e quantificados do Geobacillus stearothermophilus – American Type Culture Collection (ATCC) 7953 com certificado de Qualidade Assegurada, que acompanha cada caixa.

O IB cumpre com os requisitos de desempenho da Organização Internacional de Normalização (International Organization for Standardization – ISO), nas normas ISO 11138-1, 2017.

A RDC 15, de 2012, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), determina que o monitoramento do processo de esterilização com IB seja realizado diariamente, em pacote desafio disponível comercialmente ou construído pelo CME; nas cargas com implantes e nas qualificações. Deve-se identificar cada carga em espera (quarentena) e não liberá-la sem o resultado final negativo – mandatório para implantes.

O Instituto Nacional Americano de Padronizações (American National Standards Institute – ANSI) e a Associação para o Avanço da Instrumentação Médica (Association for the Advancement of Medical Instrumentation – AAMI) na ANSI/AAMI ST 58, 2013 recomenda que o IB deve ser realizado diariamente, de preferência em todo ciclo de esterilização. A AORN Guideline for Sterilization – Diretrizes para Esterilização da AORN – recomenda que o IB deve ser realizado diariamente em cada tipo de ciclo, de preferência em cada carga.

Apresentação
Cada caixa possui dados de identificação, lote, data de fabricação, prazo de validade, certificado de Qualidade Assegurada e instruções de uso. No Brasil, os IB e IQ não são considerados produtos para a saúde, não sendo necessário seu registro junto à ANVISA. Prazo de validade: 2 anos (consulte as condições de armazenamento).

Aplicações sugeridas
  • Designado para monitoramento de rotina e qualificação do processo de esterilização por Peróxido de Hidrogênio Vaporizado (VH2O2) dos esterilizadores e ciclos de esterilização
  • Indicado para avaliação da letalidade do controle de qualidade biológica de ciclos de esterilização por peróxido de hidrogênio vaporizado

Especificações

Recursos

Produtos similares

Certificação ISO de Fábrica No ISO Certification information available
Cor da Tampa Rosa
Grupo de Classificação eClass 14 34410601
Indicador Biológico Super Rápido
Marcas Attest™
Método de Esterilização Peróxido de Hidrogênio
Número do catálogo 1295
Pacotes Internos por Caixa 4
Período de incubação 24 Minute
Tipo de produto Indicador biológico
Total de Unidades por Caso 120
Unidades por Pacote Interno 30
Uso do Produto Monitoramento do carregamento