1. Brasil
  2. Todos os produtos da 3M
  3. Médicos
  4. Esterilização e Monitoramento
  5. Testes Bowie-Dick
  6. Pacote de Teste Tipo Bowie Dick 3M™ Comply™ 0135LF BR

Pacote de Teste Tipo Bowie Dick 3M™ Comply™ 0135LF BR

  • 3M ID HB004157333

Indicador químico do tipo Bowie Dick (tipo 2)

A folha do indicador ficará uniforme em marrom escuro/preto, exceto quando ocorrerem falhas na remoção de ar, como vazamentos de ar. Pode ser arquivado para manutenção de registros.

A tinta não é feita com materiais de chumbo

Ver mais detalhes

Detalhes

Destaques
  • Indicador químico do tipo Bowie Dick (tipo 2)
  • A folha do indicador ficará uniforme em marrom escuro/preto, exceto quando ocorrerem falhas na remoção de ar, como vazamentos de ar. Pode ser arquivado para manutenção de registros
  • A tinta não é feita com materiais de chumbo
  • O Pacote Teste 3M™ Comply™ Bowie & Dick Plus 00135LF tem desempenho equivalente ao pacote de toalha Bowie-Dick descrito em ANSI/AAMI ST79
  • Vida útil de dois anos
  • Reduz o consumo de água, pois não precisa ser lavado a cada esterilização
  • Dá maior tempo ao profissional para se dedicar a outras atividades
  • Não requer gerenciamento da quantidade, da vida útil e do número de lavagens dos campos do pacote manual

O Pacote Teste 3M™ Comply™ Bowie & Dick Plus 00135 é categorizado como Indicador Químico Tipo 2 de acordo com a ANSI/AAMI/ISO 11140-1:2014. Indicado para teste do equipamento com folha de alerta além da folha teste principal, é um método utilizado para testar a eficácia do sistema de vácuo da autoclave. Oferece facilidade na identificação do problema e aumenta a segurança.

Os pacotes consistem em um invólucro de não tecido descartável, fechado por uma etiqueta de identificação, e um indicador químico de processo que muda da cor amarela para marrom-claro (ou mais escuro) quando exposto ao vapor, para diferenciar os pacotes processados dos não processados. Não é fabricado com adição intencional de chumbo. No interior desse invólucro encontram-se: folhas de material poroso, dispostas em camadas, nas quais a folha superior e inferior são revestidas na face externa por um composto resistente à umidade, e uma lâmina de espuma na parte superior.

Cada pacote contém, em seu interior:

Uma folha teste disposta próxima ao centro geométrico do pacote, impressa com indicador químico sensível ao vapor, na cor amarela clara, que vai apresentar mudança de coloração uniforme, dentro do espectro de cores compreendendo entre o marrom escuro e a cor preta, exceto quando houver falhas na remoção do ar. Não é fabricada com adição intencional de chumbo.

Uma Folha de Alerta que possui um indicador químico sensível ao vapor, em um círculo no centro em cor amarela clara, que vai apresentar uma mudança de coloração, dentro do espectro de cores compreendendo entre o marrom escuro e a cor preta, exceto quando houver falhas na remoção do ar. Esta folha funciona como um antecipador de falhas e sinaliza um início de funcionamento inadequado na bomba de vácuo, alertando que qualquer um dos ciclos subsequentes poderá ser de Risco Real para o processo de esterilização. A Folha de Alerta é uma importante ferramenta para o controle do funcionamento da bomba de vácuo do esterilizador, pois indica falhas antes mesmo do problema ser identificado pela folha teste, podendo-se desta forma antecipar a realização de manutenções preventivas no equipamento, evitando o seu bloqueio, o que poderia comprometer todo o fluxo de fornecimento de produtos esterilizados para o hospital.

Benefícios do pacote
Ele é de pronto uso, o que permite uma resposta estável e consistente pela padronização do desafio, conferindo praticidade. É pequeno em relação ao pacote manual, otimizando os espaços da carga na câmara, ou seja, pode representar um menor custo para o CME. Reduz o consumo de água (pois os campos de algodão, de um pacote manual, precisam ser lavados a cada esterilização); dá maior tempo ao profissional para se dedicar a outras atividades; e não requer gerenciamento da quantidade, da vida útil e do número de lavagens dos campos do pacote manual. As folhas de material poroso podem ser recicladas ou recriadas (se aplicável), seguindo-se as instruções de uso do produto e as práticas sustentáveis.

O Pacote de Teste Tipo Bowie Dick 3M™ Comply™ 0135LF BR é um indicador químico para aplicações especiais tipo 2, exemplo Bowie-Dick (categoria s2), conforme categorização da ISO 11140-1, 2014 e cumpre com os requisitos de desempenho conforme a ISO 11140-5, 2007.

A RDC 15, de 2012, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), determina que é obrigatório a realização do teste para avaliar o desempenho do sistema de remoção de ar (Bowie & Dick) da autoclave assistida por bomba de vácuo, no primeiro ciclo do dia.

Sabe-se que, na presença de ar residual, não é possível ocorrer esterilização, uma vez que o vapor precisa ter contato com a superfície do artigo que será esterilizado e o ar pode impedir essa aproximação. O teste detecta de forma reproduzível o ar residual na câmara do esterilizador, proveniente de vazamentos ou falhas de remoção de ar, vácuo inadequado ou vapor com a presença de gases não condensáveis. O pacote deve ser posicionado no ponto de maior desafio ao processo de esterilização, definido durante os estudos térmicos na qualificação, em câmara vazia e a 134 °C, por 3,5 a 4 minutos.

Apresentação
Cada caixa possui dados de identificação, lote, data de fabricação, prazo de validade e instruções de uso. No Brasil, os IB e IQ não são considerados produtos para a saúde, não sendo necessário seu registro junto à ANVISA. Prazo de validade: 2 anos (consulte as condições de armazenamento).

*pré vácuo e Steam Flush Pressure Pulse (SFPP – pulsos de pressão).

Aplicações sugeridas
  • Permite verificar a eficiência da remoção de ar nos processos de esterilização a vapor saturado, em ciclos de remoção dinâmica de ar*, em temperaturas de 132 °C a 134 °C
  • Não se aplica em autoclaves gravitacionais

Especificações

Recursos

Produtos similares

Certificação ISO de Fábrica No ISO Certification information available
Comprimento total (sistema métrico) 12.7 cm
Grupo de Classificação eClass 14 34410501
Largura (Métrica) 11.1 cm
Marcas Comply™
Modelo 00135LF
Método de Esterilização Estufa
Tipo de produto Bowie-Dick
Uso do Produto Monitoramento de equipamentos