O Indicador Químico para Vapor 3M™ Attest™ 1250 (tipo 4) permite a monitorização da esterilização a vapor, no interior de cada pacote contendo dispositivos médicos, em ciclos de esterilização a vapor de 121 °C a 134 °C, por remoção de ar por gravidade e assistidos por bomba de vácuo. Está disponível com 240 ou 480 itens/pacote.
O Indicador Químico para Vapor 3M™ Attest™ 1250 (tipo 4) consiste em uma tira de papel de 1,5 centímetro de largura por 20 centímetros de comprimento picotada ao meio, coberta por um indicador químico que muda da cor bege claro para o espectro de cores compreendido entre o marrom escuro e o preto, quando exposta ao processo de esterilização. Apresenta um gabarito de cor no centro da tira que indica a viragem ideal esperada para o indicador químico.
Estão impressos unitariamente: código do produto; type 4; steam (vapor); temperatura da indicação de uso; e um gabarito de cor no centro da tira que indica a viragem ideal esperada para o indicador químico.
Os Indicadores Químicos para Vapor 3M™ Attest™ 1250 são indicadores químicos tipo 4, indicadores multivariáveis internos (categoria i4), para serem posicionados dentro de cada pacote e avaliar o alcance de mais de uma das variáveis críticas do processo por VH202, cumprindo com os requisitos de desempenho conforme a ISO 11140-1, 2014.
O Instituto Nacional Americano de Padronizações (American National Standards Institute – ANSI) e a Associação para o Avanço da Instrumentação Médica (Association for the Advancement of Medical Instrumentation – AAMI) na ANSI/AAMI ST79, um guia americano de melhores práticas para esterilização a vapor saturado, recomenda o monitoramento de pacotes para a detecção de possíveis falhas de esterilização, como embalagens inadequadas, carregamento incorreto do esterilizador ou defeitos do esterilizador.
A Organização Mundial da Saúde (OMS), em 2018, recomendou que o serviço de saúde deve ter uma rotina para verificar a eficácia dos processos de esterilização, que incluem a utilização de indicadores paramétricos dentro de cada pacote, os quais devem ser verificados antes que o dispositivo médico seja introduzido no campo estéril. A lista de verificação de segurança cirúrgica na segunda etapa (antes da incisão) inclui a confirmação verbal da revisão das condições de esterilização e materiais necessários para cirurgia, incluindo resultados dos indicadores.
Apresentação
Cada caixa possui dados de identificação, lote, data de fabricação, prazo de validade e instruções de uso. No Brasil, os IB e IQ não são considerados produtos para a saúde, não sendo necessário seu registro junto à ANVISA. Prazo de validade: 2 anos (consulte as condições de armazenamento).