Membrana Contatora 3M™ Liqui-Cel™ Série SP

  • Usa uma membrana de fibra oca que é impermeável a líquidos quimicamente compatíveis, mas permeável a gases, permitindo uma remoção eficiente de gases dissolvidos
  • Ideal para uso com soluções compatíveis contendo solventes orgânicos e surfactantes, como tintas, revestimentos e emulsões
  • Grande faixa de capacidades de fluxo
  • Materiais de construção compatíveis com muitos produtos químicos
 more...
Ver todos os detalhes
Especificações
Comprimento (Métrico)
152 mm
Diâmetro (Métrico)
51 mm
Indústrias
Industrial
Marca
Liqui-Cel™
Série
Liqui-Cel™ Série SP
Série de produtos
SP
Tipo de filtro
Troca de Gás
Tipo de produto
Contator de Membrana
Detalhes
  • Usa uma membrana de fibra oca que é impermeável a líquidos quimicamente compatíveis, mas permeável a gases, permitindo uma remoção eficiente de gases dissolvidos
  • Ideal para uso com soluções compatíveis contendo solventes orgânicos e surfactantes, como tintas, revestimentos e emulsões
  • Grande faixa de capacidades de fluxo
  • Materiais de construção compatíveis com muitos produtos químicos
  • A operação compacta em linha pode ajudar a simplificar o processo de desgaseificação e economizar espaço

Usada para remover bolhas e gases dissolvidos de líquidos com baixas tensões superficiais, a Membrana Contatora 3M™ Liqui-Cel™ Série SP utiliza fibra oca não porosa e permeável a gases. Essa tecnologia de membrana torna possível desgaseificar e remover bolhas de soluções compatíveis contendo surfactantes ou solventes orgânicos.

Muitos processos que usam líquidos contendo solventes orgânicos e surfactantes exigem desgaseificação e remoção de bolhas. As impressoras a jato de tinta, por exemplo, desgaseificam as tintas para evitar falhas e formação de gotas que podem levar à inatividade da impressora, maior manutenção e baixa qualidade de impressão. Na produção de tinta, o 3M™ Liqui-Cel™ Série SP é instalado nas etapas de envasamento para ajudar a prevenir a formação de espuma. Semelhante à impressão a jato de tinta, o ar arrastado pode impactar negativamente outros processos de produção, como processos que usam monômeros, revestimentos de papel, fotorresistentes, reveladores, emulsões e soluções de revestimento compatíveis, causando defeitos ou interrupções no processo.

3M™ Liqui-Cel™ Série SP oferece uma solução simples e em linha para manter as impressoras e linhas de produção funcionando. Está disponível em uma variedade de materiais para lidar com taxas de fluxo de 5 mL/min a 30 gpm (6,8 m³/h) em uma única unidade.

Sobre as Membranas Contatoras 3M™ Liqui-Cel™
As membranas Contatoras 3M™ Liqui-Cel™ fornecem controle eficiente de gás dissolvido em um design compacto. Capazes de adicionar ou remover gases dissolvidos de fluxos líquidos compatíveis, esses dispositivos de transferência de gás usam uma tecnologia de membrana de fibra oca que pode ajudar instalações em todo o mundo a melhorar a eficiência operacional e o desempenho e a proteger a qualidade do produto.

A presença de gases dissolvidos, como oxigênio, dióxido de carbono, nitrogênio e outros gases não condensáveis, pode causar uma série de dificuldades. Interrupções de processo, perda de rendimento, corrosão, defeitos de superfície, leituras de medição não confiáveis, produtos de baixa qualidade, custos operacionais mais altos e ineficiência do equipamento são alguns exemplos de desafios enfrentados por várias indústrias quando gases dissolvidos e bolhas de ar não são controlados de forma consistente.

Os Contadores de Membrana 3M™ Liqui-Cel™ incluem produtos feitos com diferentes materiais de construção e uma ampla gama de capacidades de fluxo para atender aos requisitos do seu processo e da sua aplicação. Sua natureza modular torna fácil a incorporação em sistemas, com menor peso e menos espaço do que outras tecnologias convencionais, como torres de vácuo ou desaeradores de tiragem forçada. 3M™ Liqui-Cel™ não exige produtos químicos em operação e podem ser uma alternativa eficaz às opções de tratamento químico, como sequestrantes de oxigênio na água de alimentação da caldeira ou cáustico/ácido em osmose reversa (RO) e outros sistemas de deionização. Isso pode ser especialmente vantajoso para instalações que desejam reduzir o uso de produtos químicos no local como parte de seus objetivos de sustentabilidade.

Como as Membranas Contatoras 3M™ Liqui-Cel™ Funcionam
As Membranas Contatoras 3M™ Liqui-Cel™ usam uma tecnologia de membrana microporosa ou não porosa de fibra oca semipermeável que é colocada dentro de invólucro. Em nossos produtos das séries EXF, SP e MM-0.5x1 e MM-0.75x1, o líquido flui ao redor da membrana de fibra oca enquanto um vácuo e/ou gás de varredura é aplicado no interior da fibra durante a operação. Em nossos produtos da série MM, os fluxos de líquido e gás são opostos: o líquido flui dentro da membrana de fibra oca, enquanto um vácuo e/ou gás de varredura é aplicado fora da fibra oca.

A aplicação de vácuo ou gás de varredura cria uma diferença nos níveis de concentração de gás entre o lado interno (lumenside) e o externo (shellside) da membrana de fibra oca. Essa diferença de concentração é o que impulsiona a transferência rápida e eficiente de gases dissolvidos.

Aplicações sugeridas

  • Eliminação de bolhas de tintas a jato em impressoras para ajudar a reduzir o risco de defeitos de qualidade, o tempo de inatividade da impressora e a manutenção;
  • Desgaseificação de tintas para reduzir a formação de espuma durante a operação de envasamento;
  • Remoção de bolhas em revestimentos e líquidos semelhantes para reduzir o risco de defeitos na superfície.