Cirurgião-dentista pela Universidade Federal de Santa Maria -RS Especialista e Mestre em Ortodontia e Ortopedia Facial pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná Curso de Mecânica Ortodôntica Avançada na Tweed International Foundation - USA Especialista em DTM e dor Orofacial no IEO-Baruru-SP Pós-graduado em DTM e dor Orofacial pela Marquette University - School of Dentistry - USA Shadowing Program em DTM e dor Orofacial Dr. Jeffrey Okeson - University of Kentucky - USA
Introdução
Este artigo objetivou relatar um caso de retratamento ortodôntico de uma paciente com Classe II sem possibilidade de exodontia dos primeiros pré-molares, realizadas no primeiro tratamento. A opção de tratamento aceita pela paciete foi a instalação de mini-placas como ancoragem esquelética para a movimentação necessária. Apesar de ser uma opção mais invasiva em comparação aos mini-implantes um fator favorável às mini-placas é a distância que elas apresentam em relação as raízes e a possibilidade de executar diferentes linhas de aplicação de força em diferentes inclinações.
A paciente também possuia uma demanda estética durante o tratamento. Por isso optou-se pelo tratamento com Bracket Cerâmico Clarity ADVANCED que devido a sua tecnologia apresenta maior resistência à fratura e precisão em sua canaleta.
Detalhes do Caso Clínico
Paciente
Paciente sexo feminino 36 anos de idade.
Queixa principal
Insatisfeita com o resultado do tratamento ortodôntico anterior e com sua estética do sorriso.
Condições Faciais:
Perfil convexo, plano oclusal do sorriso alterado, face alongada
- Ausência dos dentes 28, 38 e 48.
Condições Esqueléticas:
Classe II com ANB de 6,28 graus, Perfil vertical com S-N.Go-Me de 54,28 graus e FMA de 48,89 graus
Condições Dentárias:
Classe II de Angle bilateral, Linha média superior desviada para direita em 3mm. No tratamento ortodôntico anterior já haviam extraído os dentes 14/24/34/44/18/28/38/48.
Plano de tratamento proposto inicialmente:
Correção cirúrgica da Classe II com avanço bimaxilar e impacção da maxila, a paciente não aceitou este planejamento pois estava satisfeita com sua estética facial e não gostaria que mudasse muito.
Foi realizado então um novo planejamento com ancoragem esquelética através da instalação de mini-placas ortodônticas para retração do lado esquerdo superior e intrusão de todo o seguimento do mesmo lado para correção do plano oclusal.
Sequência do tratamento com tempo total de 24 meses de ortodontia ativa:
Alinhamento e nivelamento com fios NiTi Supereláticos. Retração ancorada em mini-placa ortodôntica inserida na região do pilar zigomático lado esquerdo e uso de elásticos intermaxilares Classe II bilaterais apoiados no arco de retangular. Finalização com ajustes oclusais realizados com dobras nos arcos, recolagem de alguns brackets e desgastes com brocas diamantadas. Intercuspidação com elásticos intermaxilares verticais para estabilidade.
Complicação
Durante alinhamento o dente 12 não se movimentava apesar de radiograficamente não apresentar nenhuma alteração ligamentar. Foram realizadas mecânicas locais na tentativa de movimentar apenas o dente 12 minimizando os efeitos colaterais nos dentes vizinhos.
Mecânica na mini-placa
A vantagem de se utilizar uma ancoragem como esta é a multi-mecânica que pode ser realizada. Neste caso ao mesmo tempo foi feito a intrusão do segmento posterior a anterior esquerdo e retração do mesmo lado.
Confira agora o caso clínico do Dr. Leandro Teixeira na íntegra! Clique nas fotos para ampliar, saber mais e ver a sequência do passo a passo.
Referências
1 - Zétola AL. Michaelis G. Moreira FM. Mini-placa como ancoragem ortodôntica: relato de caso. R Dental Press Ortodon Ortop Facial. 10 (4):97-105. 2005.
2 - Veziroglu F. Uckan S. Ozden UA. Arman A. Stability of Zygomatic Plate-Screw Orthodontic Anchorage System. Angle Orthod. 78(5):902-907. 2008