• RelyX™ U200: 15 anos de performance clínica

    julho 25, 2018

    • Não é por acaso que o cimento resinoso autoadesivo da 3M é o cimento de escolha de muitos dentistas. A família RelyX™ Unicem, hoje comercializado no Brasil como RelyX™ U200, foi classificado como excelente (96%) no estudo clínico de 15 anos realizado pela Dental Advisor. Perto de 3.400 restaurações foram observadas e três categorias foram avaliadas: ausência de sensibilidade pós-operatória, ausência de descoloração marginal e retenção. Confira na íntegra todos os detalhes deste estudo.

      Boa leitura!

      Descrição:

      O Cimento Resinoso Autoadesivo RelyX™ Unicem é um cimento dual e não requer condicionamento ácido, primer e adesivo no substrato dental. O cimento apresenta 72% de carga em peso. RelyX™ Unicem 2 (RelyX™ U200) está disponível em uma formulação pasta/pasta na apresentação Clicker ou Automix. O fabricante informa que RelyX™ Unicem 2 (RelyX™ U200) proporciona uma excelente vedação marginal. As duas apresentações são indicadas para a cimentação de coroas, próteses fixas com ou sem pônticos, inlays, onlays, restaurações metálicas, componentes protéticos de implantes e pinos endodônticos. Em algumas regiões o RelyX™ Unicem 2 é também conhecido como RelyX™ U200, e sua versão em cápsula está disponível em alguns países e é conhecido como RelyX™ Unicem (disponível nas cores A1, A2, A3 Opaco e Translúcido).

       

      Adendo do texto original da Dental Advisor : A versão clícker foi lançada como RelyX™ Unicem (RelyX™ U100) em 2007 e em 2010/2011 foi lançada a versão automix com melhorias na sua formulação, este produto passou a se chamar RelyX™ Unicem 2 (RelyX™ U200)

      Protocolo de avaliação clínica:

      Mais de 6.000 restaurações foram cimentadas com RelyX™ Unicem e RelyX™ Unicem 2 (RelyX™ U200) ao longo dos últimos 15 anos. Perto de 3.400 foram observadas com cerca de 15 anos. As restaurações incluem inlays, onlays, coroas e próteses fixas, além de coroas e próteses fixas de zircônia e pinos endodônticos (figura 1). Cerca de 2/3 (2.226) das restaurações observadas foram cimentadas com RelyX™ Unicem, enquanto 1/3 (1.166) foi cimentada com RelyX™ Unicem 2 (RelyX™ U200). A idade das restaurações observadas foi entre 5 e 15 anos (figura 2).

    • Fig. 1: Como está distribuída as restaurações cimentadas com 3M™RelyX™ Unicem e 3M™ RelyX™ Unicem 2 (RelyX™ U200) observadas durante 15 anos.
    • Fig. 2: Idade das restaurações cimentadas com 3M™RelyX™ Unicem e 3M™ RelyX™ Unicem 2 (RelyX™ U200) avaliadas na observação..

    • Resultados aos 15 anos:

      As categorias avaliadas na observação incluíram: ausência de sensibilidade pós-operatória, ausência de descoloração marginal e retenção. Cada categoria foi classificada em uma escala de 1 a 5, sendo 1 = ruim, 2 = razoável, 3 = bom, 4 = muito bom e 5 = excelente.

      Ausência de sensibilidade pós-operatória

      Desde o início RelyX™ Unicem teve pouquíssimos casos relatados e documentados de sensibilidade pós-operatória (figura 3). A sensibilidade pós-operatória foi menor que 1% no total das restaurações cimentadas e ainda menor para restaurações cimentadas com RelyX™ Unicem 2 (RelyX™ U200). A sensibilidade geralmente ocorreu depois da cimentação das restaurações e na maioria dos casos em algumas semanas depois da cimentação a sensibilidade diminuiu.

       

      Comentários dos usuários:

      • RelyX™ Unicem é a minha primeira escolha para cimento resinoso autoadesivo.”
      • “Alta retenção, com pouca soltura de peças ao longo dos 15 anos nos quais eu o tenho usado.”
      • No geral, excelente estética; em pouquíssimos casos notei alguma descoloração na margem devido a micro infiltração .”
      • “Depois de todos estes anos na minha experiência clínica, RelyX™ Unicem mostrou boa retenção, boa estética e quase nenhuma descoloração marginal.”

    • Ausência de descoloração marginal

      Noventa e cinco por cento das restaurações observadas cimentadas com RelyX™ Unicem não mostraram qualquer descoloração marginal, ao mesmo tempo em que, para restaurações cimentadas com RelyX™ U200 , esse número subiu para 98% (figura 3). A descoloração foi mostrada pelo acinzentamento na margem das restaurações cerâmicas. O acinzentamento foi observado em 5% das restaurações. Em metade delas, o acinzentamento foi mínimo; em 1% foi moderado e nos 1,5% finais foi mais severo, sendo necessária a substituição de cerca de 35 restaurações. É importante notar que a descoloração pareceu piorar com o tempo. Menor descoloração foi observada quando as restaurações foram cimentadas com RelyX™ U200 .

      Retenção

      Cento e oito (4,8%) das restaurações observadas soltaram-se ao longo do período de avaliação de 15 anos (figura 3). Em 90% desses casos, o cimento estava na restauração, e não no dente preparado. Não foi incomum notar manchas cinzas ou pretas em muitas das restaurações soltas.

    • Resumo:

      O Cimento Resinoso Autoadesivo RelyX™ Unicem mostrou-se ser muito confiável ao longo do período de observação de 15 anos. Este produto recebeu uma classificação de avaliação clínica de 96%.

      Fonte: Dental Advisor
      Site: https://www.dentaladvisor.com/ evaluations/3mRelyX™-unicem-self-adhesive-resin-cement-15-yr-2018-product-award/
      Este conteúdo foi traduzido para o português, a sua versão original encontra-se em inglês no site da Dental Advisor.
      Foi adicionado explicações adicionais para total compreensão do estudo no mercado brasileiro.


    Conheça mais sobre nossos produtos.


    Espero que tenham gostado. Aguardem nossa próxima edição!

    • Claudia Almeida – Relações Educacionais e Científicas 3M Oral Care