• Será que a cor dos adesivos universais pode interferir na cor final da restauração?

    julho 16, 2018

    Será que a cor dos adesivos universais pode interferir na cor final da restauração?

    webLoaded = "false"
    • Os adesivos universais surgiram no mercado há cerca de 6 anos. Pioneiro na categoria, o Single Bond Universal tem um grande diferencial. Além do uso na técnica de condicionamento ácido total1 (esmalte e dentina), condicionamento ácido seletivo em esmalte2 ou autocondicionante3, você poderá ainda utilizá-lo como silano ou primer para metal.

    webLoaded = "false"
    • V

      - Vitrebond™ Copolímero;
      - Uso em dentina úmida ou seca;

    • M

      - Monômero fosfatado MDP;
      - Melhor adesão em esmalte;
      - primer para metal ou zircônia;
      - Permite o uso na técnica autocondicionante;
      - Maior validade (sem refrigeração);
      - Dispensa o uso de um primer separado;

    • S

      - Silano para cerâmicas vítreas, pinos de fibra de vidro, etc;
      - Dispensa o uso de um silano à parte;

    • Imagem 1 - Cores complementares: lados opostos do disco representam cores complementares.


    webLoaded = "false"
    • Mas muitas pessoas se deparam com sua cor amarelada e questionam: "essa cor amarelada pode interferir na cor final da restauração"?


    webLoaded = "false"
    • Os materiais fotopolimerizáveis dependem de fotoiniciadores em sua composição para polimerizar. Ao ser ativado pela luz do LED /fotopolimerizador, esses fotoiniciadores podem absorver a luz emitida e promover a polimerização do material, transformando os monômeros em polímero, e é isso que garante as boas propriedades do material (elevado grau de conversão). A grande maioria dos materiais resinosos do mercado odontológico contém canforoquinona como fotoiniciador. A canforoquinona é quem dá essa cor amarelada ao adesivo, especialmente ao Single Bond Universal, que contém canforoquinona em maior quantidade. Componentes amarelos absorvem a luz no comprimento de onda azul - por se tratarem de cores complementares (imagem 1): o amarelo absorve luz azul (lados opostos do disco). Por isso que a luz do LED é geralmente azulada (na faixa de 470 nm de comprimento de onda) (imagem 2), por abranger o espectro de absorção da canforoquinona, permitindo que a mesma absorva a luz azul e inicie a polimerização!

    webLoaded = "false"
    • Portanto, a cor amarelada não deve causar preocupação! Ela pode até ajudar na visualização e controle da área de aplicação do adesivo! Ao aplicar uma fina camada de Single Bond Universal ativamente sobre o dente, evaporar bem o solvente com jato de ar e fotoativar com um LED adequado na técnica correta, esse amarelado some e a restauração não vai ter nenhuma influência da cor do adesivo, tanto em restaurações diretas, quanto em indiretas. Caso fique amarelado, você deverá verificar se o seu fotopolimerizador está funcionando adequadamente ou se a técnica de aplicação do sistema adesivo e de fotopolimerização foram realizadas adequadamente!

      Acompanhe o caso clínico abaixo, gentilmente cedido pelo Prof. Roberto Zangirolami. Observe que depois da aplicação do sistema adesivo e fotopolimerização, o mesmo deixa de ser amarelo e não interfere na cor final da restauração.

    webLoaded = "false"

    webLoaded = "false"
    •  

      Graduado pela Universidade Paulista/2003
      Professor do Curso de Especialização de Dentista Restauradora / SPO
      Professor do Curso de Aperfeiçoamento em Cirurgia Plástica Periodontal e Perimplantar / SL Mandic-SP
      Especialista em Dentistica Restauradora CETAO/SP
      Mestre em Prótese Dentária SL Mandic-Campinas
      Clínica privada em Perdizes-SP


    • Outra referência bastante interessante, que mostra o uso do Single Bond Universal em restaurações indiretas, foi um estudo recentemente publicado, em que foi avaliada a influência do adesivo no resultado cromático imediato e após envelhecimento acelerado das "lentes de contato": in vitro. Foram comparados o uso de sistemas adesivos convencionais de 3 passos (Adper™ Scotchbond MultiUso), 2 passos (Adper™ Single Bond 2) e universal utilizado como adesivo apenas ou também como silano (Single Bond Universal) para a cimentação de discos de dissilicato de lítio de 0,5 mm de espessura em dentes bovinos com cimento translúcido para facetas. Neste estudo, os sistemas adesivos utilizados não influenciaram na cor das "lentes de contato".

      Clínica - Int J of Brazilian Dentistry,2018;12(2):134-141. Ribeiro CO, Emerick KSA, Ferreira G, Magalhães APR, Pires-de-Souza FCP, Cardoso PC.

      Um teste bem simples, pode ser realizado rapidamente! Aplique uma fina camada do Single Bond Universal sobre uma tira de poliéster. Evapore o solvente por, no mínimo, 5 segundos e fotoative por 10 segundos. Veja como o adesivo absorve a luz azul do LED e fica translúcido, não deixando o substrato amarelado!


    webLoaded = "false"

    Conheça mais sobre nossos produtos.


    Espero que tenham gostado. Aguardem nossa próxima edição!

    • Caroline Miyazaki – Relações Educacionais e Cinetíficas 3M Oral Care