• Técnica de Estratificação com método Styleitaliano

    fevereiro 15, 2019

    Técnica de Estratificação com método Styleitaliano

    webLoaded = "false"
    • Você gostaria de uma técnica simplificada com resinas compostas, para dentes anteriores? Conheça a técnica do Styleitaliano!

      A técnica do Styleitaliano foi desenvolvida pelos professores italianos Ângelo Putignano e Walter Devoto, visando uma técnica possível, simples e replicável, a partir de uma receita de cores que combina duas opacidades da Filtek™ Z350 XT.

         Confira, na tabela abaixo, as receitas recomendadas para as cores da escala Vita™:

       

        No caso clínico, gentilmente cedido pelo Prof. Dr. Bruno Reis (Universidade Federal de Uberlândia), foram realizadas restaurações em quatro incisivos superiores, utilizando a técnica do Styleitaliano. Acompanhe o passo-a-passo e veja como a técnica é simples e prática!

    webLoaded = "false"
    •  

      Professor na Universidade Federal de Uberlândia (ESTES-UFU).
      Doutor em Biomateriais e Biologia Oral pela Universidade de São Paulo (USP-SP).
      Mestre em Odontologia, área de concentração Clínica Odontológica. Especialista em Dentística Restauradora pela Faculdade de Odontologia da Univesidade Federal de Uberlândia e em Radiologia Odontológica pela AORP RIbeirão Preto.
      Graduado pela Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Uberlândia.
      Clínica privada – Visage Odontologia.



    webLoaded = "false"
      • Figura 1 - Aspecto clínico inicial

        • Figura 2 – Aspecto clínico inicial do dente 12

        • Figura 3 – Aspecto clínico inicial do dente 22

        • Figura 4 – Seleção de cor pela escala Vita™ Clássica – cor A1

        • Figura 5 – Receita de cor Styleitaliano para a cor Vita A1: Filtek™ Z350XT A1D + Filtek™ Z350XT A3E

        • Figura 6 – Observar bisel feito com broca multilaminada (2 mm). Preparo de guia de silicone a partir de enceramento diagnóstico prévio. Demarcação com instrumento fino no guia de silicone, do limite do dente.

        • Figura 7 – Após condicionamento com ácido fosfórico por 15 segundos, aplicação de uma camada de Single Bond Universal de forma ativa, durante 20 segundos. Evaporação do solvente por 5 segundos seguida de fotoativação por 10 segundos com Elipar™ DeepCure.

        Figura 8 – Aplicação da Filtek™ Z350 XT A3E no guia de silicone, da borda incisal até 1 mm acima da área previamente demarcada (Figura 6). Inserção do guia de silicone em boca, remoção dos excessos de resina e fotopolimerização por 20 s com Elipar™ DeepCure, para a obtenção da concha palatina em esmalte (Filtek™ Z350 XT A3E).

        Figura 9 – Aplicação da Filtek™ Z350XT A1D, com leve excesso. Utilização da espátula Misura (LM Dental), para a remoção dos excessos. Essa espátula auxilia no controle da espessura de esmalte. Ela deixa um espaço de 0,5 mm, que será posteriormente preenchido com a resina de esmalte. Isto evita o possível erro de deixar uma camada de esmalte muito espessa, o que pode acinzentar a restauração.

        • Figura 10 – Confecção dos mamelos com instrumental de ponta fina. Fotopolimerização por 40 s da resina de dentina. O mesmo procedimento foi realizado em todos os incisivos.

        • Figura 11 – Última camada de resina em Filtek™ Z350XT A3E, conforme receita do Styleitaliano. Fotopolimerização com Elipar™ DeepCure, 20 s por face, por dente. Com um lápis, desenhou-se áreas de reflexão de luz e sulcos entre mamelos.

        Figura 12 – Acabamento com Sistema SofLex™ Pop On™ série laranja, na sequência: grosso, médio e fino.

        Figura 13 – Polimento com SofLex™ Espiral, na sequência: bege e rosa. Utilizar os discos com umidade (por ex: água) em sentido anti-horário, para obter melhores resultados.

        Figura 14 – Aspecto clínico final imediato.


    Conheça mais sobre nossos produtos.


    webLoaded = "false"

    Espero que tenham gostado. Aguardem nossa próxima edição!

    • Dra. Caroline Miyazaki - Relações Educacionais e Científicas 3M Oral Care