Você sabe como usar as cores W da Filtek™ Z350 XT para obter resultados naturais em dentes clareados?
Confira a seguir o depoimento sobre cores claras do Prof. Dr. Thiago Ottoboni e na sequência um caso clínico do Dr. William Kabbach utilizando as cores W da Filtek™ Z350 XT.
Prof. Thiago Ottoboni
Dr. William Kabbach
As resinas compostas apresentam como definição de cor: matiz, croma e valor.
Matiz é a família da escala Vita® à qual a cor pertence. Ex: A, B, C ou D. Dentro do mesmo matiz, pode-se observar diferentes saturações, isto é, diferentes quantidades de pigmentos. Quanto mais pigmentos, maior o número. Ex: A1, A2, A3, etc. A terceira dimensão da cor parece meio virtual e refere-se ao valor da cor ou sua luminosidade. O que significa isso? Entender o quanto a luz passa ou é refletida pelo material restaurador, o que está diretamente relacionado à maior translucidez ou opacidade do material restaurador, respectivamente. Quanto mais passar a luz, mas será possível enxergar o fundo escurecido da boca e mais translúcido será o material. Quanto menos passar a luz, mais ela é refletida e menos se vê o fundo da boca. Isto aumenta o valor da cor, mostrando a maior opacidade do material.
Sendo assim, é de suma importância que o profissional escolha o valor / opacidade correto da cor, para que o resultado clínico seja natural!
Considerando esta informação e as cores de dentes clareados, buscamos dicas de renomados professores na área de Dentística Restauradora Estética para compartilhar com vocês!
WD: A dentina W possui alto valor e opacidade. A dica é usar em pequenas espessuras. Você pode usar para mascarar parafusos de implantes, sob cores de opacidade Body. Em restaurações classe IV de dentes clareados, pode usar como dentina.
WB: extremamente versátil, pode ser usada como dentina bleach em casos de dentes clareados. A vantagem é que não deixa o dente muito opaco, mas aumenta o valor. Para casos de dentes com maior valor e menor translucidez, a WB pode ser utilizada como última camada, no lugar do esmalte. Caso se deseje uma cor um pouco menos branca para este fim, pode-se utilizar a cor B1B.
WE: camada final de esmalte sobre uma dentina WD ou WB. Aplicar em fina espessura, para não acinzentar a restauração. Caso seja uma restauração de dentes clareados cuja quantidade de resinas necessária seja muito pouca, pode usar a WE. Istro trará uma leve naturalidade e manterá o croma de dente clareado. Caso se deseje o uso de um esmalte cromático, porém um pouco menos branco que o WE, a opção seria utilizar a cor A1E.
CT: esmalte acromático mais versátil. Por ser clear, pode ser utilizado como esmalte da palatina em dentes anteriores (concha palatina). Esta cor possibilitará a obtenção de uma restauração com características de opalescência e translucidez no bordo incisal. Para dentes de pacientes idosos, cujo esmalte é mais desgastado e mais translúcido, pode ser usada como última camada de esmalte.
É importante ressaltar que o aspecto final da cor também está relacionado às espessuras das camadas de resina, além do acabamento, texturização e polimento. E um bom polimento só consegue ser obtido após uma excelente fotopolimerização do material. Então, atente-se também a estes detalhes em sua restauração! Talvez um ensaio restaurador prévio pode auxiliar no acerto da cor!
Espero que estas dicas ajudem no uso destas cores especiais para dentes clareados!
Obrigada e boa leitura!
Confira abaixo o caso clínico de dentes clareados com o Dr. William Kabbach.
1 – Aspecto inicial dos dentes anteriores após clareamento dental, note incompatibilidade da forma e cor na faceta antiga do 22 em resina composta
2 – Após aplicação do sistema adesivo, primeiros incrementos de resina composta posicionados, delgado esmalte palatino feito com resina de alta translucidez, a Filtek Z350 XT WE e também resina Filtek Z350 XT de corpo B1B na região cervical.
3 – Para aumentar a luminosidade do terço médio do dente, a resina Filtek Z350 XT WB foi aplicada na região central do mesmo. No detalhe, a resina Filtek Z350 XT XWB ainda mais luminosa sendo aplicada nas regiões proximais e incisal para escultura dos mamelos.
4 – Preenchimento da incisal com resina de alta translucidez Filtek Z350 XT WE e na região cervical, áreas de hipoplasia do esmalte reproduzida por pequenas linhas brancas e opacas, feito com resina Filtek Z350 XT WD.
5 – Sobre todas as cores, foi aplicada uma fina camada de resina de esmalte Filtek Z350 XT WE, sendo acomodada restabelecendo o volume além do aspecto de profundidade inerente aos dentes naturais.
6 – Aspecto do resultado alcançado. Note a compatibilidade de luminosidade, sem perder aspecto poli-cromático dos dentes naturais em uma forma natural.
Até a próxima!