• Filtek™ Universal Pink Opaquer: ideal para mascarar substratos escurecidos

    maio 21, 2020

    Filtek™ Universal Pink Opaquer: ideal para mascarar substratos escurecidos

    Acompanhe o caso clínico gentilmente cedido pelo Prof. Dr. Maurício Watanabe e observe como houve o mascaramento do substrato escurecido num caso bastante desafiador!

     

    Boa leitura!


    • Prof. Dr. Mauricio Watanabe

       

      Especialista em Periodontia e CTBMF

      Mestre em Clínicas Odontológicas com ênfase em Prótese

      Doutor em Ciência Odontológica com ênfase em Biomateriais

      Ganhador dos Prêmios Ateliê do Sorriso (APCD) e Galeria do Sorriso (SBOE)


    Um dos grandes desafios em restaurações com resina composta é mascarar um substrato bastante escurecido, tornando a restauração natural. Às vezes fica acinzentado, pois as cores opacas disponíveis nem sempre são capazes de opacificar de forma adequada. Pensando nisso, a 3M desenvolveu a Filtek™ Universal Pink Opaquer (PO), uma cor opaca rosada de alto valor, indicada para opacificar substratos escurecidos numa fina camada. Após sua aplicação, uma cor de resina semelhante à do dente do paciente deve ser aplicada sobre sua superfície, obtendo a cor final da restauração. Observe sua aplicação nas figuras abaixo:

    Area de Mascaramento
    Pink Opaquer

    Na imagem da esquerda, observe um disco de 1 mm de espessura na cor PO posicionado sobre uma linha preta, para demonstrar a capacidade de mascaramento. Acima dele, outro disco de 1 mm de espessura na cor A1, para uma percepção visual da cor final. Na imagem da direita, observe um manequim com o dente 21 na cor C3. Para critério comparativo, sua distal cervical foi apenas restaurada com a Filtek™ Universal A2, cor da arcada do paciente. Por se tratar de um substrato escurecido, somente a cor A2 não foi capaz de esconder esse escurecimento. Já em sua mesial, foi aplicada uma fina camada de Filtek™ Universal PO para mascarar o escurecimento do dente e impedir a visualização do fundo preto da boca. Observe o aumento do valor na mesial incisal. Sobre a PO, na mesial cervical, foi aplicada a A2. É possível observar o mascaramento do substrato escurecido obtendo a naturalidade da restauração após a inserção da cor A2.

    Por ser bem opaca, o limite máximo de incremento é de 1 mm*, sendo necessário maior tempo de fotopolimerização, quando comparado às demais cores que seguem a escala Vita®.

    Imagem 5
    *A dica de muitos professores é que essa resina seja utilizada numa camada mais fina que 1 mm, pois em fina espessura já pode ser obtido o mascaramento adequado.

    Espero que tenham gostado das dicas!
    Até a próxima!

    Foto da Dra. Caroline Miyazaki

    Dra. Caroline Miyazaki – Relações Educacionais e Científicas 3M Oral Care