• Cinco anos de desempenho clínico do RelyX™ Ultimate. Avaliação Dental Advisor

    agosto 24, 2018

    webLoaded = "false" Loadclientside=No

    webLoaded = "false"
    • Lançando no Brasil em 2015, o cimento resinoso adesivo RelyX™ Ultimate vem conquistando muitos usuários devido a sua excelente performance em adesão e também múltiplas possibilidades de aplicação. Avaliado pela Dental Advisor durante cinco anos, o desempenho clínico do cimento resinoso adesivo RelyX™ Ultimate usado em conjunto com o adesivo Single Bond Universal foi excelente. Com base nas classificações para ausência de descoloração marginal e retenção, esta solução recebeu a aprovação clínica de 99%. Confira todos os detalhes desta avaliação nesta matéria.

      Boa leitura!

      Descrição:

      O cimento resinoso adesivo, RelyX™ Ultimate, está disponível em uma seringa dupla com pontas misturadoras que proporcionam fácil mistura e dispensa do material (No Brasil, a sua apresentação é em clicker). Usado em conjunto com o adesivo Single Bond Universal, a solução apresenta elevada força de união tanto em esmalte quanto em dentina – com desempenho acima de 30 Mpa quando analisado pela The Dental Advisor. O cimento resinoso adesivo RelyX™ Ultimate apresenta um componente que ativa a função auto-cura do agente adesivo e elimina a necessidade de outro ativador. O adesivo Single Bond Universal também funciona como um primer para substratos de cerâmica à base de sílica, compostos, zircônia e metal. Ele pode ser usado na técnica de condicionamento ácido total, condicionamento ácido seletivo ou autocondicionante. A solução pode ser usada para cimentar restaurações de cerâmica à base de sílica (cerâmica vítrea), zircônia, metal, resinas compostas, incluindo pinos de fibra. O cimento resinoso adesivo RelyX™ Ultimate está disponível em tons translúcidos, B 0.5 (bleach), A1 e A3 opacos (No Brasil, está disponível nas cores A1 e TR)).

    webLoaded = "false"
    • Fig. 1: Idade das restaurações cimentadas com 3M RelyX™ Ultimate

    • Fig. 2: Como está distribuída as restaurações cimentadas com 3M RelyX™ Ultimate.


    webLoaded = "false"
    • Protocolo de avaliação clínica:

      Ao longo dos últimos cinco anos, iniciando em janeiro de 2012, mais de 2126 restaurações foram cimentadas com RelyX™Ultimate em conjunto com o Single Bond Universal. Isto incluiu 222 restaurações pré-existentes que tinham sido previamente cimentadas usando um outro produto e que foram cimentadas novamente com o cimento resinoso adesivo RelyX™ Ultimate. Durantes estes cinco anos, 1532 restaurações foram observadas (figura 1). As restaurações observadas consistiam em: 1331 coroas e 173 próteses fixas com três a cinco elementos. As demais consistiam em inlays, onlays, facetas e próteses fixas (figura 2). 63%das restaurações foram em molares, 25% em pré-molares e 12% na região anterior (figura 3). A grande maioria das restaurações eram de zircônia e de cerâmica à base de sílica, e as demais de metal-cerâmica (figura 4).

    webLoaded = "false"
    • Fig. 3: Dentes cimentados com 3M™RelyX™ Ultimate

       

    • Fig. 4: Tipos de materiais cimentados com o 3M™RelyX™ Ultimate

       


    webLoaded = "false"
    • Resultados aos 5 anos:

      1532 restaurações (72% do número total de restaurações aplicadas) foram observadas no ano cinco e foram avaliadas nas seguintes áreas: ausência de descoloração marginal e retenção. As restaurações foram classificadas usando uma escala de 1 a 5, sendo 1 = ruim, 2 = razoável, 3 = bom, 4 = muito bom e 5 = excelente.


    webLoaded = "false"
    • Ausência de descoloração marginal

      A ausência de descoloração marginal foi classificada como excelente (figura 5). Somente 19 restaurações receberam uma classificação menor que 5. Nove delas tinham descoloração muito leve e receberam uma classificação de 4. Das restantes, 10 restaurações, seis foram substituídas devido a falhas no dente e as outras quatro foram substituídas porque receberam uma classificação de 2. Mesmo assim, a maioria das restaurações receberam uma classificação de 5 no período de observação de 5 anos.


      Retenção

      A retenção foi classificada como excelente (figura 5). Durante o período de observação de 5 anos, 26 de 1532 restaurações soltaram (taxa de descolagem de 1,7%). Das 26 restaurações que soltaram, nove descolamentos foram associados com falhas nos dentes não relacionadas ao cimento. As 17 restaurações restantes que descolaram foram cimentadas novamente com cimento resinoso RelyX™ Ultimate. No geral, a taxa de retenção foi alta (98%), atestando a elevada força de união do cimento tanto nas restaurações quanto na estrutura do dente.

      Resumo:

      Ao longo do período de cinco anos, o desempenho clínico do cimento resinoso adesivo RelyX™ Ultimate usado em conjunto com o adesivo Single Bond Universal foi excelente, com base nas classificações para ausência de descoloração marginal e retenção. Aos cinco anos, o cimento resinoso adesivo RelyX™ Ultimate recebeu a aprovação clínica de 99%

      Fonte: Dental Advisor
      Site: https://www.dentaladvisor.com/evaluations/3mRelyX™-ultimate-adhesive-resin-cement-5-yr/
      Este conteúdo foi traduzido para o português, a sua versão original encontra-se em inglês no site da Dental Advisor.
      Foi acrescentado explicações adicionais para total compreensão do estudo no mercado brasileiro.

      Comentários do Usuário

      • “Eu uso o cimento resinoso adesivo RelyX™ Ultimate há cinco anos e não estou desapontado”.
      • “O cimento resinoso adesivo RelyX™ Ultimate é o meu cimento preferido desde sua introdução”
      • “Eu adoro usar o cimento resinoso adesivo RelyX™ Ultimate para cimentar pinos de metal e fibra de vidro, porque o produto da 3M tem uma ótima ponta aplicadora na seringa automix* para preencher o canal.”
      • “Cure por apenas dois segundos para facilitar a limpeza, caso contrário, a remoção de excessos consumirá muito tempo.”

      *Versão seringa automix não disponível no Brasil.


    webLoaded = "false"

    Conheça mais sobre nossos produtos.


    webLoaded = "false"

    Espero que tenham gostado. Aguardem nossa próxima edição!

    • Claudia Almeida – Relações Educacionais e Científicas 3M Oral Care