• share

    Novidades nas aplicações do Novec™ 1230

    16 janeiro 2019
    share

    webLoaded = "false" Loadclientside=No
    Red and purple triangle pattern with a flame icon

    Fluido 3M™ Novec™ 1230

    Notícias para engenheiros que projetam sistemas de combate a incêndio, projetistas, arquitetos e todos que trabalham em proteção contra incêndio. Fire Wire é a newsletter trimestral da 3M Estados Unidos sobre o fluido 3M™ Novec™ 1230, traduzida para português no Brasil.

    webLoaded = "false"
    • A SAPPHIRE system undergoes a test discharge in a data center.

      Últimas inovações no design de Sistemas de Proteção contra Incêndio

      Com as rápidas mudanças regulatórias e o cenário altamente competitivo, pode ser desafiador atender as necessidades dos clientes com equipamento e software de alta qualidade, sem comprometer a segurança dos colaboradores, os ativos da empresa e que não prejudique o meio ambiente. Nossos parceiros fabricantes de equipamentos de supressão de incêndio – também chamados de OEMs – desenvolvem e projetam novos sistemas para atender a todas essas exigências.

      Em 2018, diversos OEMs autorizados do Fluido Novec™ 1230 lançaram novos sistemas de supressão de incêndio, incluindo os mais recentes sistemas de supressão de incêndio de alta pressão!

      A solução de Sistemas de Alta Pressão para Proteção contra Incêndio ajuda a combater os riscos específicos, combinados com diferentes tipos de incêndios, que desafiam as especificações do sistema de supressão de incêndios. Cada vez mais, as empresas têm múltiplas áreas para proteger com um único sistema, instalações com espaço limitado para armazenamento dos cilindros ou ainda, prédios onde os cilindros devem ser colocados distantes da área protegida por questão de segurança (exemplo: cilindros de CO2). Em 2018, vimos a Johnson Controls lançar o sistema gasoso de combate a incêndio SAPPHIRE PLUS 70 bar , utilizando o agente limpo de combate a incêndio Novec™ 1230, da 3M™. O sistema permite maiores densidades de preenchimento, até 1.4 Kg/L (87.4 lb/ft³), aumento substancial na pressão para 70 bar em relação ao tradicional sistema SAPPHIRE 25 e 42 bar, ajudando a reduzir a emissão de carbono, tempo e custo de instalação.

      Novec™ 1230 é a maneira inteligente de proteger pessoas, equipamentos e o mundo.


    webLoaded = "false"
    • Logo of Sea-Fire Marine

      Sustentabilidade em primeiro lugar: Sea-Fire Europa encerra a distribuição de supressores de incêndio que utilizam HFCs.

      Em Outubro de 2018 a Sea-Fire Europa anunciou que não realizará a distribuição de supressores de incêndio que tenham em sua composição Hidrofluorcarbono (HFCs) (PDF, 171.45 KB).. “Estamos tomando esse primeiro passo na Europa porque sabemos que é a coisa certa a se fazer” diz Ernie Ellis, presidente da Sea-Fire Marine.

      Para tomar essa decisão, a Sea-Fire Europa avaliou o impacto ambiental causado pelos HFCs e as grandes dificuldades logisticas e de fornecimento, devido a redução gradual de HFCs na Europa em 2018. A empresa concluiu que é necessário recomendar e distrubuir alternativas sustentáveis, como os sistemas utilizando o Fluido Novec™ 1230, que é um agente limpo, e por isso, não contribui para problemas ambientais.

      Você sabia que o Protocolo de Montreal inclui o HFC como substância que contribui para a destruição da camada de ozônio? Em poucos anos, o HFC terá seu uso banido. Quer sair na frente? Faça como a Sea-Fire e utilize sistemas de combate a incêndio com o Fluido Novec™ 1230.


    webLoaded = "false"
    • Novec 1230 fluid is used to help protect people and property in a wide range of applications, including Formula One cars.

      Versatilidade de sistemas para diversos tipos de aplicações

      Desde 2000, nossos engenheiros têm trabalhado com nossos parceiros OEMs para explorar a ampla variedade de aplicações para o Fluido Novec™ 1230. Os estudos comprovam que a aplicação do fluido e funcionamento em diversas situações. A versatilidade, a segurança e a sustentabilidade do Novec™ 1230 o torna a escolha ideal para supressão de incêndio em mais de 50.000 instalações – sob algumas das condições mais adversas!

      Conheça alguns exemplos de sistemas adaptados, onde, apesar das dificuldades estruturais, foi possível a implementação com sucesso:

      • Costa Cruises instalou no seu navio de cruzeiro, o Costa Rivera, um sistema de supressão de incêndio sob medida e de baixo peso, para que fosse possível realizar a proteção sem afetar ou comprometer a funcionalidade do navio.
      • O governo dos EUA realizou a proteção de um novo centro de dados criticos, que processa os dados dos contribuintes, com um sistema de inundação total Firetrace™ E4, escolhido pela sua perfomance em alta pressão e fácil utilização, nos mais diferentes tipos de design.
      • O Museu Edvard Munch na Noruega escolheu um sistema SAPPHIRE® da Johnson Controls para proteger artefatos culturais insubstituíveis, que não podem sofrer com os danos que são provocados por incêndio e por sistemas baseados em água
      • Os melhores pilotos de automóveis, inclusive da Nascar, selecionaram o Fluido Novec™ 1230 para seus carros para proteger motoristas, equipamentos e meio ambiente.

      Quer saber qual a aplicação ideal para seu cliente? Nossa equipe de experientes profissionais o ajudará a enfrentar os desafios do seu projeto com orientações de especialistas, realização de testes em laboratório e assistência nos experimentos. Acesse www.3m.com.br/Novec para mais informações e comece hoje ou entre em contato através do e-mail falecoma3m@mmm.com ou telefone 0800 013 2333.


    webLoaded = "false"
    • Aircraft on the tarmac waiting for cargo to be loaded late in the day.

      Fluido Novec™ 1230 pode ser transportado via aérea.

      Ao contrário de outros agentes limpos, o fluido Novec™ 1230, é armazenado e transportado como um líquido - não um gás comprimido ou gás liquefeito - o que lhe dá uma flexibilidade única na forma de como o fluido pode ser transportado. Como ele não é regulamentado como uma substância perigosa pelo Departamento de Transporte dos Estados Unidos, o fluido Novec™ 1230 não está sujeito a requisitos de materiais perigosos para rotulagem, embalagem ou quantidades transportadas, podendo ser manuseado e transportado de maneira muito mais simples e rápida, em relação a outros supressores de incêndio.

      Exigências internacionais impõem diversos requisitos adicionais ao transporte de gases comprimidos ou gases liquefeitos, pois estes são classificados como Materiais Perigosos de Classe 2. Essas regulamentações valem tanto para supressores de incendio de hidrofluorcarbonos (ex: HFC-227ea), como para gases inertes e outros gases comprimidos, como o CO2, conforme a 49 CFR 173.115. Sendo assim, apresentam muitos requisitos regulatórios para embalagem, marcação, rotulagem e documentação. Além disso, a Associação Internacional de Transporte Aéreo limita o tamanho dos cilindros que são transportados via aérea, o que pode causar um custo maior no preço final do produto e maior dificuldade em realizar grandes transportes.

      Depois de um disparo intencional ou acidental do sistema, recarregar os cilindros do sistema e restaurar a funcionalidade total do sistema é essencial para manter operações críticas, seja em uma plataforma de petróleo no oceano, em um data center ou em uma instalação remota. Enquanto todos os agentes limpos podem ser transportados de um ponto a outro por diversos métodos, os sistemas que utilizam o fluido Novec™ 1230 podem ser recarregados rapidamente - com um mínimo de atrasos devido a regulamentações ou dificuldades no transporte.


Notícias 3M Novec™ (Hot Topics)

Nossa equipe, incluindo engenheiros, cientistas e outros especialistas, responderão às suas perguntas e oferecerão o suporte global de que você precisa.