Controlar os níveis dissolvidos de O₂ e CO₂ é fundamental para a operação de tratamento de água para geração de vapor. Ambos os gases são corrosivos e podem afetar negativamente o desempenho da caldeira, levando a falhas precoces nas tubulações ou nos seus componentes. Níveis altos de dióxido de carbono podem aumentar a carga iônica total na água, reduzindo a eficácia das tecnologias de troca iônica.
Historicamente, torres de vácuo, descarbonatadores e dosagens químicas são métodos comuns usados para controlar gases e fornecer água para geração de energia. No entanto, esses métodos podem ser menos eficientes, além de exigir mais manutenções e manuseios de grandes volumes de produtos químicos.
Os produtos de corrosão podem depositar e obstruir tubulações e dispositivos de processo, o que pode causar problemas no controle de aquecimento e na qualidade da água ou pode ser transportado de volta para a caldeira no condensado recuperado, contribuindo para condutividade da água na caldeira. Assim, a remoção de gases dissolvidos da água de alimentação da caldeira pelas Membranas Contatoras 3M™ Liqui-Cel™ pode ajudar a preservar importantes equipamentos.
A remoção de oxigênio para níveis de até 1 ppb pode ser alcançada com sistemas de Membranas Contatoras dimensionados adequadamente. Comparado a uma torre de vácuo típica ou um desaerador a vapor que pode atingir 7 ppb, os produtos 3M ajudam a reduzir a quantidade de sequestrantes de oxigênio usada durante operações normais e aliviam a necessidade de altas doses quando o desaerador não está disponível. Como os níveis de oxigênio alcançáveis são baixos nos com as Membranas Contatoras Liqui-Cel™, o desaerador a vapor pode ser usado como pré-aquecedor de água de alimentação e armazenamento, em vez de descarregar o vapor. Uma planta pode obter economias de custos significativas reduzindo a taxa de ventilação do desaerador.
A redução dos níveis de CO₂ dissolvido reduz a carga iônica total na água, aumentando a eficácia das tecnologias de troca iônica. Isso permite que um sistema de tratamento de água reduza a frequência dos ciclos de regeneração do leito de resina de troca iônica e aumente a vida útil dos equipamentos de deionização, o que pode economizar tempo e dinheiro. Plantas que usam hidróxido de sódio (popularmente conhecido como soda cáustica) para ajustar o pH em sistemas de osmose reversa (RO) podem ser capazes de usar essa membrana de transferência de gás ao invés de ajuste cáustico. Assim, pode haver redução no uso de produtos químicos na planta.
As Membranas Contatoras 3M™ Liqui-Cel™ usadas para desaeração podem atingir de maneira confiável concentrações muito baixas de gás dissolvido e podem operar sem produtos químicos em comparação com métodos alternativos de desgaseificação. Em sistemas de tratamento de água com espaço disponível limitado, as Membranas Contatoras Liqui-Cel™ podem ser uma opção ideal.
Boletins Técnicos Série EXF
Desenhos de Produtos: 6 x 28
Desenhos de Produtos: 8 x 20, 8 x 40 e 8 x 80
Desenhos de Produtos: 10 x 28
Desenhos de Produtos: 14 x 28
Desenhos de Produtos: 14 x 40
Vamos trabalhar juntos! Os produtos 3M estão em constante evolução para melhor atender às necessidades dos clientes. Se precisar de ajuda para encontrar o produto certo para o seu projeto ou tiver outras dúvidas sobre as soluções oferecidas pela 3M, entre em contato conosco.
Retornaremos o contato o mais breve possível. Por favor, se certifique que o telefone e e-mail informados estão corretos.