Duas pessoas revisam folhas de Post-It coladas em uma parede de vidro.

5 pontos chave do webinar sobre mitigação de PIM da 3M.

Não pôde assistir ao webinar "Novas técnicas de mitigação de PIM para infraestruturas de redes sem fio"? Assista agora (em inglês) ou reveja alguns dos destaques abaixo:

As soluções existentes de mitigação de PIM não são projetadas para lidar com PIM conduzido

A intermodulação irradiada passiva (PIM) é gerada por um dispositivo não linear irradiado diretamente pela antena. Nestes casos não existem correntes induzidas; a própria antena emite sinais que acionam objetos não lineares próximos, que por sua vez irradiam PIM de volta para a antena. É por isso que a maioria das soluções de mitigação de PIM se concentra nesse tipo de PIM. Mas como o PIM conduzido é o resultado de correntes na estrutura e não de sinais da antena, as soluções tradicionais, como a blindagem metálica, não são eficazes.

O PIM conduzido pode ser significativamente reduzido usando absorvedores magnéticos

As técnicas tradicionais de blindagem contra PIM irradiado, como folhas metálicas, têm pouco efeito na mitigação do PIM conduzido. O sinal se propaga acima do material de blindagem e continua para outras partes da estrutura. Mas um composto de partículas magnéticas em uma resina polimérica demonstrou sua capacidade de reduzir e mitigar o PIM em experimentos de laboratório e de campo.

Medir o PIM acionado é prático

Como o PIM pode ser altamente variável ao longo do tempo, em períodos curtos e longos, dependendo da banda de frequência, corrosão e outros desgastes da estrutura, demandas da rede, etc., um desafio comum é criar dados reproduzíveis. Através de testes num ambiente controlado utilizando uma câmara anecóica, várias antenas, analisadores PIM e outros equipamentos de teste, a 3M conseguiu demonstrar um desempenho repetível com um elevado nível de confiança estatística. Testes de campo com sites reais foram então utilizados para validar os resultados, incluindo a redução cumulativa do PIM de todos os ramais de RX e faixas de 700 MHz para cada site, mesmo com um único setor tratado e sem qualquer outra mitigação ou higienização do PIM.

Gráficos que mostram a redução acumulada de PIM em uma variedade de lugares de teste.

Absorventes não são iguais

A solução PIM ideal requer a combinação certa de material e espessura, colocada nos lugares certos – a instalação correta é importante para um desempenho eficaz. Dê uma olhada nesta comparação de colocações de materiais absorventes nos testes da 3M:

Gráficos que mostram a redução de PIM baseada na localização do absorvedor, em uma variedade de materiais e locais.

Existem soluções rápidas e fáceis

Simulação, testes de laboratório e testes de campo determinaram uma combinação eficaz de material e posicionamento, e descobriu-se que ela pode ser aplicada em apenas alguns minutos com treinamento mínimo. Dê uma olhada no Kit de Redução PIM 3M™ 1300 para obter mais informações.