Web séries para
engenharia clínica
3M™ Health Care Academy
A Web Series Esteril U para Engenharia Clínica é uma iniciativa da 3M, com conteúdo 100% dedicado à capacitação técnica dos profissionais da Engenharia Clínica, que são fundamentais para o suporte aos equipamentos de esterilização usados no CME para Processamento de Produtos para Saúde (PPS).
Atualizar conhecimentos na área de processamento de produtos para saúde (PPS) e funcionamento dos esterilizadores;
Reconhecer as evidências científicas e normativas relacionadas aos equipamentos de esterilização.
Atualmente no mercado, os diversos fabricantes de equipamentos desenvolvem dinâmicas diferentes de configuração de ciclos de esterilização por vapor saturado. Neste contexto encontramos grandes divergências ao compararmos com as instruções dos fabricantes de produtos para saúde (PPS), o que pode confundir o departamento de reprocessamento em uma CME, ocasionando resultados inesperados no processo de secagem dos materiais esterilizados. As cargas molhadas, não são previstas em nossa legislação e podem indicar uma falha no processo de esterilização.
Emerson Aparecido Miguel é Engenheiro Químico, pós-graduado em Engenharia de Segurança do Trabalho, Especialista em Validação de Processos e Equipamentos, Membro do comitê CB26 (Esterilização) da ABNT, Sócio da OrionCE Serviços de Metrologia Ltda.
Nesta aula abordaremos o impacto na segurança do paciente da medição do agente esterilizante, em qual momento realizá-la e como fazê-la. Por fim, será abordado como a engenharia clínica pode coordenar esse processo afim de melhorar o processo e minimizar o impacto para a instituição.
Renan Jung é Engenheiro de materiais, Mestre pela universidade federal de SC, possui 8 anos de experiência em Pesquisa e Desenvolvimento na 3M do Brasil , atualmente é especialista de assuntos científicos e educacionais na 3M, sendo líder do projeto ETS (Electronic Test System) no Brasil.
Sustentabilidade, um tema atual e desafiador, mas repleto de oportunidades. Discussões são realizadas mundialmente no intuito de acelerar ações para estimular práticas que promovam, entre outras, a reciclagem, o recriar e a atenção às questões envolvendo as mudanças climáticas. Indivíduos e organizações buscam fomentar a disseminação de informações e de ações em prol do bem estar comum. A responsabilidade social das empresas ganha destaque à medida que também implementa um olhar holístico para os bens e serviços oferecidos à sociedade.
Gláucya Lima Dau é Enfermeira, Mestre em Enfermagem e Doutoranda pelo PPGEnfBio - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Possui residência em CC, CME e RA pelo Hosp. Univ. Pedro Ernesto(UERJ). Especialista em CC, CME e RA pela SOBECC. Certificada na área de Esterilização - Quadro de Certificação em Processamento Estéril (CBSPD) Lebanon, New Jersey. Membro da AAMI - Arlington, Washington D.C. Especialista de Assuntos Científicos e Educacionais da 3M do Brasil.
Esta apresentação aborda as propriedades antimicrobianas do peróxido de hidrogênio, com ênfase na sua utilização como agente esterilizante. Discutiremos os ciclos de esterilização disponíveis no mercado, os aspectos relacionados ao uso seguro, tecnologias para monitoramento, vantagens e limitações de método de esterilização.
Rafael Queiroz é Enfermeiro, Pós-Doutor em Ciências pela Universidade de São Paulo (USP), Especialista em Enfermagem Cirúrgica pelo Hospital do Servidor Público Estadual (HSPE), Especialista em Enfermagem em CC, CME e RA pelo Centro Universitário São Camilo. Pesquisador e docente de cursos de graduação e pós-graduação lato e strictu sensu. Experiente no ensino e produção de conhecimento em temas relacionados à segurança no processamento de produtos para saúde.
Nesta aula abordaremos as incoerências entre as instruções de uso (IDU) dos fabricantes e a prática diária no CME, que podem resultar em produtos para a saúde não seguros para o uso, comprometendo a segurança do processo de limpeza de esterilização.
Jeane Aparecida Gonzalez Bronzatti é Doutora em ciências pela Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo (USP); Consultora Técnica em Saúde; Coordenadora Científica do Grupo de Incentivo ao Aperfeiçoamento Multiprofissional; Docente do Curso de Pós-Graduação em Bloco Cirúrgico da Escola de Enfermagem do Hospital Israelita Albert Einstein, do Centro Universitário São Camilo e da Faculdade São José da Santa Casa de São Paulo, Docente do Curso de Desenvolvimento Gerencial LIGRESS HCOR.
No desenvolvimento de produtos para saúde uma importante etapa é a elaboração da instrução de reprocessamento deste produto. O profissional de saúde terá neste documento a referência para o processamento, garantindo na teoria que o produto para saúde continua dentro das especificações de segurança do fabricante, porem na prática isto normalmente não acontece. Esta apresentação ajudará a compreender a discrepâncias atuais das instruções de uso, que estão conforme norma técnica.
Paulo Roberto Laranjeira é Engenheiro Eletrônico, Doutor em Ciências pela Universidade de São Paulo (USP), MBA em Engenharia da Qualidade pela POLI-USP, Técnico em Esterilização Nível 2 pela Sociedade Alemã de Esterilização, Coordenador do CB26:090.01 – Comissão de Estudo de Esterilização de Produtos para Saúde e SócioDiretor da OrionCE - Consultoria e Engenharia.