restaurant owner standing outside his establishment next to an open sign on the window

Você está pronto para o novo perfil de consumidor pós-COVID-19?

Quando a pandemia passar, os restaurantes voltarão aos negócios, mas pode não ser "como antigamente". Vamos dar uma olhada em como seus clientes podem mudar seu comportamento - e como você deve se preparar para isso.

Ninguém sabe ao certo quanto tempo durará a pandemia de COVID-19, mas seu impacto no segmento de Food Service já é inegável. Muitos restaurantes em todo o mundo diminuíram as ocupações, foram obrigados a suspender o serviço nos salões e implementaram opções de takeout (coleta) e delivery, limitaram seu menu e horários ou fecharam completamente em um esforço para retardar a disseminação do COVID-19. E embora seja provável que todas essas mudanças tenham afetado seus negócios; eles também tiveram um efeito dramático sobre seus clientes e seus hábitos.

Embora todos esperemos que as coisas se resolvam rapidamente, é importante lembrar que, quando a pandemia acabar, não há garantia de que seus clientes voltarão a se comportar exatamente como antes. Na verdade, alguns especialistas argumentam que a situação atual pode mudar fundamentalmente a forma como os restaurantes operam no futuro - e você deve ter certeza de que seu negócio está preparado.

  • UM CENÁRIO DIFERENTE REQUER ATITUDES DIFERENTES:

    À medida que cada vez mais as pessoas são orientadas a “ficar em casa”, mais e mais clientes recorrerão a fontes alternativas para suas refeições - incluindo comida caseira, takeout e delivery. E por mais difícil que tenha sido a transição para o segmento de restaurantes como um todo, os clientes se ajustaram com muito mais facilidade. Na verdade, os aplicativos de entrega aumentaram o tráfego em todas as áreas e esperam mais para os próximos meses.

    No entanto, mesmo que essas restrições sejam retiradas ou flexibilizadas, é improvável que seus clientes parem de se preocupar com sua saúde e segurança - ou parem de ter dúvidas sobre estar em grupos ou sair para espaços públicos. Em vez de esperar que as coisas voltem ao normal e se preparar para um salão cheio, os restaurantes devem estar cientes de que podem precisar reconquistar a confiança de seus clientes - e isso significa ter empatia com o desconforto do público

  • couple sitting at a restaurant table with no other patrons around them.

    Quando chegar a hora de reabrir, considere manter algumas práticas de distanciamento social para facilitar os clientes de volta à ideia de uma refeição sentada. Para começar, mantenha a ocupação baixa, para evitar superlotação, ou mude o layout para manter dois metros de distância entre os clientes. Para esse fim, garantir que a parte da frente do seu restaurante tenha espaço suficiente para que os clientes em espera por mesas ou os que aguardam o take-out estejam seguros e confortáveis, é essencial. Além disso, certifique-se de que o álcool 70° esteja disponível e facilmente acessível para que toda a equipe de colaboradores, motoboys e clientes possam higienizar suas mãos. Devido ao maior foco global em sanitização, os clientes estarão superconscientes das medidas de limpeza e menos indulgentes com os erros - portanto, certifique-se de ter um plano sólido para limpar as superfícies corretamente e mantê-las assim antes de abrir.

    Você também pode querer atualizar seu menu ou deixar de lado as mudanças que você já fez - por exemplo, os clientes podem hesitar em compartilhar a comida, então alterar o estilo familiar ou pratos compartilhados para pratos individuais pode ajudar a aliviar algumas preocupações. Além disso, a preservação de um menu limitado pode aliviar a pressão em seus resultados enquanto você faz a transição de volta ao serviço.

  • TAKEOUT/DELIVERY:

    Há poucos meses, muitos restaurantes não esperavam que em breve, a maioria de seus negócios seria via takeout e delivery. E por mais que queiramos retornar à atmosfera romântica ou familiar de uma refeição fora de casa, isso não será necessariamente o que irá acontecer depois que a pandemia passar.

  • woman looking at her phone with a take-out and delivery app displayed.

    Muitos clientes terão se adaptado aos procedimentos de quarentena e é provável que continuem a fazer pedidos com mais frequência. Com isso em mente, pode ser sensato garantir que você consegue atender a takeout e delivery de formas seguras, como coleta na calçada e entrega sem contato, mesmo que seu restaurante tenha reaberto para refeições no local. Isso não apenas mostra sensibilidade às mudanças, mas o ajuda a manter seu novo negócio centrado em comida "para viagem". E não se esqueça de manter uma linha de comunicação aberta com seus clientes - não apenas para incentivar os clientes fieis a apoiarem seus negócios conforme você retoma o serviço, mas para demonstrar seu compromisso com a saúde e conforto deles e receber um feedback útil sobre como seguir em frente.

    Embora o futuro seja sempre incerto, ter empatia e ser gentil em um momento globalmente delicado e sem precedentes é o primeiro passo para a estabilidade. Levando em consideração a preocupação do público e tomando algumas medidas proativas, você e sua empresa podem abordar a dinâmica de mudança no segmento de restaurantes com inteligência, prudência e compaixão.


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