restaurant worker placing unused chairs upside down on top of tables

Superando os desafios da COVID-19

Sabemos que os tempos estão difíceis para o segmento de restaurantes agora, mas vamos superar isso juntos. Reunimos algumas dicas, conselhos e recursos para ajudar você e seu restaurante a enfrentar a crise.

Estamos vivendo em tempos muito desafiadores e, embora todos estejam sentindo o impacto do coronavírus (COVID-19), a indústria de restaurantes e hospitalidade nunca experimentou mudanças tão rápidas e extraordinárias em tão pouco tempo. Com as orientações de fechar as portas e limitar a interação social, como o setor de restaurantes avança? Não afirmamos ter todas as respostas, mas estamos aqui para fornecer algumas soluções práticas que ajudarão a esclarecer a situação.

  • SAÚDE E SEGURANÇA EM PRIMEIRO LUGAR

    Saúde e segurança estão no topo da mente de todos agora, mas para o segmento de restaurantes, esses tópicos dispararam em importância. Os restaurantes sempre seguiram rígidas diretrizes de saúde e segurança, mas agora é a hora de redobrar nossos esforços para o bem de nossos clientes, funcionários e público em geral.

    Embora atualmente não haja evidências ou casos relatados de alimentos associados à transmissão de COVID-19, os Centros de Controle de Doenças (CDC), Food and Drug Administration (FDA), Organização Mundial de Saúde (OMS), Occupational Safety and Health Administration (OSHA), Ministério da Saúde do Brasil, entre outros, estão pedindo a todos, incluindo os trabalhadores do setor de alimentação, que adotem ações preventivas para reduzir a propagação do vírus. Você provavelmente já ouviu isso muitas vezes, mas, para reiterar, as diretrizes atuais são:
     

    • Lave com frequência as mãos até a altura dos punhos, com água e sabão, ou então higienize com álcool em gel 70%
    • Ao tossir ou espirrar, cubra nariz e boca com lenço ou com a parte interna do cotovelo
    • Não tocar olhos, nariz, boca ou a máscara de proteção fácil com as mãos não higienizadas
    • Mantenha distância mínima de 1 (um) metro entre pessoas em lugares públicos e de convívio social
    • Se estiver doente, evite contato próximo com outras pessoas, principalmente idosos e doentes crônicos

    Junto com o reforço em treinamento de higiene e segurança dos alimentos, certifique-se de que seus funcionários entendam e sigam todos os protocolos - o mais importante, ficar em casa se se sentirem mal (exceto para receber cuidados médicos) até que os sintomas desapareçam completamente, conforme recomendado pelo CDC e Ministério da Saúde.

LIMPEZA, SANITIZAÇÃO E DESINFECÇÃO

Da frente do salão aos fundos da cozinha, sabemos que você coloca muita energia para manter seu restaurante limpo. Mas, agora, esses esforços são apenas a ponta do iceberg. Os requisitos variam de acordo com o estado, a cidade e o país, mas geralmente os restaurantes que oferecem opções para viagem e entrega agora são considerados “negócios essenciais”. Isso significa que as práticas de limpeza e desinfecção que você já possui terão que ser muito mais completas e frequentes.

  • close up of soapy hands being washed with hot water under a commercial sink

    O CDC, FDA, OMS e OSHA divulgaram orientações específicas para locais de trabalho, com dicas para prevenir a propagação do vírus e medidas para reduzir o risco de exposição. No mínimo, os restaurantes deveriam desinfetar, e não apenas higienizar os pontos de “alto contato” como maçanetas, corrimãos e balcões com muito mais frequência. Lembre-se de que, se você mudou a operação para apenas takeout e delivery, esses pontos de alto contato podem ter mudado ou aumentado. Além disso, você deve verificar se os produtos que está usando estão na lista de desinfetantes registrados pela ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), recomendados para uso contra SARS-CoV-2 - e se a equipe é treinada para usá-los corretamente. Para uma visão mais detalhada sobre como manter seu restaurante limpo durante esses tempos difíceis, consulte nosso artigo recente, "Limpeza de restaurantes durante a pandemia de COVID-19"

    Embora esses requisitos possam ser demorados e um pouco assustadores, é fundamental ouvir e seguir as instruções de seu estado e autoridades locais e manter todas as superfícies limpas - essa é a única maneira de retardar a disseminação do COVID-19 e proteger a todos.

CUIDE DA SUA EQUIPE

Cuidar de sua equipe significa mais do que apenas manter o local de trabalho limpo - significa garantir que você está lado deles. Como os restaurantes são considerados “essenciais”, os seus colaboradores também o são. Isso coloca toda a sua equipe em uma posição vulnerável e estressante - e você deve fazer o que puder para apoiá-los.

O negócio de restaurantes sofreu um grande golpe econômico, assim como seus funcionários - muitos dos quais trabalham por hora e contam com um salário regular ou gorjetas. Embora você possa ter uma equipe diferente atualmente para acomodar a mudança de comportamento do consumidor, é importante que você se programe para garantir que seus funcionários estejam protegidos de doenças, bem como de perdas dramáticas de renda. Embora possa não resolver tudo, ter funcionários temporários pode ser útil para assumir turnos se alguém estiver doente, e assim, garantir que todos tenham as horas e a renda de que precisam.

  • chef working behind the counter to prepare food at a hip restaurant

    Se você ainda não oferece licença médica remunerada, agora é a hora. Sem essa opção, alguns funcionários podem ser forçados a escolher entre sua renda e colocar outros em risco. E pode parecer contra-intuitivo, mas se você geralmente precisa de um atestado médico para doenças, considere adotar uma postura mais branda no curto prazo. Se sua empresa não oferece seguro saúde, obter um atestado médico pode ser difícil, ainda mais durante uma pandemia, quando as clínicas estão sobrecarregadas. Em tempos como estes, sua sensibilidade e compreensão garantem que sua equipe permaneça saudável.

    Esse tipo de consideração não é apenas a coisa certa a se fazer por seus funcionários, clientes e o público em geral - pode ter um impacto positivo em sua reputação. As empresas que se recusam a seguir as diretrizes ou a ajudar seus colaboradores não serão vistas de forma positiva depois que a pandemia passar.

DRIVE-THRU, TAKEOUT E DELIVERY

Muitos restaurantes em todo o país foram obrigados a suspender as operações nos salões e, então, adotar opções de drive-thru, takeout (coleta) e delivery para ajudar a conter a propagação do vírus. No entanto, mesmo se você não tiver recebido ordens para fazê-lo, deve considerar tomar medidas para ajudar a limitar a interação. Por exemplo, restaurantes em todo o mundo diminuíram suas ocupações, mudaram seus layouts para acomodar o distanciamento social ou até removeram móveis que incentivam o descanso.

  • delivery service driver carrying a brown bag of take-out with a customer's order receipt stapled to the bag

    Considere agilizar seu processo de takeout e delivery de acordo com a situação em desenvolvimento. Institua opções de delivery e takeout sem contato, comopor exemplo fornecer uma opção de entrega ou zonas de coleta designadas que ajudam a manter o distanciamento social. Alguns restaurantes começaram a aceitar apenas pagamentos com cartão de crédito online para limitar a transmissão do vírus em dinheiro ou recibos.

    Este também é um excelente momento para construir uma presença online mais robusta. Os clientes sabem que o segmento de Food Service está sofrendo, e muitos querem ajudar seus restaurantes favoritos. E embora eles não possam aparecer para jantar, eles podem encontrar você nas redes sociais e no seu site. Certifique-se de que todas as informações essenciais estejam facilmente acessíveis - seu cardápio, horários de funcionamento e como fazer o pedido - e também de que outra forma eles podem ajudar, seja por meio de cupons ou cartões-presente para o futuro ou programas locais de ajuda humanitária. Mesmo que você não tenha muita experiência com redes sociais, superar esse desafio para conectar-se com seus clientes durante este período sem precedentes é muito importante.

CONTE COM PARCEIROS

O segmento de Food Service nunca experimentou nada parecido e provavelmente continuará sentindo os efeitos nos próximos anos. Mas em meio a uma situação tão dramática e em rápida mudança, pode ser difícil tentar peneirar todas as notícias, informações e conselhos disponíveis. Por onde você pode começar a encontrar as respostas certas para sua situação específica?

  • Felizmente, muitos parceiros da indústria responderam com listas completas e selecionadas de recursos de ajuda valiosos. Para destacar alguns:
     

    • A ABRASEL, Associação Brasileira de Bares e Restaurantes, criou e disponibilizou gratuitamente uma rede de apoio ao profissional do segmento, com cartilhas de orientações e diversas informações relevantes sobre como se adaptar ao novo cenário
    • A ABIA, Associação Brasileira da Indústria de Alimentos disponibilizou gratuitamente um guia de boas práticas e recomendações baseadas nas diretrizes mais recentes das autoridades de saúde brasileiras e internacionais

    Sabemos que esta é uma situação difícil para todos no setor - e estamos aqui para ajudá-lo. Mantenha-se informado e faça sua parte para desacelerar a disseminação do COVID-19.


  • Quer obter mais informações como essa da 3M?

    Inscreva-se para receber comunicações por e-mail da 3M Food Service

    Campos com * são de preenchimento obrigatório.

  • Si No
  • A 3M leva a sua privacidade a sério. A 3M e seus terceiros autorizados usarão as informações fornecidas de acordo com nossa Política de Privacidade para enviar comunicações que podem incluir promoções, informações de produtos e ofertas de serviços. Esteja ciente de que essas informações podem ser armazenadas em um servidor localizado nos Estados Unidos. Se você não consentir com o uso de suas informações pessoais, não use este sistema.

  • Enviar

Obrigado por entrar em contato com a 3M.

Recebemos a sua mensagem e responderemos em breve.

Nossas desculpas...

Um erro ocorreu durante o envio. Por favor tente novamente mais tarde...

Precisa de ajuda? Entre em contato com um especialista 3M

Temos especialistas em atendimento ao cliente para responder suas dúvidas, mande-nos uma mensagem.

CHAT WITH US