male dishwasher washing a large baking sheet in a commercial grade sink

Limpeza de restaurantes durante a pandemia de COVID-19

Quando se trata da limpeza do seu restaurante, as expectativas são mais altas do que nunca. É hora entender como mantê-lo limpo e desinfetado - para que você possa manter seus clientes seguros.

De todas as áreas afetadas pela COVID-19, o segmento de food service provavelmente foi o mais atingido. Como um negócio que depende de limpeza, sanitização e segurança, além de interagir com o público, uma crise de saúde dessa magnitude mudaria todos os seus processos - principalmente a maneira como o mantemos limpo.

É provável que você já tenha tomado medidas para seguir todos os regulamentos e aumentar os procedimentos de limpeza, mas em circunstâncias que mudam tão rapidamente, é importante revisar regularmente essas práticas conforme a situação se desenvolve. Vamos dar uma olhada em como manter seu restaurante limpo - agora e no futuro.

  • HIGIENE DAS MÃOS E USO DE LUVAS:

    Embora limpeza, higiene e sanitização sempre tenham sido importantes para o segmento de food service, a situação atual deixou claro como esses esforços são cruciais para a saúde e segurança de todos os envolvidos. E embora não haja evidências de que o novo coronavírus possa ser transmitido através dos alimentos, os estabelecimentos envolvidos com alimentos e preparação de alimentos devem tomar precauções extras para se proteger e proteger o público em geral - afinal, prevenção nunca é demais!

  • male chef washing his hands with disinfectant bottles displayed in background.
    • Tudo começa com a sua equipe. Seus funcionários estão em uma posição extremamente vulnerável. Ao virem para o trabalho, eles estão colocando a si próprios e a outros em risco para fornecer um serviço essencial - e a saúde e segurança deles deve estar no topo da sua lista. Para tanto, certifique-se de que todos os membros de sua equipe entendam e sigam as diretrizes preventivas estabelecidas pelo Ministério da Saúde no trabalho e em casa, incluindo:
       

      • Lave com frequência as mãos até a altura dos punhos, com água e sabão, ou então higienize com álcool em gel 70%
      • Ao tossir ou espirrar, cubra nariz e boca com lenço ou com a parte interna do cotovelo
      • Não tocar olhos, nariz, boca ou a máscara de proteção fácil com as mãos não higienizadas
      • Mantenha distância mínima de 1 (um) metro entre pessoas em lugares públicos e de convívio social
      • Se estiver doente, evite contato próximo com outras pessoas, principalmente idosos e doentes crônicos
  • LIMPEZA, DESINFECÇÃO E SANITIZAÇÃO:

    Manter um restaurante limpo durante os períodos normais pode ser uma tarefa desafiadora, e a pandemia da COVID-19 a torna ainda mais difícil. No entanto, ao nos mantermos atualizados sobre os regulamentos, revisando regularmente as práticas e melhorando nossos processos, podemos navegar por essa situação desafiadora juntos.

    Várias organizações de saúde e segurança - incluindo o CDC (Centro de Controle e Prevenção de Doenças, EUA), FDA (Food and Drug Administration, agência federal do Departamento de Saúde dos Estados Unidos), OMS (Organização Mundial da Saúde) e OSHA (Occupational Safety and Health Administration, EUA) - emitiram orientações específicas para locais de trabalho para ajudar a prevenir a propagação do vírus e limitar a exposição. É altamente recomendável que todos os pontos de "alto contato", como maçanetas, corrimãos e balcões, sejam limpos e desinfetados frequentemente com desinfetantes registrados pela ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), recomendados para uso contra SARS-CoV-2, o vírus que causa COVID-19. Você provavelmente já aumentou sua frequência de limpeza, mas como muitos restaurantes operam exclusivamente com delivery, pode ser fácil ignorar as áreas de risco. Fazer um mapa das “zonas de contato” na frente e nos fundos do estabelecimento, banheiros e todos os locais intermediários, junto com um cronograma de limpeza expandido, pode garantir que nada seja esquecido.

  • man wearing a hazmat suit disinfecting commercial cooking hood ranges.

    Em termos de preparação de alimentos, a OMS relata que temperaturas entre 60° e 66°C e superiores são suficientes para matar a maioria dos vírus - o que significa que cozinhar e lavar a louça cuidarão da maioria dos riscos potenciais. Mas limpar as superfícies de preparação de alimentos apresenta um desafio diferente. Os desinfetantes geralmente não são seguros para alimentos e podem exigir longos períodos de permanência antes de enxaguar. Nessas circunstâncias, as superfícies de contato com alimentos devem ser regularmente limpas e higienizadas - para remover os patógenos a um nível seguro - e então totalmente desinfetadas sempre que possível.

    Além disso, essas circunstâncias podem representar uma oportunidade agridoce de lidar com trabalhos difíceis e desagradáveis ​​que foram deixados de lado durante os tempos de maior movimento, como descongelar e desinfetar freezers, fogões, fornos e outros equipamentos grandes, como cobertura e sistemas de ventilação, ou reparar e substituir aparelhos desatualizados. Cuidar dessas tarefas agora deixará seu restaurante pronto para quando a reabertura realmente acontecer. As probabilidades são de que os clientes e as autoridades tenham grandes expectativas no que diz respeito à limpeza dos restaurantes assim que a pandemia passar - mas, fazendo um esforço e construindo estratégias de limpeza fortes agora, podemos estabelecer uma base segura para o futuro do segmento de Food Service.

  • ORGANIZAÇÃO E COMUNICAÇÃO:

    Embora a limpeza seja vital para manter seu negócio durante este período turbulento, também é importante manter-se organizado. Com tantas mudanças em tão pouco tempo, é fácil que detalhes importantes passem despercebidos e fiquem fora de seu controle. Desde as necessidades administrativas, a pessoas e programação, até pedidos de fornecimento e procedimentos de retirada e entrega, você provavelmente teve que repensar muitas de suas estruturas internas nos últimos meses - mas você também deve rever regularmente seus processos e estar preparado para mudar. Quanto mais rápido se adaptar, mais provável é que você e seu restaurante manobrem graciosamente através de cada desafio. E não se esqueça de olhar suas antigas estruturas organizacionais e ver o que poderia ser melhorado ou adaptado no futuro - é muito provável que a indústria de restaurantes mudará após o COVID-19 e você deve estar preparado.

  • female restaurant barista on a laptop taking time to communicate with restaurant followers and patrons online.

    Agora é também a hora de reforçar e construir sua presença na web - e aumentar sua programação de postagens. Mesmo que não possam sair para jantar, seus clientes ainda querem dar apoio aos seus restaurantes favoritos - e é claro, saber como estão indo. Certifique-se de que seu site esteja atualizado e funcionando, e coloque as informações mais importantes em primeiro plano, por exemplo, quem você é, seu horário de funcionamento, como fazer um pedido e quais precauções de limpeza e segurança você está tomando.

    E não se esqueça de usar as mídias sociais para interagir com seus clientes, responder a perguntas e informá-los sobre o que você está fazendo. Além de manter seus clientes informados, expandir sua presença na web agora será extermamente importante para seus negócios no futuro.

    Não há dúvidas sobre isso, o novo coronavírus já teve um impacto profundo em muitas áreas diferentes do segmento de Food Service. E embora ainda não saibamos todas as consequências da pandemia, o que sabemos é que mudar nossos comportamentos para manter nossos estabelecimentos limpos e higienizados faz a diferença. Cumprindo os regulamentos, aumentando a frequência e o rigor da limpeza e estando preparados para as coisas mudarem rapidamente, podemos resistir a essa tempestade - e sair mais fortes do outro lado.


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