restaurant worker placing unused chairs upside down on top of tables

Superar os desafios é muito mais fácil com uma experiência sólida

Superando os desafios pós pandemia de COVID-19

Sabemos que são tempos de recuperação para o segmento de restaurantes, mas vamos passar por isso juntos. Reunimos algumas dicas, conselhos e recursos para ajudar você e seu restaurante a superar a crise.

Vivemos tempos muito desafiadores e, embora todo o mundo esteja sentindo o impacto da COVID-19, a indústria de restaurantes e hotéis nunca experimentou mudanças tão rápidas e extraordinárias em tão pouco tempo. Não pretendemos ter todas as respostas, mas estamos aqui para fornecer algumas soluções práticas que podem te ajudar nessa recuperação.

  • Saúde e segurança em primeiro lugar

    A saúde e a segurança dispararam em importância para a indústria de alimentos. Os restaurantes sempre seguiram rígidas diretrizes sanitárias, mas agora é a hora de redobrar nossos esforços para o bem de nossos clientes, funcionários e o público em geral.

    Algumas das diretrizes atuais para evitar uma nova propagação do vírus são:


    • Lave com frequência as mãos até a altura dos punhos, com água e sabão, ou então higienize com álcool em gel 70%
    • Ao tossir ou espirrar, cubra nariz e boca com lenço ou com a parte interna do cotovelo
    • Não toque olhos, nariz, boca ou a máscara de proteção com as mãos não higienizadas
    • Mantenha distância mínima de 1 (um) metro entre pessoas em lugares públicos e de convívio social
    • Se estiver doente, evite contato próximo com outras pessoas, principalmente idosos e doentes crônicos

    Junto com o reforço em treinamentos de higiene e segurança alimentar, certifique-se de que seus funcionários entendam e sigam todos os protocolos, o mais importante: ficar em casa se se sentirem mal (exceto para receber cuidados médicos) até que os sintomas desapareçam completamente, conforme recomendado pelo Ministério da Saúde.

Limpeza, sanitização e desinfecção

Desde a frente do salão até os fundos da cozinha, você coloca muita energia em manter seu restaurante limpo. Os requisitos variam de acordo o estado, a cidade e o país, mas em geral os restaurantes que oferecem opções para viagem e entrega agora são considerados "negócios essenciais". Isso significa que as práticas de limpeza, sanitização e desinfecção que você já possui terão que ser muito mais completas e frequentes.

  • close up of soapy hands being washed with hot water under a commercial sink

    O Ministério da Saúde, a Organização Mundial da Saúde (OMS) e outras instituições importantes ao redor do mundo divulgaram orientações específicas para locais de trabalho, com dicas para prevenir a propagação do vírus e medidas para reduzir o risco de exposição. No mínimo, os restaurantes devem desinfetar, e não apenas higienizar, os pontos de "alto contato", como maçanetas, corrimãos e balcões com muita mais frequência. Lembre-se de que, se você mudou as suas operações para apenas takeout e delivery, esses pontos podem ter mudado ou aumentado. Além disso, verifique se os produtos usados estão na lista de desinfetantes registrados pela ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), recomendados para o uso contra a COVID-19, e se a sua equipe está treinada para usá-los corretamente.

    Embora esses requisitos possam ser demorados, é fundamental ouvir e seguir as instruções do seu estado e das autoridades locais e manter todas as superfícies limpas. Essa é a única maneira de reduzir a propagação do vírus e proteger nossas comunidades.

Cuide da sua equipe

Cuidar da sua equipe significa mais do que manter o local de trabalho limpo. Como os restaurantes são considerados "essenciais", os seus colaboradores também o são. Isso coloca toda a sua equipe em uma posição vulnerável e estressante - e você deve fazer tudo o que é possível para apoiá-los.

O negócio de restaurantes sofreu um grande golpe econômico, assim como seus funcionários, muitos dos quais trabalham por hora e contam com um salário regular ou gorjetas. É importante que você se programe estrategicamente para garantir que seus funcionários estejam protegidos de doenças, bem como de perdas dramáticas de renda. Embora possa não resolver tudo, ter trabalhadores temporários pode ser útil para assumir turnos enquanto alguém estiver doente e garantir que todos recebam as horas que necessitam.

  • chef working behind the counter to prepare food at a hip restaurant

    Se você ainda não oferece licença médica remunerada, agora é a hora. Sem essa opção, alguns funcionários podem se ver obrigados a escolher entre a sua renda e colocar os outros em risco. E pode não parecer intuitivo, mas se você geralmente requer um atestado médico para doenças, considere adotar uma postura mais branda no curto prazo. A sensibilidade e a compreensão garantem que a sua equipe permaneça saudável.

    Esse tipo de consideração não é apenas a coisa certa a se fazer por seus funcionários, clientes e o público geral, mas pode ter um impacto positivo na sua reputação. As empresas que se recusam a seguir as diretrizes ou a ajudar os seus colaboradores não são vistas de forma positiva.

Drive-thru, takeout e delivery

Muitos restaurantes em todo o país foram obrigados a suspender as operações nos salões em favor das opções de drive-thru, takeout e delivery para ajudar a conter a propagação do vírus.

  • delivery service driver carrying a brown bag of take-out with a customer's order receipt stapled to the bag

    Considere a possibilidadede agilizar seu processo de retirada e entrega. Institua opções de takeout e delivery sem contato, em zonas que ajudam a manter o distanciamento social. Inclusive, alguns restaurantes começaram a aceitar apenas pagamentos com cartão de crédito online para limitar a transmissão do vírus em dinheiro ou recibos.

    Este também é um excelente momento para construir uma presença online mais robusta. Os clientes sabem que o segmento de serviço de alimentos está se recuperando, e muitos querem ajudar seus restaurantes favoritos. Certifique-se de que todas as informações essenciais sejam facilmente acessíveis (seu cardápio, horários de funcionamento, como fazer o pedido, promoções e cupons, etc.). Mesmo que você não tenha muita experiência com redes sociais, conectar-se com seus clientes é muito importante.

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