Soluções para a Indústria de Carnes

A qualidade que o consumidor exige, com produtividade que sua empresa precisa

A indústria brasileira da carne é composta por processamento primário e secundário de carnes vermelhas, incluindo carne bovina, porco e aves. Uma necessidade crítica para a indústria da carne é proteger os consumidores da exposição a doenças transmitidas por alimentos que, por ventura, possam estar contaminados.

Por isso, a 3M Food Safety possui uma linha de teste de indicadores de qualidade, testes de patógenos e sistemas de monitoramento de higiene que permitem aos fabricantes de carne monitorar pontos críticos de controle, produto final e ambiente de plantas, ajudando a garantir a segurança de seus produtos e processos.


  • Image Alt Text

     

     

     

     


3M Kits Rápidos para Alergênicos

Desenvolvidos para detecção específica de proteínas alergênicas de alimentos in natura e processados. Testes rápidos e de fácil manipulação: para água de enxágue (CIP), amostras de ambiente, matérias primas e produtos alimentícios acabados.

Saiba mais
Detecção de patógenos MDS 2º geração

O Sistema de Detecção Molecular de Patógenos (3M MDS) traz para o seu laboratório os conceitos de biologia molecular e nanotecnologia da ciência 3M, promovendo resultados rápidos e seguros em um único protocolo.

Saiba mais
Placas 3M Petrifilm™

Projetadas para oferecer aumento de produtividade, confiabilidade e redução nos custos operacionais em relação aos métodos tradicionais de teste de microrganismos indicadores, além de produzir menos resíduos laboratoriais.

Saiba mais
Clean-Trace™

O sistema de monitoramento de higiene 3M Clean-Trace™ fornece os materiais e a tecnologia para verificar se você limpou efetivamente e se é seguro iniciar a produção. Fácil de usar, reduz erros nos testes e maximiza a eficiência da produção.

Saiba mais
Sample Handling (Swab Sampler e Esponjas)

Toda análise começa na coleta e preparo da amostra. Por isso a 3M desenvolveu a linha Sample Handling, que oferece rastreabilidade e segurança desde o início da análise.

Saiba mais

Microrganismos com maior presença na indústria de carnes

  • Campylobacter

    O gênero Campylobacter faz parte da microflora intestinal de diversos animais e engloba espécies, em sua maioria, patogênicas para o homem. Dentre estas, a Campylobacter jejuni é a mais frequentemente associada a gastrenterites agudas veiculadas por alimentos. As principais fontes alimentares associadas a esse tipo de infecção são produtos avícolas mal manipulados ou mal cozidos, leite cru, queijos fabricados com leite não pasteurizado e água contaminada.

  • Listeria

    O gênero Listeria está amplamente distribuído na natureza (solo, água, vegetação, fezes de animais, esgoto, entre outros) e no ambiente de produção de alimentos. Por isso, seu controle é vital em qualquer ambiente de processamento alimentar, especialmente da espécie Listeria monocytogenes, bactéria patogênica potencialmente letal para humanos, representando uma das principais causas de morte por doenças transmitidas por alimentos.

  • Salmonella

    A Salmonella é o principal agente global de doenças de origem alimentar. Através da rota fecal-oral, ela pode atingir toda a cadeia de produção de alimentos (carnes, ovos, leite, pescados e frutos do mar, vegetais e especiarias). Dependendo do sorotipo, a Salmonella poderá causar desde gastroenterites autolimitadas (podendo acarretar em danos mais sérios para grupos vulneráveis) até a febre tifoide, doença mais severa com possíveis complicações mais graves.

  • Enterobacteriaceace

    A família Enterobacteriaceae engloba diversos gêneros de bactérias, incluindo os coliformes totais e termotolerantes e Salmonella. Elas estão amplamente distribuídas na natureza (solo, água, vegetais, animais e homem) e várias são patogênicas para o homem. Sua aplicação é principalmente como indicadores das condições de higiene dos processos de fabricação, já que podem contaminar as plantas de processamento, mas são facilmente inativadas por sanitizantes.

  • Contagem Total de aeróbios mesófilos e psicrotróficos

    Método utilizado como indicador geral de populações bacterianas em alimentos. Não existe uma diferenciação das espécies, sendo utilizada para se obter informações sobre a qualidade de produtos, práticas de manufaturas, matérias primas utilizadas, condições de processamento, manipulação e shelf life. Existem os psicrotróficos, que, apesar de serem um subgrupo dos mesófilos, conseguem se multiplicar em alimentos sob refrigeração (0-7°C).

  • E.coli

    A Escherichia coli (E. coli) é um dos coliformes mais conhecidos, sendo uma residente comum do intestino de animais de sangue quente, mas que também pode ser encontrada no ambiente natural e transmitida para instalações de processamento de alimentos e fontes de água potável. A maioria das E. coli são inofensivas, mas algumas cepas podem causar sérias intoxicações alimentares.