• 3M Food Safety Webinar Series


    • Data: 05.08.2020

      Horário: 15:30 às 17:00 h

      Inscreva-se aqui

    3M Food Safety convida para o Webinar:

    Microbiologia Analítica de Alimentos - Processos e Metodologias de Análises


    • Uma abordagem lógica para a microbiologia de alimentos.

      O que você vai aprender?

      • Na primeira parte, vamos revisar os principais “Fatores de crescimento microbianos” em alimentos, bem como os papeis de “Barreiras e Operações Unitárias” que visam controlar o risco microbiológico. O papel do “Monitoramento Ambiental” na garantia da inocuidade e qualidade dos alimentos e insights para “Mapeamento e planejamento amostral” para a indústria.

      • Na segunda parte, em Microbiologia Metodologia de Análises você aprenderá como avaliar se um método analítico é adequado à sua amostra, quais são as principais variáveis que leva à uma adequada execução de análise e os principais desvios cometidos durante execução de procedimentos e como isso pode afetar o resultado final da análise. O tema será abordado através de exemplos coletados durante a experiência da palestrante


    • Vanessa Tsuhako , Application Engineer 3M Food Safety

      Têm cerca de 20 anos de experiência, graduou se em Engenharia de Alimentos no Instituto Mauá de Tecnologia (2002) e é Mestre em Ciências de Alimentos pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP (2005). Iniciou seu trabalho junto à 3M como engenheira de aplicação (AE) em 2013, sendo responsável no Brasil pela aplicação dos portifólios de análise de patógenos e indicadores nos últimos 4 anos, sendo anteriormente responsável pelos portifólios de monitoramento de higienização ambiental e de produtos UHT, tendo sido reconhecida com diversos prêmios por sua atuação e em equipe.
      Já atuou como Supervisora de Controle de Qualidade em indústrias de alimentos e como Microbiologista em laboratórios de referência no país.
      É membro atuante de grupos da área, como INMETRO/CT-06, ABNT/CEE-157, sendo também membro do IAFP, atendendo a reuniões do Laboratory Methods PDG.
      Apresentou diversos pôsteres de pesquisas em Congressos, escreveu artigos, edita tecnicamente a Revista da 3M Conexão Food Safety, participa de eventos como palestrante e atualmente tem sua primeira oportunidade de trabalhar voluntariamente como mentora de AE mais jovem em outro país em sua organização.

    • Felipe Zattar, Scientific Affairs 3M Food Safety

      É bacharel em Ciências Biológicas pela Universidade de São Paulo (2013). Possui uma carreira de 10 anos do quais 8 foram dedicados diretamente à indústria de alimentos, iniciando a atuação em um laboratório prestador de serviço em seus primeiros três anos de carreira, sempre como microbiologista.
      Pela experiência acadêmica prévia com Biologia Molecular, tornou se responsável pela gestão do laboratório de organismos geneticamente modificados, acreditado ISO 17025, auxiliando diversos clientes internos a desenhar planos de monitoramento e amostragem.
      Em seus quase três anos de experiência em fábrica, teve contato, a partir do laboratório de microbiologia, com diversos temas relacionados à Segurança dos Alimentos, diretamente liderando os estudos microbiológicos em HACCP da Equipe de Segurança dos Alimentos, como membro fixo da Garantia da Qualidade em comitês internos de fabricação de fórmulas infantis e também como microbiologista responsável pelo laboratório e pela investigação de desvios.
      Desde 2019, faz parte do corpo técnico de Scientific Affairs da 3M, concentrando o atendimento da região Sudeste.