Employee Hearing Conservation Training

Treinar

Como a perda auditiva induzida pelo ruído geralmente ocorre gradualmente e os sintomas nem sempre são evidentes, é essencial instruir os funcionários sobre os efeitos da exposição a ruídos elevados e treiná-los para usar corretamente a proteção auditiva.

Como treinamos e motivamos funcionários a protegerem a audição no trabalho e em outros lugares?

  • Hearing Conservation Program

    O treinamento do funcionário é um dos componentes mais importantes de um Programa de Conservação Auditiva ocupacional. Mesmo um Programa de Conservação Auditiva bem projetado pode não alcançar a meta de prevenir a Perda Auditiva Induzida pelo Ruído se os funcionários não souberem como a exposição excessiva a ruídos pode prejudicá-los ou não aprenderam as ações e hábitos necessáios para reduzirem seus riscos. Os empregadores podem melhorar o resultado de seus esforços na prevenção de perda auditiva fortalecendo os programas de treinamento dos funcionários, abordando não apenas o CONHECIMENTO das pessoas envolvidas, mas também suas POSTURAS e COMPORTAMENTOS.
     

    • CONHECIMENTO:  Compreender como o ruído pode ser prejudicial e como a proteção auditiva e os controles de ruídos podem reduzir os riscos
    • POSTURAS:  A crença de que a audição é valiosa e o desejo pessoal de protegê-la
    • COMPORTAMENTOS:  Aprender como se proteger dos ruídos e praticar essas habilidades de forma consistente

    Uma das chaves para o treinamento bem-sucedido é incorporar a aprendizagem ativa. As pessoas aprendem e guardam mais informações quando estão envolvidas de forma ativa no processo de aprendizagem. A boa notícia é que os programas de treinamento de funcionários não precisam ser caros ou terem longa duração. Muitas ferramentas e métodos estão disponíveis e prontos para serem utilizados ou personalizados para sua força de trabalho. Você mesmo pode desenvolver e realizar o treinamento ou contratar um especialista. Com um pouco de criatividade e esforço para tornar os materiais envolventes e relevantes para o trabalho que está sendo realizado em suas instalações, você pode aumentar a eficácia do seu programa de treinamento.

webLoaded = "false"
Principais fatores
    • Um programa de treinamento de funcionários robusto pode aumentar o sucesso do seu Programa de Conservação Auditiva 
    • O treinamento deve abordar os conhecimentos, posturas e comportamentos do funcionário.
    • A aprendizagem ativa é uma das chaves para a eficácia do treinamento
webLoaded = "false"
    • Nível de Ação
    • Aprendizagem Ativa
    • Nível de Redução de Ruído
    • Nível de Atenuação Pessoal
    • Exposição protegida

Principais benefícios de proporcionar um treinamento abrangente de conservação auditiva ao funcionário

  • Top Benefits of Providing Comprehensive Employee Hearing Conservation Training

    1. O uso consistente e apropriado dos protetores auditivos tende a aumentar entre os funcionários que se comprometem pessoalmente a se protegerem do ruído no trabalho e em outros lugares.

    2. A satisfação dos funcionários pode melhorar quando eles entendem como as exposições a ruídos são medidas bem como as ações realizadas pelo empregador para controlar o ruído.

    3. Pode haver um melhor reconhecimento das situações em que os protetores auditivos ou os controles de ruído são inadequados uma vez que os funcionários aprendem a identificar os sinais de alerta da perda auditiva causada por ruídos.

    4. Documentar os resultados do treinamento ajuda os empregadores a demonstrarem a conformidade com os regulamentos que exigem que eles ofereçam treinamento para funcionários como parte de um Programa de Conservação Auditiva ocupacional.


webLoaded = "false"

Dicas para os primeiros passos do treinamento de Conservação Auditiva

  • Todos os funcionários com média ponderada de tempo de exposição a ruídos de 85 dBA e superiores devem participar do treinamento. Mas e os outros funcionários? As pessoas em suas instalações que entram e saem frequentemente de áreas ruidosas podem ser obrigadas a usar proteção auditiva mesmo que a média ponderada de tempo de exposição a ruídos seja inferior a 85 dBA. Elas certamente poderiam se beneficiar do treinamento. Da mesma forma, os gerentes e outros funcionários cujas exposições a ruídos estão abaixo do nível de ação podem achar útil o treinamento, especialmente no que diz respeito à proteção de sua própria audição fora do trabalho ou ao ajudar seus funcionários.
  • Você precisará descrever logo no início o que você gostaria que as pessoas em seu Programa de Conservação Auditiva aprendessem durante o treinamento anual. Tenha certeza de que seus objetivos incluem habilidades específicas que os trabalhadores precisam desenvolver, como o uso adequado da proteção auditiva, juntamente com fatos e informações sobre prevenção de perda auditiva e ruído. Pode ficar mais fácil desenvolver atividades de treinamento de funcionários quando os objetivos de aprendizagem estiverem claramente definidos.
  • Existem muitas opções para ministrar um treinamento de funcionários que vão desde as tradicionais atividades de sala de aula orientadas por instrutores até módulos de ensino à distância (e-Learning) baseados em computador. O treinamento em grupo e o treinamento individual de funcionários geralmente são igualmente eficazes quando se trata de aprender informações. Entretanto, quanto se trata de aprender novos comportamentos, o treinamento individual ou em um pequeno grupo pode ser mais eficaz.
  • Você encontrará uma grande quantidade de recursos de treinamento online, incluindo conteúdo gratuito para download que você pode adicionar ao seu próprio programa de treinamento. Se o tempo e os recursos forem limitados, considere comprar materiais de treinamento prontos para uso ou contratar um terceiro para realizar o treinamento e fornecer os materiais. Normalmente, é melhor personalizar seu treinamento, tanto quanto possível, de forma a incluir informações, imagens e exemplos de sua própria empresa. Pode ser mais fácil envolver seus trabalhadores e manter a atenção deles quando acharem que o conteúdo é relevante para o trabalho que eles fazem e específico para suas instalações.

    Uma vez que os estilos de aprendizagem diferem de um funcionário para outro, provavelmente seja melhor apresentar informações usando vários métodos, incluindo material escrito, vídeo, áudio e experiências práticas. Um método para tornar o treinamento de conservação auditiva significativo para cada pessoa é criar materiais que levem o funcionário a pensar sobre o potencial impacto negativo da perda auditiva causada por ruídos em um nível pessoal e sobre os benefícios de uma boa audição.

    Os materiais de treinamento também podem precisar ser traduzidos para outros idiomas, além do português, a fim de facilitar a aprendizagem de todos os funcionários que participam do treinamento. Também é bom garantir que os materiais que você usa estão no nível educacional certo para sua força de trabalho - não muito básicos, nem muito profundos.

  • Uma prática recomendada é agendar o treinamento dos funcionários em horários e locais que acomodarão os horários de trabalho e produção, além de um momento do dia em que os funcionários estiverem atentos, alertas e focados. As pessoas que estão cansadas, distraídas ou sobrecarregadas são menos propensas a aprender novas ideias ou comportamentos.

    Por fim, você deve considerar como você pode tornar as atividades de treinamento mais interativas, por exemplo, usando técnicas de aprendizagem ativas, como demonstrações, discussões e jogos.

  • Os objetivos de aprendizagem criados quando você desenvolveu seu treinamento podem ser usados para verificar o aprendizado durante ou após as sessões de treinamento. Os resultados do treinamento podem ser medidos usando um questionário simples à caneta e papel ou uma pesquisa por e-mail depois que o treinamento for concluído. Para obter um indicador mais imediato do que as pessoas estão aprendendo, considere usar um sistema de votação em tempo real durante as atividades do treinamento.

    Lembre-se de medir qualquer alteração nas posturas e comportamentos de seus funcionários, além de mudanças nos conhecimentos deles sobre os efeitos do ruído nocivo à audição e como se protegerem dos ruídos. Uma das maneiras mais diretas de medir uma mudança de comportamento é o Ensaio de Atenuação Pessoal de protetores auditivos. O Nível de Atenuação Pessoal obtido pelos usuários de protetores auditivos pode ser medido rapidamente antes e depois do treinamento usando um Sistema de Estimativa de Atenuação de Campo, como o Sistema de Validação da 3M™ chamado E-A-Rfit™. A pesquisa indica que os funcionários que inicialmente atingem Nível de Atenuação Pessoal baixo podem melhorar significativamente o seu Nível de Atenuação Pessoal (10 a 13 dB) imediatamente, após o treinamento sobre o uso adequado de protetores auditivos tipo inserção ou abafadores e abafadores. (Smith et al, 2014).  

  • REFERÊNCIAS

    Smith, P S, Monaco, B A, Lusk, S L (2014). Attitudes toward use of hearing protection devices and effects of an intervention on fit-testing results. Workplace Health & Safety, 62 (12), 491-499.


O que é obrigatório?
  • Hearing Conservation Training Program
    Programa de treinamento & Métodos

     

    Os empregadores devem fornecer treinamento anual para cada funcionário que esteja exposto a ruído igual ou superior a 85 dBA. O empregador deve garantir que cada funcionário participe.

     

    O MTb não especifica como o treinamento deve ser feito. O empregador pode escolher os métodos mais viáveis e eficazes para seus funcionários.

  • Hearing Conservation Training Topics
    Temas do treinamento

     

    O programa de treinamento deve informar a cada funcionário sobre os seguintes temas:
     

     

    • Os efeitos do ruído à audição,
    • O propósito dos protetores auditivos, as vantagens, desvantagens e atenuação de diversos tipos, e
    • Instruções sobre a escolha, a colocação, o uso e os cuidados com os protetores auditivos,
    • O objetivo do exame audiométrico e uma explicação sobre os procedimentos

O que posso fazer para tornar o treinamento de Conservação Auditiva mais eficaz?
  • Interactive Hearing Conservation Training
    Realize-o de forma interativa.

     

    Para muitas pessoas, ler ou ouvir passivamente a uma palestra são algumas das maneiras menos efetivas de aprender. Uma atividade prática de 5 minutos seguida por uma discussão pode ser mais eficaz do que uma palestra de 20 minutos ou um folheto de 5 páginas. As demonstrações de audição, como simulações de perda auditiva e zumbidos ou a conversação em barulho podem rapidamente envolver os funcionários no início de uma sessão de treinamento.

     

  • Relevant Hearing Conservation Training
    Mantenha-o relevante.

     

    As pessoas perderão o interesse rapidamente se elas não acharem que os temas são relacionados a elas ou ao que elas fazem. Uma ideia para manter a sessão relevante é pedir aos funcionários que pensem em seu som favorito e como eles se sentiriam se não pudessem mais ouvir e apreciar esse som. Esse envolvimento torna o treinamento pessoal. Você também pode convidar os funcionários a considerarem o efeito que a perda auditiva e o zumbido teriam sobre sua relação com familiares e amigos.

     

  • Customize Hearing Conservation Training
    Personalize-o.

     

    Você pode tornar seus materiais de treinamento específicos para sua empresa e apresentar imagens de suas instalações. Você deve considerar convidar funcionários que são respeitados por outros funcionários para dar um breve testemunho de como o zumbido ou a perda auditiva os impactou ou como eles aprenderam a trabalhar com segurança e a manter a capacidade auditiva enquanto usavam proteção auditiva.

     

  • Diverse Hearing Conservation Training
    Saia da mesmice.

     

    Não espere excelentes resultados se o seu treinamento for chato ou tedioso. Você deve encontrar maneiras de torná-lo divertido ou, pelo menos, memorável. Ministrar o mesmo programa de treinamento ano após ano não tende a manter a atenção de seus funcionários. Adicionar conteúdo novo e diferente ajuda a tornar o treinamento relevante e recente.

     


Além do básico
  • Forneça breves sessões de treinamento ao longo do ano

     

    O treinamento anual não precisa ser ministrado apenas uma vez por ano. Considere realizar o treinamento de conservação auditiva em breves sessões ao longo do ano. Sessões mais curtas podem ajudar a prevenir a sobrecarga de informações e permitir que você reforce os temas várias vezes - uma técnica importante para ajudar as pessoas a se lembrarem de ideias.

     

  • Envolva os funcionários no desenvolvimento e realização do treinamento

     

    Ensinar aos outros é uma das formas mais eficazes de aprender. Se você tem funcionários experientes que já entendem a importância das questões relacionadas ao ruído e à audição, talvez esses possam criar ou mesmo ensinar um ou mais temas em uma sessão de treinamento. Da mesma forma, um funcionário jovem e criativo pode propor algumas atividades ou ideias envolventes para o seu programa.

     

  • Experimente a solução de problemas em pequenos grupos

     

    Outra maneira de aprender é trabalhar em um projeto com uma pequena equipe. Como parte do programa de treinamento, grupos de funcionários poderiam receber um desafio ou um problema para resolver, relacionado aos tópicos que devem ser abordados no treinamento anual. À medida que cada equipe apresenta os resultados de seu projeto, os outros funcionários aprendem com eles. Este é um bom exemplo de uma maneira de manter o conteúdo relevante.

     

  • Inclua exposição a ruídos fora do local de trabalho

     

    O dano auditivo causado pela exposição excessiva a ruídos não se limita ao horário de trabalho. As pessoas que trabalham em condições de ruído muitas vezes participam de atividades barulhentas fora do trabalho. Embora a sua empresa não seja obrigada a ensinar os funcionários a protegerem a audição deles durante o motociclismo, ao cortarem seus próprios gramados ou ao ouvirem música, os benefícios de fazê-lo podem ser significativos. Para iniciantes, os funcionários podem ter um interesse mais pessoal nessas atividades para que você possa capturar a atenção deles com mais facilidade ao incluí-las no treinamento. Além disso, os comportamentos que os trabalhadores aprendem para se protegerem fora do trabalho podem ser transferidos para o dia a dia no trabalho, fortalecendo seus esforços para garantir o cumprimento das regras de proteção auditiva.

     


Você chegou a considerar?
    • Convidar funcionários para sugerirem ideias para atividades de treinamento que são interessantes e envolventes
    • Reunir uma biblioteca de atividades e materiais de treinamento que funcionaram bem no passado
    • Produzir vídeos curtos e informais sobre o "protetor auditivo do mês" para apresentar aos funcionários as vantagens de diferentes opções de proteções auditivas ao longo do ano
    • Treinar supervisores e gerentes em suas instalações sobre como realizar o uso adequado do protetor auditivo e como eles podem encorajar e aplicar o uso correto da proteção auditiva
    • Oferecer incentivos aos funcionários que sempre usam a proteção auditiva corretamente - servindo como modelo para os colegas de trabalho
    • Patrocinar um evento de "cuidados com as orelhas" com demonstrações de proteção auditiva para o ruído e a música fora do trabalho
    • Criar um cartaz de colocação do protetor auditivo com funcionários em suas instalações
    • Encorajar os trabalhadores a levarem os protetores auditivos para casa para usá-los nos fins de semana e a noite.

Recursos para treinamento de conservação de audição de funcionários.
  • Buy Quiet Roadmap. Demonstrações acústicas, recursos sobre buy-quiet, jogos e recursos de treinamento desenvolvidos pela NASA.
  • Dangerous Decibels.  Atividades educacionais divertidas e interativas e lições que podem ser usadas com os trabalhadores
  • NIOSH Hearing Loss Simulator.  Aplicativo gratuito que pode ser baixado para demonstrar os efeitos da exposição a ruídos na audição sem experimentar uma perda auditiva real induzida pelo ruído.
  • The Hearing Video.Um vídeo de treinamento para conservação de audição cheio de humor feito pela WorkSafe BC
Continue sua jornada de conservação auditiva
  • NOTA IMPORTANTE: Sempre consulte as Instruções de uso e siga as leis e regulamentos locais. Este site contém uma visão geral das informações comuns e não deve ser utilizado como base para tomar decisões específicas. Ler estas informações não concede a proficiência em segurança e saúde.  As informações são atualizadas mediante a data de publicação e os requisitos podem mudar no futuro. Não se baseie unicamente nestas informações, pois o conteúdo vem normalmente acompanhado de informações adicionais e/ou esclarecedoras. Todas as leis e regulamentos aplicáveis devem ser seguidos.

Outros Sites 3M
Onde Comprar
Siga-nos
Mudar localização
Brasil - Português