Hearing Check Program

Noções básicas sobre o exame audiométrico

Load Client Side - No
Web Loaded - false
UUID - 28673f10-e5dd-468c-a9cb-d19cde3c9388

Desenvolvimento de um Programa de Exame Auditivo (Audiometria)

Voltar ao EXAME AUDITIVO
Modelo de apresentação

Os programas de exames audiométricos podem ser realizados de várias maneiras diferentes. Para fazer a melhor escolha, geralmente, é necessário saber do que sua empresa precisa e entender as vantagens e desvantagens das opções do modelo e escolher a opção que faz mais sentido para o empregador e para os funcionários.

Em geral, os modelos amplamente utilizados podem ser categorizados como:
 

  • Internamente:  o empregador tem espaço, equipamento e pessoal dedicados para realizar os testes auditivos no local.
  • Fornecedor de serviços móveis:  um fornecedor de serviços de terceiros vem no local de trabalho com equipamentos e pessoal para realizar os testes, geralmente em uma van ou trailer.
  • Clínica ou hospital Médico/Fonoaudiológico fora do local:  os trabalhadores se deslocam para uma instalação fora do local, que oferece serviços de teste auditivo.
  • Combinação:  usar dois ou mais modelos para concluir o teste anual, de referência e o sequencial.

 

O número total de trabalhadores testados anualmente é, em geral, um fator no qual se decidade em relação a cada modelo.

Pessoal

Os programas de teste audiométrico precisam de pessoas qualificadas para realizar os exames audiométricos, para supervisionar o programa e examinar as "audiometrias problemáticas". O Fonoaudiólogo ou Médico, são os profissionais que realizam os exames.

  • O que é um “audiograma problemático”?

    O Ministério do Trabalho especifica que os "audiogramas problemáticos" devem ser examinados por um Médico, otorrinolaringologista ou outro médico certificado.

    Exemplos de audiogramas com problemas são: Audiogramas que apresentam grandes diferenças nos limiares de audição entre as duas orelhas, audiogramas que apresentam configurações incomuns de perda auditiva que são atípicas à perda auditiva causada por ruído e audiogramas com limiares que não são consistentes

    Muitas vezes, o profissional especializado orientará o empregador e/ou o Fonoaudiólogo na identificação de audiogramas problemáticos.

Standard Threshold Shift

Exemplo de cálculo de Mudança de Limiar Padrão

Mudança de limiar auditivo

Padrões de exposição a ruídos MTb
  • O termo "Mudança de Limiar Padrão (STS)" é definido pelo MTb como uma alteração da audição que necessia ações de acompanhamento obrigatórias.

    As etapas da OSHA definidas para o cálculo de Mudança de Limiar Padrão são:
     

    1. Compare o teste de linha de base do trabalhador com o teste atual.
    2. Encontre a diferença nos limiares auditivos em 3000, 4000 e 6000 Hz.
    3. Calcule a variação média nesses limiares de cada orelha separadamente.
    4. A Mudança de Limiar Padrão está presente se a diferença média for de 10 dB ou mais, em cada orelha.
    5. A Mudança de Limiar Padrão está presente e for de 15 dB ou mais, para uma única frequência em cada orelha.
  • Abnormal Thresholds

    Limites anormais

    Os limiares de audição normais estão na faixa de 0 a 25 dB de nível de audição. Limites maiores que 25 dB de nível de audição são considerados fora do intervalo normal e indicam a presença de uma perda de audição. Há padrões típicos de perda auditiva, às vezes associados à causa da perda auditiva.  

    Os limiares fora do intervalo normal de audição ou atípicos para um tipo de perda auditiva são considerados anormais.  

    Quando os limiares são anormais, é necessária mais atenção para determinar a melhor abordagem para gerenciar a perda auditiva bem como o trabalhador.

  • Testes inválidos

    Há momentos em que os resultados do teste são incompletos, não foram feitos de acordo com os requisitos regulamentares ou não representam a capacidade auditiva real de um trabalhador. Os testes inválidos não podem ser usados para atender aos requisitos regulamentares e não servem para a finalidade de identificar os estágios iniciais da perda auditiva causada por ruídos. Às vezes, o teste pode ser repetido para corrigir erros, seja devido a protocolos de teste inadequados ou ao mau funcionamento do equipamento. Outras vezes, pode ser necessário encaminhar o trabalhador para um audiologista para fazer testes mais abrangentes.

  • Acompanhamento de Mudança de Limiar Padrão

    Os resultados do programa de exames audiométricos devem ser avaliados para determinar se os exames são válidos e se há uma alteração na audição que requer a ação de acompanhamento. A definição do MTb de Mudança de limiar auditivo na Portaria 19 de 9 de Abril de 1998 é uma alteração na audição de uma média de 10 dB ou mais ao comparar o exame atual com o exame de refreência nas frequências de 3000, 4000 e 6000 Hz em qualquer das orlhas, ou 15 dB em uma frequência isolada. 

    • É necessário haver proteção auditiva para todos os trabalhadores com exposição a ruídos de média ponderada de tempo de 85 dBA e superior.
    • O trabalhador que estava usando um protetor auditivo e precisar de maior atenuação para reduzir a exposição à média ponderada de tempo de 85 dB devem ser recapacitados e reciclados sobre dispositivos de proteção auditiva.
    • Se forem necessários testes adicionais, ou se houver um motivo para suspeitar que os dispositivos de proteção auditiva estão causando um problema médico, o trabalhador deve ser encaminhado para uma avaliação audiológica ou médica.
    • O trabalhador deve ser informado da necessidade de um exame médico caso pareça existir uma condição médica que não está relacionada ao uso de protetores auditivos.
  • NOTA IMPORTANTE: Sempre consulte as Instruções de uso e siga as leis e regulamentos locais. Este site contém uma visão geral das informações comuns e não deve ser utilizado como base para tomar decisões específicas. Ler estas informações não concede a proficiência em segurança e saúde.  As informações são atualizadas mediante a data de publicação e os requisitos podem mudar no futuro. Não se baseie unicamente nestas informações, pois o conteúdo vem normalmente acompanhado de informações adicionais e/ou esclarecedoras. Todas as leis e regulamentos aplicáveis devem ser seguidos.