3M Hearing Protection

Proteção Auditiva

A proteção auditiva é um elemento essencial de quase todos os programas ocupacionais de conservação auditiva. A 3M pode ajudar você com os conhecimentos e os produtos necessários para proteger seus funcionários.

Como protegemos os funcionários que trabalham em ruídos perigosos?

  • 3M Hearing Protection Devices

    Os protetores auditivos ajudam a reduzir a exposição dos trabalhadores a ruídos, bloqueando parte do som que entra nas orelhas. Eles são mais eficazes quando usados em conjunto com outros métodos para reduzir a exposição a ruídos perigosos, como programas Buy Quiet e controles de ruído. Em um Programa de Conservação Auditiva, é preferível eliminar ou diminuir a intensidade do perigo em vez de mudar a forma como as pessoas trabalham ou exigir que os trabalhadores usem Equipamentos de Proteção Individual.

    Quando controlar o ruído perigoso não for viável, os protetores auditivos são essenciais. Ofereça uma variedade de protetores auditivos que ofereçam opções para os trabalhadores em termos de conforto, facilidade de uso, comunicação e redução (atenuação) de ruído. Equilibre a necessidade de redução de ruído com as necessidades individuais dos trabalhadores e do ambiente de trabalho. Isso pode resultar na necessidade de vários tipos de protetores auditivos. Considere oferecer dispositivos de proteção auditiva que são projetados para ajudar os trabalhadores a ouvir sons importantes quando houver uma preocupação com a comunicação e a segurança no trabalho. 

    Talvez o mais importante de tudo, instrua seus funcionários sobre os protetores auditivos e como usá-los adequadamente. As atitudes e comportamentos de seus funcionários podem ser tão importantes quanto o formato dos protetores auditivos em si, para ajudar a proteger a audição deles.

webLoaded = "false"
Principais fatores
    • A proteção auditiva é necessária quando o ruído não pode ser controlado a níveis seguros.
    • Fatores humanos, como a atitude, a habilidade e a colocação do protetor auditivo podem ser tão importantes para o resultado geral quanto o próprio protetor auditivo.
    • Ofereça várias opções de protetores auditivos, bem como treinamento efetivo para ajudar a aumentar a aceitação do trabalhador e o uso adequado dos protetores auditivos.
    • Considere como os protetores auditivos afetam a segurança, a comunicação e a audibilidade de sons essenciais.
webLoaded = "false"
    • Atenuação
    • Protetor com haste
    • Diminuição da Atenuação
    • Dupla Proteção
    • Protetor Tipo Concha
    • Protetor Tipo Inserção
    • Sistema de estimativa de atenuação em campo (SEAC)
    • Ruído de impulso
    • Protetores dependentes do nível de ruído
    • Nível de Redução de Ruído
    • Nível de Atenuação Pessoal
    • Exposição protegida
    • Consciência situacional
    • Mudança de Limiar Padrão
    • Média ponderada pelo tempo
    • Tempo de uso

Principais benefícios de permitir aos funcionários escolherem o dispositivo de proteção auditiva

  • Employee Selection of HPD
    • As pessoas gostam de ter opções. Quando são levadas em consideração as preferências pessoais dos funcionários, eles podem ficar mais satisfeitos e mais focados no resultado.
    • Os funcionários podem usar a proteção auditiva por mais do tempo quando são permitidos a escolher os protetores auditivos que são compatíveis com o trabalho deles.
    • Escolher o protetor auditivo mais confortável dentre várias opções pode aumentar a probabilidade de que os funcionários os usem corretamente.

webLoaded = "false"

Noções básicas sobre proteção auditiva

  • Realizar uma avaliação de risco de ruídos é necessário para avaliar a exposição a ruídos na média ponderada pelo tempo de 8 horas do trabalhador. Sem informações precisas sobre a exposição a ruídos, os empregadores tendem a correr maiores riscos ao escolher protetores auditivos com muita ou pouca redução de ruído.


    Medição

  • A OSHA exige que sejam usados protetores auditivos que sejam capazes de reduzir o risco de ruídos a pelo menos 85 dBA e, em alguns casos, até 80 dBA ou abaixo. A exposição protegida é a média ponderada de tempo de exposição a ruídos do funcionário considerando a proteção conferida pelo protetor auditivo. O MTb recomenda que todos os trabalhadores recebam protetores auditivos capazes de reduzir a exposição protegida a 85 dBA ou abaixo disso.

  • Dado o grande número de opções de protetores auditivos para escolher, os empregadores não devem ter muito trabalho ao escolher alguns dispositivos de proteção auditiva de várias categorias que forneçam a quantidade certa de redução de ruído. Uma vez que o tamanho do canal auditivo varia muito entre os grupos de trabalhadores, inclua vários tamanhos e tipos de protetores auriculares para as orelhas. Visto que o ruído e as tarefas do trabalho normalmente são bastante diferentes, pode ser interessante incluir outras opções, como abafadores, protetores auditivos com cordões e protetores auditivos dependentes de nível ruído, projetados para ajudar os funcionários a manter a capacidade de ouvir sons importantes.

  • Uma vez que o uso efetivo dos protetores auditivos está relacionado à habilidade e à motivação do usuário, o treinamento e a capacitação dos funcionários são extremamente importantes. O treinamento deve incluir informações sobre os benefícios relacionados a diferentes estilos de protetores auditivos, como escolhê-los, uso e cuidados adequados e quando substituí-los. Para melhorar a absorção do treinamento, inclua métodos de aprendizado interativos, personalize o conteúdo de acordo com sua instalação específica e descubra o que pode motivar seus funcionários a valorizar a audição deles o bastante para quererem usar a proteção auditiva de forma constante. Lembre os funcionários quando, onde e como usar a proteção auditiva usando placas de sinalização e cartazes em áreas barulhentas.

  • A cada protetor auditivo é atribuído um Nível de Redução de Ruído. Esse valor, em decibéis, é uma descrição especificada pela regulamentação brasileira sobre a quantidade de atenuação atingida por um grupo de usuários de proteção auditiva bem treinados, usando o protetor auditivo corretamente em um teste de laboratório. No entanto, no local de trabalho, a redução de ruído obtida por funcionários individuais pode variar muito e pode ser significativamente menor ou maior do que o valor de Nível de Redução de Ruído em instâncias individuais. Se o Nível de Redução de Ruído for usado para estimar a proteção típica do local de trabalho, a 3M recomenda que o Nível de Redução de Ruído seja reduzido em 50% ou conforme os regulamentos aplicáveis. No Brasil, utiliza-se o NRRsf, onde o valor de atenuação do grupo pode ser calculado com o valor total da atenuação atribuída ao protetor auditivo.

    O 3M recomenda fortemente o ensaio de atenuação individual dos protetores auditivos como o melhor método para confirmar que cada funcionário esteja recebendo o nível adequado de proteção. Você pode medir e documentar rapidamente a Nível de Atenuação Pessoal de cada orelha usando um sistema, como o Sistema de Validação Duplo da 3M™ chamado E-A-Rfit™. Com estas informações, você pode identificar facilmente os funcionários que precisam de treinamento adicional ou que devem usar um tamanho ou tipo diferente de protetor auditivo.


O que é obrigatório?

É recomendado que os ensaios de atenuação individual de protetores auditivos sejam uma prática recomendada. A 3M recomenda os ensaios de atenuação individual de protetores auditivos como um indicador da redução de ruído alcançada por funcionários.

  • Forneça protetores auditivos e treinamento sobre o uso de protetores auditivos.

     

    Os empregadores devem disponibilizar uma "série de protetores auditivos adequados" a todos os funcionários que tenham sido expostos a ruídos de média ponderada de tempo de 85 dBA da NR-15 ou acima disso, o Nível de Ação da NR-9 para a conservação de audição. Os protetores auditivos devem ser fornecidos sem custo para os funcionários e substituídos conforme necessário.

    Os empregadores devem fornecer treinamento sobre o uso e o cuidado com todos os protetores auditivos fornecidos aos funcionários, além de garantir o ajuste inicial adequado e supervisionar o uso correto de todos os protetores auditivos.

     

  • Garantir que a proteção auditiva seja usada

     

    Os empregadores devem garantir que os protetores auditivos sejam usados pelos funcionários que se enquadram em qualquer uma dessas categorias:
     

    • A média ponderada de tempo de exposição do funcionário é maior do que o Limite de Exposição Ocupacional da NR-15 de 85 dBA.

     

  • Avaliar a atenuação do protetor auditivo

     

    O empregador deve avaliar a atenuação do protetor auditivo em relação ao ambiente específico do ruído em que o protetor é usado usando um dos métodos descritos na Norma ABNT/NBR 16.076.

    Os protetores auditivos devem reduzir a média ponderada de tempo de exposição do funcionário a pelo menos 85 dBA.

    A adequação da atenuação do protetor auditivo deve ser reavaliada sempre que as exposições dos funcionários a ruídos aumentem até o ponto em que o protetor auditivo pode não fornecer a proteção suficiente. O empregador deve fornecer uma proteção mais eficaz, conforme necessário.

    Visite a OSHA  para saber mais sobre os requisitos de conservação de audição. 

     


Noções básicas sobre redução de ruídos

A eficácia dos dispositivos de proteção auditiva está diretamente relacionada a quão bem eles vedam o ruído no ambiente. Isso é chamado de vedação acústica. Sem uma vedação acústica efetiva, o excesso de ruído atinge o canal auditivo.

Alguns ruídos são mais difíceis de bloquear do que outros. Por exemplo, ruídos de baixa frequência (graves na escala musical) são mais difíceis de atenuar do que os ruídos de alta frequência (agudos na escala musical). Para obter uma boa atenuação dos ruídos de baixa e alta frequência, os protetores auditivos devem vedar muito bem dentro ou ao redor das orelhas sem vazamentos. Quando ocorrem vazamentos, podem passar ruídos de baixa frequência, diminuindo a redução geral de ruídos. Sugestões para otimizar a redução de ruídos dos protetores auditivos:
 

  • Escolha o tamanho certo dos protetores auditivos
  • Insira profundamente os protetores auditivos
  • Elimine ou minimize tudo que interferir na vedação das almofadas do abafador na lateral da cabeça
  • Confira os protetores auditivos frequentemente durante o uso para confirmar que eles não estão soltos ou saindo das orelhas
  • 3M Hearing Protection Selection
    Escolha da proteção auditiva

     

    Escolher a proteção auditiva para seus funcionários se resume a encontrar o equilíbrio perfeito entre conforto, facilidade de uso, atenuação e consciência situacional.

     

  • 3M Hearing Protector Use and Care
    Uso e cuidados com o protetor auditivo

     

    A eficácia de um protetor auditivo depende não apenas do Nível de Redução de Ruído do dispositivo, mas também de como ele se encaixa, de como é usado e de suas condições.

     


Além do básico
  • 3M E-A-Rfit Dual Ear Validation System
    Testes de encaixe do protetor auditivo

     

    Os testes de encaixe do protetor auditivo são reconhecidos como uma prática recomendada (PDF, 44.81 KB) pela OSHA, NIOSH e outras organizações profissionais. Embora não seja um requisito regulamentar, oferece vários benefícios e ajuda os empregadores a cumprir com os requisitos para garantir o ajuste inicial adequado e a supervisionar o uso correto de todos os protetores auditivos.

     

    Em um estudo de 2014, quase 30% dos funcionários em um Programa de Conservação Auditiva compatível com a OSHA não estavam recebendo a atenuação adequada da exposição a ruídos no local de trabalho. (Smith, et. al.). Face a como a atenuação da proteção auditiva varia entre os trabalhadores, a 3M recomenda fortemente que sejam feitos ensaios de atenuação para verificar a atenuação obtida para cada funcionário.

    Os sistemas de ensaio de atuação pessoal, como o sistema de validação Dupla™ E-A-Rfit™ da 3M™, são referidos como Sistemas de Estimativa de Atenuação de Campo. A medida obtida durante os testes de Sistemas de Estimativa de Atenuação de Campo é o Nível de Atenuação Pessoal. O Nível de Atenuação Pessoal fornece um panorama momentâneo sobre o quão bem o protetor auditivo está reduzindo o som de um trabalhador individual. Embora o encaixe do protetor auditivo possa variar no dia a dia, os testes de encaixe ajudam a verificar se cada trabalhador está apto a encaixar seus protetores auditivos corretamente e obter a atenuação adequada, e que o protetor auditivo é apropriado para o tamanho e o formato do canal auditivo ou cabeça. Saiba mais sobre o 3M™ E-A-Rfit™ y clicando aqui.

    Alguns dos principais benefícios dos testes de encaixe do dispositivo de proteção auditiva são:
     

    1. Identificar funcionários em risco que não estejam recebendo a atenuação adequada
    2. Treinar e motivar os funcionários
    3. Validar o tamanho e modelo apropriados do dispositivo de proteção auditiva para cada funcionário
    4. Documentar que uma atenuação adequada foi obtida para cada funcionário

Você chegou a considerar?
    • Desenvolver um sistema de acompanhamento para fazer a substituição dos abafadores e almofadas
    • Exibir cartazes ou lembretes de quando substituir a proteção auditiva
    • Ter um estoque de abafadores disponíveis para pessoas que não podem usar protetores auriculares, ou preferem não usá-los por algum motivo
    • Fornecer aos funcionários uma lista de outros modelos ou tipos de protetores auditivos que sejam aprovados para usar quando a primeira escolha deles não estiver disponível
    • Tornar os dispositivos de proteção auditiva mais acessíveis em suas instalações
    • Colocar placas de sinalização em áreas onde a proteção auditiva é obrigatória, independentemente do tempo de exposição
    • Ensinar ou disponibilizar aos trabalhadores a proteção auditiva para atividades com ruído fora do trabalho
    • Integrar os ensaios de atunuação individual aos procedimentos de acompanhamento de Mudança de Limiar Padrão para verificar se o funcionário está protegido em uma média ponderada de tempo de 85 dBA ou menos
    • Colocar coletores de resíduos perto de entradas e saídas para ajudar a evitar que os protetores auriculares usados sejam jogados no chão
    • Instruir os funcionários a trazerem os dispositivos de proteção auditiva para que possam ser avaliados anualmente
    • Pedir que os funcionários em suas instalações façam um vídeo sobre proteção auditiva mostrando como encaixar e usar adequadamente
Recursos para aprender sobre a proteção auditiva

 

Continue sua jornada de conservação auditiva
  • NOTA IMPORTANTE: Sempre consulte as Instruções de uso e siga as leis e regulamentos locais. Este site contém uma visão geral das informações comuns e não deve ser utilizado como base para tomar decisões específicas. Ler estas informações não concede a proficiência em segurança e saúde.  As informações são atualizadas mediante a data de publicação e os requisitos podem mudar no futuro. Não se baseie unicamente nestas informações, pois o conteúdo vem normalmente acompanhado de informações adicionais e/ou esclarecedoras. Todas as leis e regulamentos aplicáveis devem ser seguidos.

Outros Sites 3M
Onde Comprar
Siga-nos
Mudar localização
Brasil - Português