test

  • Existe um limite de 100 kg para trabalho em altura?

    junho 05, 2017

    No mercado da segurança no trabalho, uma dúvida muito comum é em relação à capacidade de sustentação dos cinturões de segurança tipo paraquedista e outros equipamentos de proteção contra queda; muita gente insiste que o limite máximo é de 100 quilos, impossibilitando pessoas acima desse peso de trabalhar em altura. Mas esse limite corresponde à realidade?

    Na verdade, a resposta é um pouco mais complexa do que sim ou não. Não existe um peso máximo previsto em lei; a informação de capacidade é um dado técnico de cada produto, e deve constar das especificações fornecidas pelo fabricante. Cada marca pode ter produtos com diferentes capacidades, e por isso é importante pesquisar bem antes de comprar. A 3M, por exemplo, possui alternativas que atendem até 140 kg a 190 kg de capacidade.

    Na lei

    A NR-35, norma que regulamenta o trabalho em altura, não menciona o peso do usuário, afirmando que “cabe ao empregador avaliar o estado de saúde dos trabalhadores que exercem atividades em altura (...) voltado às patologias que poderão originar mal súbito e queda de altura, considerando também os fatores psicossociais”.

    Conclusão

    Os 100 kg fazem referência à massa padrão para ensaios dinâmicos, e não são uma regra para o uso ocupacional. Trabalhadores com mais de 100 kg podem, sim, trabalhar em altura, desde que seus equipamentos tenham especificações adequadas (e comprovadas) para seu peso e que eles tenham aptidão física e psicológica para tal.

    É por isso que, pensando na proteção dos trabalhadores, muitas empresas procuram equipamentos que são testados e classificados para usuários com massa corporal maior do que 100 kg. A realidade é que, em se tratando da vida de uma pessoa, margens de segurança são muito bem-vindas.

    Além disso, um sistema de proteção contra queda deve ser composto por um cinturão paraquedista, um elemento de união com absorção de energia e um ponto de ancoragem que resista aos esforços da queda. Assim, a capacidade do sistema acaba sendo determinada pelo conjunto de equipamentos e pela tecnologia de absorção.

    Qualidade salva vidas

    Inúmeros fatores influenciam o limite de peso seguro para cada situação, como condições do local, distância do piso inferior, pontos de ancoragem, estrutura para suportar o impacto da queda, cordas e conectores. Por isso, assegure-se de adquirir equipamentos da maior qualidade possível, analisar cada especificação técnica e planejar exaustivamente cada operação. Cuidar de seus trabalhadores sempre traz resultados positivos.

    Faça agora mesmo sua cotação