Fumos metálicos de solda


Normas e EPIs para o processo de solda

  • Independentemente do tipo de solda usado em sua empresa, seja ele MIG, MAG, TIG ou eletrodo, o processo libera muitos resíduos tóxicos para o trabalhador – como por exemplo os fumos metálicos, que são aerossóis termicamente gerados, formados pela condensação de vapores de metais fundidos em operações de solda.

    Embora os fumos sejam quase imperceptíveis a olho nu, essa exposição pode ter consequências gravíssimas para a saúde, em curto, médio e longo prazo. Veja alguns exemplos:
     

    Fumos

    Processo (Fonte)

    Problemas de saúde

    Cromo hexavalente Solda de aço inoxidável, eletrodo Úlcera de pele, asma, efeitos no nariz, olhos e ouvido; câncer de pulmão, danos aos rins e ao fígado
    Níquel Solda de aço inoxidável Dermatite, doença nos pulmões similar à asma; câncer (laringe, nariz, pulmão), irritação do trato respiratório, disfunção rena
    Óxido de ferro Solda de ferros ou aço Irritação do nariz e pulmão, siderose (acúmulo de pó de ferro no pulmão)
    Ozônio Solda de ligas de alumínio e aço inoxidável Grave irritação ao sistema respiratório
    Óxidos de nitrogênio Arco de soldagem Fluido no pulmão e hemorragia; mudanças na função pulmonar (possibilidade de edema)
    Fluoretos Revestimento de eletrodos, material de fluxo Irritação nos olhos, nariz e garganta, problemas gastrointestinais, problemas nos ossos e nas juntas, fluido no pulmão, disfunção renal
    Manganês Solda de aço de alta resistência Problemas respiratórios (curto-prazo) e desordem do sistema nervoso similar ao Mal de Parkinson (longo-prazo)
    Zinco Solda e corte de aço galvanizado Febre de fumos metálicos, edema pulmonar e pneumonia; efeitos geralmente temporários
    Cobre Solda com metal e consumível de base de cobre Febre de fumos metálicos e irritação respiratória

     

     

     

     


Saiba como estar em conformidade com a lei

  • Garantir a segurança do trabalhador é essencial. Algumas normas abordam especificamente os EPIs de proteção respiratória, como a NR 6. Em seu anexo I, o texto define uma lista de equipamentos de proteção individual contra poeiras, névoas e fumos nocivos à saúde. São inúmeras opções e especificações. 

     

    No caso do processo de solda como um todo, outras normas também podem ser aplicáveis – mais especificamente a Instrução Normativa No. 1 do Ministério do Trabalho, o Programa de Proteção Respiratória, a NR 9 (Prevenção de Riscos Ambientais ) e a NR 15 (Atividades e Operações Insalubres).

Baixe um guia simplificado de Proteção Respiratória para Solda

 

Para ajudá-lo, criamos um guia prático e rápido com tudo que você precisa saber sobre as normas do processo de soldagem. Isso deve facilitar muito o seu trabalho na busca por conformidade. Pode baixar, imprimir e compartilhar à vontade:

É muita informação, não é? Preencha o formulário abaixo e faça o download do guia gratuitamente. Aproveite!

  • Sim Não

  • Ao incluir suas informações estas serão armazenadas em um servidor nos Estados Unidos. Ao escolher a opção não, estas informações serão utilizadas apenas para responder as suas solicitações, para maiores detalhes consulte nossa Política de Privacidade. Se você não concorda com este uso de suas informações pessoais, não use a plataforma de suporte.

  • ENVIAR

Obrigado por baixar o Guia de Proteção Respiratória para Solda.

Esperamos que esse arquivo seja muito útil para você.


Saber os EPIs necessários para o processo de solda nem sempre é uma tarefa fácil


Faça o Download

Our Apologies...

An error has occurred while submitting. Please try again later...


webLoaded = "false"

Quais os EPIs necessários no processo de solda

Confira abaixo todos os EPIs 3M indicados para proteger o soldador

Preencha com a suas informações para obter essa tabela de EPIs e compartilhe no seu trabalho!

 

Agora que você já conhece a norma, chegou a hora de escolher os EPIs ideais de acordo com o seu processo. Baixe o PDF abaixo e obtenha a lista completa de produtos disponíveis. Use esse documento para especificar, escolher e indicar a quantidade de itens necessários – um material pensado para você ter o que mostrar ao seu comprador ou fornecedor.

  • Sim Não

  • Ao incluir suas informações estas serão armazenadas em um servidor nos Estados Unidos. Ao escolher a opção não, estas informações serão utilizadas apenas para responder as suas solicitações, para maiores detalhes consulte nossa Política de Privacidade. Se você não concorda com este uso de suas informações pessoais, não use a plataforma de suporte.

  • ENVIAR

Obrigado por baixar a nossa tabela.

Use esse arquivo para obter mais informações sobre os produtos, selecionar os itens necessários no seu processo e indicar a quantidade necessária.


Compartilhe com o seu time ou envie para o seu distribuidor para obter uma cotação.


Faça o Download

Our Apologies...

An error has occurred while submitting. Please try again later...

Aposte na qualidade

Em segurança, não dá para adotar meias medidas ou escolher somente pelo preço. EPIs de qualidade garantem funcionários protegidos, maior conforto e durabilidade. Em vez do menor custo, procure sempre o melhor custo-benefício.

Outros Sites 3M
Onde Comprar
Siga-nos