Centro para proteção respiratória da 3M
Como gerente de segurança, você precisa certificar-se de estar usando os equipamentos respiratórios corretos e tomando as medidas de proteção respiratória apropriadas. Para fazer isso, primeiro você precisa conhecer os tipos e níveis de contaminantes do ar no seu local de trabalho. Um processo de avaliação de exposição completo e bem documentado o ajudará a:
Um
Nessa etapa, reunir informações sobre o seu local de trabalho: informações sobre os agentes químicos e biológicos presentes, os funcionários e suas funções ou tarefas atribuídas e os controles que você já possui em vigor para assegurar a segurança respiratória.
Comece coletando o máximo de dados possível. As Fichas de dados de segurança fornecidas pelos fabricantes são uma boa fonte para responder a muitas das perguntas a seguir, mas talvez você tenha que pesquisar mais a fundo também.
Dois
Em geral, não é prático medir a exposição de cada funcionário. Portanto, você pode avaliar sua força de trabalho determinando grupos semelhantes de exposição (SEGs). Se um grupo de funcionários realiza tarefas semelhantes com a mesma frequência e usando materiais e métodos semelhante, esses funcionários podem ser considerados um SEG. Você só precisa medir a exposição para um de cada grupo.
SEGs podem ser agrupados por:
Se você tiver dados de monitoramento de exposição anteriores, eles também podem ajudá-lo a determinar SEGs.
Como a sua força de trabalho está organizada? Lista de tarefas, quem é responsável por elas, como seu pessoal está organizado (por equipe, departamento, etc.) e o número de pessoas atribuídas a cada tarefa ou grupo.
Três
Após a coleta de dados sobre funcionários ou SEGs, é necessário avaliar a exposição potencial de cada pessoa ou grupo. Isso ajudará a priorizar os riscos mais graves, para que você possa monitorá-los primeiro.
A priorização deve basear-se em duas medições:
Potencial de exposição de funcionários ou SEGs a cada produto químico presente no local de trabalho. Forneça uma classificação de 1 a 4, em que 1 indica que exposição típica estimada é inferior a 10% do limite de exposição do agente em questão e 4 indica que a exposição típica estimada é maior que o limite de exposição. Você pode basear sua determinação no seguinte:
2. As efeitos sobre a saúde decorrentes da exposição excessiva ao contaminante. Usando os dados de toxicidade obtidos durante a caracterização básica, classifique os efeitos de saúde de 1 a 4, em que 1 significa efeitos adversos mínimos à saúde e 4 significa risco de morte ou invalidez.
Quatro
O monitoramento permite que você identifique quaisquer exposições inaceitáveis. Há três motivos para o monitoramento da exposição:
O número de amostras a serem obtidas depende do seu objetivo. Julgamento profissional deve ser usado em todos os casos, em conjunto com as seguintes medidas:
A OSHA chamada o monitoramento pessoal de "padrão ouro" para determinar a exposição dos funcionários. Amostras pessoais são coletadas por um monitor preso diretamente ao funcionário. O tempo de monitoramento necessário para coletar cada amostra depende do limite de exposição ocupacional do produto químico e do que você está tentando obter. Por exemplo, você pode obter:
As amostras podem ser coletadas no local e analisadas em laboratório ou, em alguns casos, com instrumentos de leitura direta. Na maioria dos casos, o contaminante deve ser identificado antecipadamente, para que você possa usar os equipamentos de monitoramento e os procedimentos específicos para ele.
Qualquer laboratório usado deve ser credenciado pela AIHA (link abaixo). Consulte o laboratório com antecedência para obter informações sobre os meios preferenciais de coleta de amostras, os requisitos de remessa, o tempo de retorno dos resultados e os custos.
Cinco
Os critérios de apuração dos resultados da avaliação da exposição devem ser determinados por um profissional de saúde/segurança antes do monitoramento da exposição. Após a coleta de todos os dados necessários, estes devem ser avaliados para determinar se as exposições são aceitáveis ou não:
Seis
Cada vez que você realizar uma avaliação da exposição, certifique-se de que existam registros detalhados do processo, incluindo:
Mudanças recomendadas:
Como todas as partes do seu programa de proteção respiratória, a avaliação da exposição é uma responsabilidade contínua. Mesmo quando os níveis de exposição são aceitáveis, você precisará fazer reavaliações periódicas e sempre que houver uma nova mudança de procedimento, produto químico ou local de trabalho.
Se você não tem profissionais de segurança treinados entre o seu pessoal, será necessário contratar um consultor externo para realizar sua avaliação. Mesmo tendo profissionais treinados, talvez você queira trabalhar com alguém de fora. Um consultor pode ser capaz de lidar com todo o processo para você ou apenas com as partes em que você precisa de ajuda.
Você pode contratar consultores externos independentes ou pode trazer um representante de controle de perdas da sua operadora de compensação de funcionários. Departamentos federais e estaduais de saúde e segurança ocupacional, bem como universidades locais, às vezes também oferecem programas de consultoria.
O site da American Industrial Hygiene Association (AIHA®) pode ajudá-lo a localizar um consultor independente. Outra opção é encontrar um consultor certificado pelo American Board of Industrial Hygiene (ABIH®).
Veja a próxima etapa na sua jornada para otimizar seu programa de proteção respiratória.