• 5 dicas para melhorar a rentabilidade e o posicionamento de seus produtos

    A rentabilidade é um dos sinais de desempenho mais importantes para qualquer negócio, já que ela mede o grau de sucesso de uma empresa em relação ao capital investido. E rentabilidade é sinônimo de boas vendas, certo? Nem sempre. Mesmo quando as vendas estão altas e o retorno é satisfatório, sempre é possível aumentar o lucro adotando medidas internas que otimizem os recursos. Pensando nisso, selecionamos cinco dicas que podem ser adotadas por qualquer empresa para aumentar a rentabilidade e posicionar melhor produtos e serviços, consequentemente aumentando as vendas e os lucros. Confira:

    Usar packs promocionais

    Atualmente, você entra num corredor de supermercado e se depara com uma infinidade de opções de marcas, tipos e embalagens para produtos similares. Nesse cenário, é imprescindível repensar detalhes do posicionamento de sua marca - e um dos ajustes mais simples de se fazer com as tecnologias atuais é investir em packs promocionais. Os packs oferecem várias embalagens com algum desconto ou juntam dois produtos diferentes numa promoção, por exemplo, trazendo vantagens para o consumidor e destacando seu produto na gôndola. Essa modalidade só vem crescendo e tem ficado cada vez mais rápida e barata de aplicar. Mas essa ferramenta promocional pode trazer ainda mais vantagens para as empresas se forem adotadas algumas medidas de redução de custos.

    Segundo o Estudo Global Confiança do Consumidor, realizado pela Nielsen em 2015, 60% das categorias de produtos aumentaram as vendas naquele ano usando embalagens econômicas.

    Muitas indústrias contratam empresas terceirizadas para fabricar as embalagens promocionais de seus produtos, gerando novos custos em matérias-primas, frete, transporte, entre outros. Mas hoje já é possível produzir as próprias embalagens promocionais internamente, com menor impacto ao custo do produto, seja integrando a solução a equipamento próprio ou utilizando uma solução semiautomática. Ao eliminar a terceirização e produzir seu próprio pack promocional, a empresa reduz seus custos, mantendo a mesma eficiência e produtividade.

    As soluções para packs 3M trazem impressão personalizada e fita com adesivo reposicionável, que pode ser reaplicada várias vezes sem perder a adesão e sem estragar a embalagem original. Uma ferramenta simples e eficaz de vendas para destacar sua embalagem e marca nas gôndolas, aumentar o giro do estoque, dar mais ritmo às suas vendas e praticidade para o consumidor final.

    Simplificar a mensagem

    Muitas vezes, a comunicação utilizada pela indústria e pelo varejo peca por excesso de jargões e termos técnicos. Isso pode fazer com que os consumidores se sintam sobrecarregados com a abundância de informações técnicas e não se engajem com seu posicionamento.

    Para evitar o ruído, é possível rever a comunicação apenas simplificando a redação de embalagens, site, redes sociais, campanhas, catálogos e outros textos de venda. Ao utilizar uma linguagem simples e direta, você estará dando destaque para os reais benefícios que seu consumidor busca.

    Colocar o foco no cliente

    Sabemos que é preciso oferecer ao consumidor os produtos que ele realmente deseja, mas nem sempre esse conceito é colocado em prática. É essencial ouvir o cliente para conhecê-lo bem, atendê-lo melhor e, consequentemente, vender mais. Do que ele precisa? Como ele prefere comprar o produto? Quantas unidades do produto ele quer receber em cada embalagem? Você precisa saber o que é valor para seu cliente, e buscar esse valor. Escute e aprenda também com reclamações e críticas - acredite, clientes insatisfeitos ainda são uma das melhores fontes de aprendizado para sua empresa.

    Nesse sentido, é fundamental que esse conhecimento esteja refletido na embalagem do produto. Segundo o estudo mundial Packaging Matters, realizado pela WestRock em 2015, os consumidores brasileiros são os mais influenciados pelas embalagens na hora da compra:
    - 47% afirmaram que a embalagem é extremamente impactante na decisão de compra
    - 94% disseram que a embalagem é extremamente importante na segurança do produto**

    Reforçar a parceria com seu fornecedor

    Uma das principais formas de aumentar o desempenho do seu negócio é uma boa relação com seus fornecedores, criando um clima de colaboração onde todos ganham. O fornecedor é um importante aliado, e pode agregar com serviços de consultoria, conhecimentos e soluções alternativas na hora de reduzir custos e gerar mais produtividade. Por isso, faça com que ele sempre proponha soluções proativas para seu negócio, seja na hora de avaliar sua linha de produção ou até mesmo a otimização de SKUs de embalagens.

    A escolha de um fornecedor idôneo, parceiro e confiável é fundamental para que a parceria seja duradoura e projetos positivos sejam implementados com sucesso. Portanto a análise de um fornecedor não deve limitar-se somente ao melhor preço, mas sim a atributos para termos a confiança e credibilidade necessária na escolha correta.

    Automatizar processos

    Tarefas repetitivas realizadas manualmente sem necessidade podem se tornar sinônimo de desperdício de tempo e dinheiro. Sempre que possível, use a tecnologia a seu favor e adote ferramentas capazes de automatizar processos. Dessa forma, é possível diminuir custos de mão de obra, além de liberar horas de trabalho e minimizar os erros que podem acontecer devido a tarefas repetitivas de interação humana. Apostar na automação das tarefas aumentará a eficiência do seu negócio e tornará o trabalho ainda mais produtivo e rentável, vindo ao encontro das grandes tendências da Indústria 4.0.

    Manter um negócio rentável é tarefa que exige cuidado e atenção constantes aos temas discutidos acima. Esperamos que, com essas dicas, você consiga melhorar cada vez mais o posicionamento de seus produtos e aumentar a rentabilidade da sua empresa.

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    *Fonte: Nielsen
    **Fonte: WestRock