Alguns fatores podem causar ou piorar os sintomas de problemas como a rinite e a asma. Saiba quais cuidados tomar para prevenir chateações.
Com a chegada do outono, o tempo fica mais seco e, nos dias que se seguem, é comum encontrar pessoas de todos os tipos com narizes entupidos, coceiras, coriza, chiado no peito. Cenas como sequências intermináveis de espirros, tosses e falta de ar também não passam despercebidas.
E ainda que doenças respiratórias ocorram, principalmente, em pessoas com predisposição genética, muitas vezes os sintomas acabam sendo confundidos com resfriados, dificultando o tratamento e a detecção de problemas como a rinite, a sinusite, a bronquite e a asma.
Alguns fatores, inclusive, podem causar ou piorar reações alérgicas, como é o caso do acúmulo de poeira – contendo substâncias liberadas por ácaros, baratas e animais domésticos – e bolor. Além disso, o frio faz com que as pessoas permaneçam mais tempo em ambientes fechados, hábito que aumenta a circulação de vírus e o contato com essas substâncias potencialmente nocivas.
Alguns procedimentos simples ajudam a evitar a ocorrência ou a piora de alergias nos dias de temperaturas mais baixas. Confira algumas dicas!
EVITE
Aglomerações excessivas;
Carpetes ou cortinas de pano que acumulam poeira, especialmente nos quartos;
Cobertores de lã;
Acumular lixos e papéis.
ADOTE
Lavar as mãos com frequência, principalmente após o contato com pessoas em lugares públicos;
Capas impermeáveis para forrar colchões e travesseiros – essa espécie de barreira evitará a multiplicação de ácaros;
Lavar as roupas de cama semanalmente com água quente (acima de 56 ºC);
Beber bastante líquido.
Em lugares onde o uso do ar-condicionado é recorrente, surge uma opção para quem busca combater o ar poluído e cheio de micropartículas que nos rodeia: Filtro de Alta Performance para Ar-Condicionado Split 3M – produto que captura 83% de micropartículas em uma hora, liberando um ar mais limpo para todos. De preço acessível, é fácil de instalar e leva poucos minutos. Ou seja, qualquer um pode fazer! Com essa novidade, o aconchego do seu lar poderá ser desfrutado com um ar mais limpo.
Quer saber mais?
É só clicar aqui: http://www.3m.com.br/armaislimpo
Fontes:
Dra. Vera Esteves Vagnozzi Rullo, presidente do Departamento de Alergia da Sociedade de Pediatria de São Paulo
Dr. Marcos Tadeu Nolasco, vice-presidente do Departamento de Alergia da Sociedade de Pediatria de São Paulo