Clostridium difficile (C. difficile, ou C. diff) é uma bactéria que afeta o trato digestivo – e quando não tratada pode causar enfermidades que vão das leves às potencialmente fatais. De acordo com o Centro para o Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos, estima-se que meio milhão de infecções por C. difficile ocorreram nos EUA em 2011.1
Causas e Sintomas
Esporos da C. difficile são mais comumente transmitidos pelas mãos e por superfícies contaminadas, e a bactéria tipicamente espalha-se em hospitais, instalações de longo prazo e outros ambientes de atendimento à saúde.
Em um caso brando de C. difficile, o paciente pode experimentar vários dias de diarreia ocasional e desconforto abdominal. Mas na medida em que os organismos se multiplicam nos intestinos, os sintomas podem aumentar até:
Nos casos mais perigosos, a C. difficile pode causar um rompimento no cólon, uma condição que ameaça a vida e que requer tratamento imediato.
Reduza o Risco
Para ajudar a prevenir a infecção por C. difficile, a Society for Healthcare Epidemiology of America e a Infectious Diseases Society of America recomendam praticar a higiene adequada das mãos usando usando sabão e água, além de assegurar limpeza e desinfeção de equipamentos e do ambiente. A aderência a protocolos de limpeza e a adequação da limpeza e desinfeção devem ser rotineiramente avaliadas com observação e monitoramento.2
1. http://www.cdc.gov/hai/organisms/cdiff/Cdiff_clinicians.html
2. Dubberke E, Carling P, Carrico R, et al. Strategies to Prevent Clostridium difficile Infections in Acute Care Hospitals: 2014 Update. Infection Control & Hospital Epidemiology. 2014; 35: 628-645.