Como estabelecer um programa de proteção respiratória

Seis passos simples

  • Seis passos simples

    As informações a seguir tem a finalidade de destacar os passos principais envolvidos no estabelecimento um programa de proteção respiratória e identificar recursos adicionais.

    Os empregadores que decidirem usar proteção respiratória para ajudar a reduzir a exposição do trabalhador aos contaminantes perigosos no ar devem atender todos os requisitos da norma para proteção respiratória 29 CFR 1910.134 da OSHA (Administração para Segurança e Saúde Ocupacional).


  • Red Number One

    Passo 1: Avaliação da exposição

    A norma para proteção respiratória da OSHA, 1910.134(d), estabelece: "O empregador deve identificar e avaliar os perigos respiratórios no local de trabalho; esta avaliação deve incluir uma estimativa razoável da exposição do funcionário aos perigos respiratórios e uma identificação do estado químico do contaminante e sua forma física. A AIHA (Associação para Higiene Industrial nos EUA) mantém uma lista de higienistas industriais a serem contratados para realizar o monitoramento do ar (www.aiha.org). Além disso, a OSHA um oferece programa de consulta gratuita. Você também pode entrar em contato com o 3M Serviço Técnico pelo telefone gratuito 1-800-243-4630 para saber mais soluções para o monitoramento do ar. 

    AIHA - Associação para Higiene Industrial nos EUA

    Serviços de Consulta Gratuita da OSHA

  • Red Number Two

    Passo 2: Programa respiratório escrito

    É necessário um programa escrito para uso obrigatório e recomendado para uso voluntário de proteção respiratória. A OSHA 1910.134 (c) declara: "Em qualquer local de trabalho onde respiradores são necessárias para proteger a saúde do funcionário ou sempre que respiradores forem exigidos por parte do empregador, o empregador deve estabelecer e implementar um programa de proteção respiratória por escrito com os procedimentos específicos do local de trabalho. 

    Resumo 3M da norma para proteção respiratória da OSHA (PDF, 86KB)

    Programa administrativo de proteção respiratória da 3M (PDF, 683 KB)

     

  • Red Number Three

    Passo 3: Seleção do respirador

    A OSHA exige que o empregador avalie os perigos respiratórios no local de trabalho (contaminante e concentração), identifique os locais de trabalho relevantes e os fatores de usuário e baseie a seleção do respirador nesses fatores. A avaliação do perigo respiratório inclui "uma estimativa razoável das exposições do funcionário aos perigos respiratórios". O tipo ou classe do respirador é então selecionado, comparando a exposição do funcionário ao limite de exposição ocupacional e determinando o fator de proteção mínimo necessário atribuído ao respirador. Se o empregador não pode identificar ou estimar razoavelmente a exposição do funcionário, a OSHA exige que o empregador considere a atmosfera como IDLH (imediatamente perigosa à vida ou à saúde).

    3M Software de seleção de respirador e guia de seleção de respirador on line

                                                       3M atualização de regulamentos: fatores de proteção atribuídos (PDF, 181 KB)

     

  • Red Number Four

    Passo 4 : Avaliação médica

    É exigida avaliação médica do funcionário para uso obrigatório de todos os respiradores ou uso voluntário de máscaras faciais elastoméricas e é recomendada para o uso voluntário de máscaras faciais com filtro. A avaliação de respirador on line e por correio da 3M pode ser utilizado com todas as marcas e tipos de respiradores.

    Saiba mais sobre as avaliações médicas de respiradores

  • Red Number Five

    Passo 5: Teste de adequação

    O teste de adequação é exigido para uso obrigatório de todas as máscaras faciais com ajuste apertado e recomendado para uso voluntário. A OSHA 1910.134(f) declara: “O empregador deve assegurar que o teste de adequação seja feito para um funcionário usando respirador facial com ajuste apertado antes do uso inicial do respirador, sempre que usar um respirador facial diferente (tamanho, estilo, modelo ou fabricante) e, depois disso, ao menos anualmente.

    Saiba mais sobre o teste de adequação do respirador
     

  • Red Number Six

    Passo 6: Treinamento para respirador

    Treinamento é exigido para uso obrigatório e recomendado para uso voluntário de respiradores. A OSHA 1910.134(k) declara: “Este parágrafo requer que o empregador forneça treinamento efetivo aos funcionários que devem usar respiradores. O treinamento deve ser abrangente, compreensível e, se necessário, mais frequente.

    Visão geral do treinamento para respirador (PDF, 32 KB)

    Informações de manutenção e treinamento específicas para produtos 3M

    Instruções de limpeza de respirador reutilizável (PDF, 12 KB)


Outros Sites 3M
Onde Comprar
Siga-nos